Canas OnLine

10/02/2009

…a certeza de que vai ganhar… III

Começamos este capítulo por “visitar” as sedes do “Desportivo”. Apresentamos a planta topográfica da casa que viria a ser a primeira sede. Hoje essa casa é a dependência da Santa Casa da Misericórdia de Canas de Senhorim.[…]Os jogadores equipam-se na sede do clube, num edifício que se situa em frente aonde hoje existe a “Tabacaria Rossio”, que em tempos não muito distantes albergou a “Fotosolar” e daí partem para o Campo das Fonsecas para jogar futebol. Concluídos os jogos tomam banho numa lagoa que existe nas proximidades.[…]
Canas de Senhorim, 17 de Setembro de 2007
ANTÓNIO JOSÉ DA ROSA MENDES

Depois de um incêndio a sede do “Desportivo” esteve temporariamente situada onde actualmente é a loja do “Alberto Lourinho”.


Sendo uma mais-valia no património do “Desportivo” foi adquirido um terreno para construção da sede mas por falta de apoios esse objectivo nunca foi concretizado.
Actualmente a sede do “Desportivo” situa-se na Rua do Comercio.

Com a construção do actual Complexo Desportivo e para uma melhor centralização o grande sonho desta Direcção é a construção da sede definitiva no próprio complexo.


*+*+*+*+*
A vida é feita de contrastes. O futebol também o é. Situações agradáveis e desagradáveis acontecem. Fazem parte da história e têm que ser registadas. Um merecido VOTO DE LOUVOR a um GRANDE SENHOR, e um não menos merecido CASTIGO a outro que por algum motivo teve um acto irreflectido. Aqui fica o registo:
Joaquim Nelas Cardoso

[transcrição]
1º Divisão Época 1982/83
Face ao relatório do jogo, Grupo Desportivo e Recreativo de Canas de Senhorim – Clube Desportivo de Cinfães, realizado em Canas de Senhorim no dia 31.10.82, a contar para o Campeonato Distrital da 1ªDivisão, e atendendo á meritória actuação do capitão de equipa do Grupo Desportivo e Recreativo de Canas de Senhorim, Sr. Joaquim Nelas Cardoso, Licença nº 166.049 pela forma exemplar como procurou minimizar as agressões de que foi vitima a equipa de arbitragem, decide este Conselho de Disciplina atribuir um VOTO DE LOUVOR ao referido jogador.
Acordão

[transcrição]
O Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Viseu, em sua reunião de 10 de Maio de 1988, tendo apreciado o processo disciplinar instaurado ao jogador Mário Alberto Dias Alexandre Pais, por agressão a um fiscal de linha no jogo Grupo Desportivo e Recreativo de Canas de Senhorim – Grupo desportivo de Tabuaço, realizado em Canas de Senhorim, no dia 13 de Maio de 1988, a contar para o Campeonato Distrital da 1ª Divisão, e em concordância com as conclusões do Instrutor, que aqui se dão por inteiramente reproduzidas, decide:
1ª – Levantar a suspensão preventiva do jogador Mário Alberto Dias Alexandre Pais, Licença nº 212.181, do Grupo Desportivo e Recreativo de Canas de Senhorim, e aplicar-lhe a pena de três [3] anos de suspensão, nos termos do Art. 43. 1. e) do Regulamento Disciplina;
2º - Condenar o arguido no pagamento das custas, de 2.000$00, (Instrutor), nos termos do Art. 14º. do Regimento do Conselho de Disciplina e do C.O. nº 162 de 25.11.86
*+*+*+*+*
Mais um GRANDE SENHOR TREINADOR que tem merecido rasgados elogios.

Dirceu Costa Graça.
Tive o prazer de conhecer o Sr. Dirceu. Foi meu treinador nos juvenis do GDR (3ºlugar) e mais tarde é ele q me "lança"com 18 anos nos seniores num jogo na Cancela (time na moda naquela altura). @Pedro Pais Correia.

Não resisto igualmente a contar este pormenor, bem expressivo da sensibilidade do treinador, Sr. Dirceu, e do ânimo que nos dava: houve um jogo que, pelo facto de estar a recuperar de uma gripe, não joguei, mas acompanhei a equipa no banco devidamente agasalhado. Estava tristíssimo (acabrunhado mesmo) por não jogar. O jogo estava difícil e acabámos por sofrer um golo de cabeça, bem na zona que eu ocupava (defesa central). Todos lamentámos e o Sr. Dirceu, passados um ou dois minutos, vira-se para mim e sem que os outro colegas do banco ouvissem segredou-me "ó Veiga, se lá estivesses não tinhamos sofrido este golo".
Pode parecer de pouca importância, mas aquelas palavras, o tacto, a cumplicidade e o reconhecimento implícito, foram a melhor coisa que me poderiam ter dito, dadas as circunstâncias e a idade. Perdemos, não joguei, mas vim de lá como se tivesse marcado 10 golos. É desta massa que se fazem os pedagogos...Um abraço sentido ao Sr. Dirceu. @Paulo Veiga

O Sr. Dirceu (sr.Liceu para o Ti Gaspar) que viu em mim algum talento para a bola lançando-me para a equipa sénior apenas com 17/18 anos. @Paulo Dias.
*+*+*+*+*
"A vida é feita de momentos simples e especiais... As Festas são feitas de Sensações..."



Continua...

15 comentários:

Ana Mafalda disse...

@efeneto, excelente trabalho!

Espero não estar a cometer nenhuma incongrência mas onde diz:

"Sendo uma mais-valia no património do “Desportivo” foi adquirido um terreno para construção da sede mas por falta de apoios esse objectivo nunca foi concretizado."

Não corresponde ao conhecimento que tenho do facto ... penso que ocorreu não uma aquisição mas uma doação!
Por ventura com nomes que de momento não vou lançar ... apesar de ter quase a certeza!

:)

PortugaSuave disse...

Efento, isto é um trabalho de luxo, um portfólio fantástico que pode muito bem ser compilado numa edição "diamante" dos 75 anos GDR. Aguardo por mais...

Guarda Abel disse...

@PortugaSuave, a edição diamante (DVD) produzida pelo AMEF foi censurada, com os verdadeiros heróis do GDR!

Foi uma compilação de primeira ( à Super-Herói) a avaliar pelos que a elaboraram ... seria para reproduzir e ajudar na angariação de fundos para o GDR, trabalho oferecido (heróico)!!!!!

Desconheço o motivo, mas o DVD não pode ser visualizado durante o Jantar, (talvez com heróico raio-X) também não foi reproduzido, não foi comercializado, não desencadeou verbas para o GDR, lá se foi o heroísmo !!

Para "alguns" que não são heróis, a campanha já começou ... e não admitem rivalizar com quer quem que seja que eventualmente surgisse no vídeo, que afinal "ninguém" viu ... que talvez fosse um verdadeiro herói!

Heróicas Saudações

Cingab disse...

Quem censurou?
Aí está uma pergunta interessante... Que ninguém quer responder... Aguardo então a resposta, melhor aguardo as respostas, porque nestas coisas a verdade só aparece depois de ditas muitas inverdades...
Eu apenas digo que o AMEF não merecia!... E mais não digo!

Cingab disse...

apesar de considerar que os desportivo merece tudo e um espaço especial no blogue... a quantidade de informação e post's do tema tornam o blogue elegível... mas é só uma opinião!

Anónimo disse...

Nina não acha que se anda aproveitar deste blogue para se promover

®efeneto disse...

@ZHULKORRO
Amigo, o DVD irá sair e ser comercializado. Existe mais "material" para ser colocado e pequenos ajustes.

@Cingab
Deixo essa sua questão á consideração da administração, por mim posso parar quando quiserem. Informo apenas que antes de começar esta "saga" tive o cuidado de informar o objectivo (conteúdo e tempo) a quem devia.
Cump.

Anónimo disse...

SR efeneto afinal o sr não promove políticos é comerciante

Anónimo disse...

Efeneto, por favor continue com a saga... Eu não sabia nada da história do desportivo e graças a este excelente trabalho tive conhecimento de factos muito interessantes. Até recordaram pessoas fantásticas que já não estão entre nós.
Muito obrigada.

Cumprimentos

Ana Mafalda disse...

Hoje em dia a sede do GDR está fechada :(

Não entrei lá muitas vezes, mas o meu avô, depois de se aposentar e durante o tempo em que teve saúde quase "vivia no Desportivo" ... não frequentou o Centro de Dia, este era o seu local de convívio, jogava às cartas com os amigos (o Chefe Almeida, o Sr. Pais Correia entre outros ... não recordo os nomes de todos ...), chamavam-se uns aos outros, (como fazemos quando somos miudos) ... e tomava o seu café com um "cheirinho" ...

Nunca tinha sido um grande fã de futebol, tomara, a trabalhar arduamente desde os 7 anos de idade acompanhando o seu pai, trabalhando toda a semana e aos fins de semana percorrendo de camioneta a região (para a aquisição de gado) ... nunca aprendeu a jogar, nem tempo tinha para ir à bola, mas era sócio do GDR!

E frequentou a sede do Desportivo e preferia-a a qualquer outro café, só ia ao Canas por falta de companhia ou se imaginava que por lá estivéssemos, para pagar a despesa :)

Uns foram partindo, ele desinteressou-se, ficou mais por casa, mais parado, acabou por lhes ir fazer companhia ...

A sede continua fechada ... e eu quando por lá passo recordo-me muito DELE!

®efeneto disse...

@Ana Mafalda
Trata-se sempre de uma compra, pois as doações não são permitidas mas disfarçadas com vendas simbólicas.
Abraço.

®efeneto disse...

@ anónimo
Abraço

Ana Mafalda disse...

@efeneto, ainda assim a "estória" acerca do terreno em frente à Pré penso ser outra ... não tive ainda disponibilidade para averiguações ... penso que até havia uma cláusula que se o GDR não construísse aí a sua sede num determinado intervalo de tempo perdia o direito ao terreno ?!?!?!?

Eu já tive conhecimento, e até contada na primeira pessoa, mas por ora não me recordo por mais voltas que dê... mas isso não desmerece ninguém muito menos o GDR :)

Abraço

Anónimo disse...

Nininho essa sua táctica para calar as vozes dissonantes das suas é primária. Não acredito que venha a ter sucesso, por ventura não se estará a servir também deste blog para denegrir a imagem de alguém? Ou é candidato ou parte interessada e não admite concorrência?
As pessoas inteligentes e com espírito crítico e interventivo não se deixarão intimidar, são superiores aos seus "elevadíssimos" comentários.
Nininho vá dormir! Esses tempos de censura popular já lá vão.

Anónimo disse...

Ainda estou para saber a ideia de virem para aqui criticar o excelente trabalho que está a ser realizado pela vossa dupla de colaboradores acerca do Desportivo, quando essas mesmas pessoas estiveram lá a comer á borla. Continuem a mostrar o que de bom tem esta terra que é o Desportivo. Cump.