Restaurar ...
Restauração da Independência de Portugal
(...)Portugal perdeu a sua Independência, em Agosto de 1580.
E os anos passaram...
Os portugueses estavam fartos de pagar impostos para os cofres de Espanha e serem tratados como povo de 2ª. O povo começava a manifestar-se na rua, como em 1637 em Évora, alastrando-se pelo Alentejo e Algarve.(...)
Na manhã do dia 1 de Dezembro de 1640, viam-se no Terreiro do Paço, numerosos coches de cortinas corridas. Ao darem as 9 horas nos sinos de Lisboa, abrem-se, de repente, as portas das carruagens, saindo delas muitos soldados armados. Caminham em direcção ao paço habitado ela duquesa de Mântua, regente de Portugal, em nome do rei de Espanha. Desarmam a guarda, vencem os tudescos e penetram no palácio. Procuram Miguel de Vasconcelos, secretário de Estado, que se escondera dentro de um armário, tiram-lhe a vida e lançam à praça o corpo do traidor português, símbolo odiado do domínio estrangeiro. Na praça, o povo que já corria em magote, apoderou-se das jóias do secretário e traidor, Miguel de Vasconcelos, mutilando-o ferozmente. Por essa altura, já o Duque de Bragança era aclamado por todos como João lV, rei de Portugal. Os conspiradores tiveram alguma dificuldade em convencer a regente do reino, a Duquesa de Mântua, a retirar-se, pois ela tentava ainda dissuadir o povo, falando-lhes de uma janela. Foi então que João Pinto Ribeiro e seus pares, tiveram uma atitude firme perante a Duquesa de Mântua, ao perguntar-lhe: "Vossa Excelência deseja sair por aquela porta, ou por essa janela ?...". A Duquesa viu então a gravidade da situação e por fim resolveu ceder, enquanto cá fora o povo gritava sem parar: Viva Portugal !!!
O velho D. Miguel de Almeida assoma a uma das varandas do paço. As lágrimas correm-lhe pelas barbas brancas. Levanta a espada nua e grita, trémulo de emoção:
"Liberdade ! Liberdade ! Viva D. João IV ! O 8º Duque de Bragança é o nosso legítimo rei. O céu restituiu-lhe a coroa, para que o Reino de Portugal ressuscite. A promessa de Cristo a D. Afonso Henriques, nosso primeiro rei, será cumprida !"(...)
Trabalho e pesquisa de Carlos Leite Ribeiro - Marinha Grande - Portugal http://carlosleiteribeiro.portalcen.org
Sem comentários:
Enviar um comentário