Canas OnLine

20/07/2006

Brasão


Sabem porque é que o Brasão de Armas da Vila de Canas de Senhorim tem 2 cavalos? Como os cavalos são o símbolo do valor e da honra da população, esta lenda explica a existência deles no nosso Brasão. Na altura da invasão árabe todos os moradores desta terra tiveram de se sujeitar aos seus hábitos, eram, por isso chamados moçárabes. Diz-se que, nessa altura, um tal mocárabe chamado D. Paio, o Mouro, tinha umas quintas no local que agora conhecemos com esse nome. Era habitual, nesta altura, os árabes cercarem estas quintas para roubarem comida e cavalos. Foi o que aconteceu à quinta de D. Paio. Este, durante a noite, mandou dois cavaleiros pedir ajuda a Algerás. Estes, espertos, não conseguiram arranjar reforços mas lembraram-se de um plano: pôr os cavalos a bater com os cascos sobre os penedos e os cavaleiros a arrastar uma grande charrua nas terras lavradas. Isto provocou uma grande nuvem de pó e, um enorme barulho o que fez os árabes pensarem que se aproximava um enorme exército. E claro que eles, como eram poucos, tiveram medo e imediatamente levantaram o cerco e foram embora.
alunos do 4º ano
A Febre blogueira canense atingiu a pequenada!
Portfólio Digital à atenção do PortugaSuave

1 comentário:

PortugaSuave disse...

Obrigado pela chamada de atenção. O site está com muito bom gosto e com informação pertinente e cuidadosa. Parabéns aos alunos e aos professores.
O blogue é uma pena só agora ter tido conhecimento dele, pois os petizes deveriam ficar radiantes perante os nossos comentários (agora já estão de férias). Pode ser que consultem em casa. Canas está no bom caminho. São estes pequenos que asseguram o futuro desta terra. Viva Canas.