Canas OnLine

23/07/2006

Padre Ilídio

Ilídio Leandro é novo bispo de Viseu a partir de domingo
O padre Ilídio Pinto Leandro é ordenado bispo domingo, assumindo de imediato a diocese de Viseu, em substituição de D. António Marto, actualmente responsável pela diocese de Leiria-Fátima. D. António Marto presidirá à ordenação episcopal, marcada para as 16:30, na Sé de Viseu. Ilídio Pinto Leandro nasceu em Pindelo dos Milagres, no concelho de S. Pedro do Sul, a 14 de Dezembro de 1950. Após ter concluído o Curso de Teologia no Seminário Maior de Viseu, foi ordenado sacerdote em 25 de Dezembro de 1973. (...)Foi em Canas de Senhorim que Ilídio Leandro ganhou maior protagonismo, ao ser nomeado mediador com a Presidência de República no diferendo da elevação daquela freguesia a concelho.
A freguesia de Canas de Senhorim, onde foi pároco entre 1998 e 2005, luta há décadas por ser elevada a concelho, separando-se de Nelas.
Em Novembro de 2004, e depois de os populares de Canas de Senhorim terem insultado o então Presidente da República, Jorge Sampaio, considerando-o responsável pela não criação do novo concelho, o padre foi nomeado mediador nas conversações com a Presidência da República.
D. António Marto, que escolheu Ilídio Leandro para seu sucessor, referiu a 10 de Junho, dia do anúncio da nomeação do novo bispo, que este desempenhou, "com toda a dedicação, ministérios delicados".
"A diocese não fica órfã, pois é confiada a um pastor generoso e promissor", considerou.
Agência LUSA

Sem comentários: