Canas OnLine

02/04/2008

Memória


Luís Fazenda[BE] 1 de Julho 03

O Sr. Presidente (Dr. Mota Amaral): - Para apresentar o projecto de lei n.º 114/IX - Criação do Município de Canas de Senhorim (Bloco de Esquerda), tem a palavra o Sr. Deputado Luís Fazenda.

O Sr. Luís Fazenda (Bloco de Esquerda): - Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: O Bloco de Esquerda acompanha o desejo de auto-governo municipal por parte das gentes de Canas Senhorim. Esse desejo de auto-governo municipal é antigo, constituiu uma identidade própria e manifesta-se numa área onde estão estabelecidas as infra-estruturas mínimas para o efeito…

O Sr. José Junqueiro (PS): - Que grande aldrabice!

O Orador: - … e contém, ainda, uma questão muito importante, um parecer positivo da CCR acerca da viabilidade financeira do município a constituir.Esta circunstância, toda ela articulada com o facto de ser inegável a referência histórica e cultural desta vila, aliás, objecto de estudos interessantíssimos por parte do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, mostra bem que a identidade é forte, o desejo de auto-governo municipal prevalece e deve ser claramente apoiado pelo legislador.Costuma objectar-se contra a criação do concelho de Canas de Senhorim, em primeiro lugar, com a inexistência de uma reforma administrativa. Mas as populações não podem ser punidas pela falta de coragem política dos principais partidos que se foram substituindo no governo por, em cerca de 30 anos, não terem metido mãos a uma reforma administrativa que venha diminuir as irracionalidades da organização administrativa municipal.Costuma também objectar-se em relação à dimensão e à população, fazendo tábua rasa de que há muitos municípios com dimensões similares e com população da mesma ordem de grandeza.Costuma objectar-se, até, que não terá grande racionalidade olhando para o mapa e para as escalas, mas esse é, seguramente, o complexo do citadino tecnocrata que olha para mapas e não vê identidades locais e não vê a sua força.Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: É tempo de terminar um conflito que dura há mais de 20 anos, procurando a conciliação e o desenvolvimento, procurando que não tenhamos mais populações reprimidas em desejos que são absolutamente legítimos.A manutenção da actual situação só iria levar a que se agudizassem problemas de subdesenvolvimento, quer na freguesia de Canas de Senhorim, quer no conjunto do concelho de Nelas.A obtenção do concelho de Canas de Senhorim não é feito contra ninguém, é feito a favor de todos. É tempo de entendermos isto e de ultrapassarmos alguns caciquismos locais e algumas prepotências abusivas de eleitos locais no concelho de Nelas. Sei do que falo, conheço o território, conheço a zona, lá habitei muitos anos, e acho que é tempo, mais do que tempo, de dar guarida a este desejo de auto-governo municipal. (...)

Assembleia da República, 1 julho 03 (in arquivo da AR_ julho de 2003)

9 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns IBotter!
nunca é de mais deixar de enfatizar as intervenções favoráveis à LUTA dos CANENSES!
sousa_craveiro

Anónimo disse...

Curioso o titulo deste texto.

Anónimo disse...

curioso o comentário do Sr. Deputado Junqueiro

ibotter disse...

Memória porque é bom lembrar que em 2003 três partidos apresentaram outros tantos projectos de lei de Criação do Município de Canas de Senhorim (PCP, BE e PSD); que todos os partidos votaram pela Restauração do nosso concelho(CDS,PSD,BE,PCP e Verdes)à excepção o PS, que NO SEU DIREITO resolveu votar contra.Um mês depois o presidente JSampaio, igualmente NO SEU DIREITO resolveu vetar.(ponto final)

Anónimo disse...

Uma precisão: O Presidente da República vetou a Lei-Quadro da criação de novas autarquias alterada dois dias depois de votado os projectos da criação do concelho de Canas, e não a Lei da sua criação. Depois disso, a AR remeteu quer a Lei-Quadro quer a Lei de criação para as calendas. Como o porta-voz do PSD se apressou imediatamente de assegurar. Caminho que seguiu o Livro Branco para uma reforma administrativa com que todos então se comprometeram. Até hoje, já lá vão 5 anos. Simples esquecimento ou pretexto para todos deixarem cair compromissos? Claro que a resposta todos a conhecemos. E para aqueles que, na sua ingenuidade, continuam a acreditar na boa-fé de alguns dos partidos subscritores, aconselha-se uma revisão à entrevista dada pelo sr. deputado Helder Amaral, do CDS-PP, a este blogg, ainda há pouco tempo. Alguém acredita que o pensamento do sr. deputado José Cesário será diferente?
É bom termos memória, para que mais ninguém ouse voltar a tentar enganar e servir-se dos anseios dos canenses para fins que lhes são estranhos.

Anónimo disse...

:) Boa memória vigilante. Boa memória

MANUEL HENRIQUES disse...

@ibotter

As palavras do deputado Junqueiro têm o condão de nos lembrar quem são (ou foram) os carcereiros da nossa liberdade.
A história não pode ser reescrita.
Um abraço

Anónimo disse...

A interpretação dos factos é, sem dúvida, uma coisa subjectiva. Pelo menos no que diz ao concelho de Canas. A emotividade tem destas coisas.

Ainda bem que o PS não estará no governo para sempre. Cavaco Silva irá , com toda a certeza, ganhar a reeleição. Canas será concelho. Basta esperar um ano ou, na pior das hipóteses, cinco.

Anónimo disse...

Nem reescrita nem manipulada.