Canas OnLine

12/10/2006

Jornal "Canas de Senhorim" [II]

Direcção dos Bombeiros Homenageou
José Adelino
A Direcção da A.H.B.V.C.S. prestou (mais) uma Homenagem ao seu grande Be­nemérito José Adelino.
José Adelino Colaço Mendes de Vasconcelos, que - em vida - foi o Bibliotecário Principal da Biblioteca da Universidade de Coimbra, é o responsável pela existência de uma Biblioteca nos Bombeiros de Canas, que, meritoriamente, ostenta o seu nome.
(…) António Pinto Valejo, Presidente da Direcção dos Bombeiros, referiu que "preferia que a homenagem fosse efectuada na pre­sença do próprio José Adelino - sinal de que estaria entre nós!" Acrescentou que "este acto se in­sere nas Comemorações dos 75 anos de vida da Associação" e agradeceu a disponibilidade das filhas para se associarem à cerimónia.
João Alberto Pinto Abrantes, amigo pessoal de José Adelino e Pre­sidente da Assembleia de Freguesia, evocou o homenageado e lembrou que "faz parte de uma Comissão que o próprio José Adelino quis que fosse constituída e que integra, também, a Dra. Ana Mouraz, o Valdemar Ambrósio, o Eng. Madeira, o Cardoso de Oliveira, e que, no caso de haver alguma coisa, a Biblioteca haveria de ter continui­dade e haveria de ter alguém que olhasse por ela."
Emocionado, referiu que "tendo privado bastante com o José Adelino. sei que ele está aqui connosco e hoje materializámos bem a sua presença. através daquela bela fotografia! (...) Quero-lhe dizer que Canas, a nossa terra, lhe está muito grata. Tenho pena que Canas não tenha tido um outro estatuto que permitisse que esta Biblioteca tivesse outra dimensão. Ele sempre quis e achou que Canas deveria ter esse estatuto. Não o ti­vemos e ainda o não temos, o que é pena, porque esta obra merecia mais e muito mais!"(...) João Alberto salien­tou o facto de na altura em que José Adelino começou a trazer livros, se ter constituído a primeira Biblioteca da região. 'Vejam a importância disto!" Mas o "papel" de José Adelino não se ficava por aí. .. "Ele como que adoptou Canas para sua terra! E é-o neste momento! Ele fazia questão de divulgar o nome de Canas entre os seus amigos e fazia questão de que eles a conhecessem, vindo até cá! Só quem, de facto, privou com ele se pode aperceber da importância que isto teve. Ao José Adelino eu quero dizer um bem-haja pelo que fez por esta terra (...)
in Jornal "Canas de Senhorim" 18 de Agosto 2006

4 comentários:

Pombo correio disse...

A história faz-se de grandes homens...

ibotter disse...

José Adelino possibilitou a muitos um primeiro contacto com o "mundo dos livros/conhecimento" (fora da escola) na era pré-net...e isso é inesquecível!

PortugaSuave disse...

E eu que o diga. Passei tardes e noites naquela biblioteca... com o saudoso Pinheiro a servir Buçacos ao início e café mais tarde, quando já tinha idade para isso. Não conheci pessoalmente José Adelino, mas pelo altruísmo para com a nossa terra é merecedor de todas as homenagens que lhe possam prestar.
Cumprimentos

Anónimo disse...

@portugasuave que boas recordações! bussaco com ginja victor... pinheira(lume!!)... xadrez...bilhar...loto(amef!)...livros ai que saudades ai!! ai!