Canas OnLine

22/10/2006

Sociedade 15 de Julho [1891]

" Sociedade 15 de Julho"

A Sociedade Musical de Canas, denominada "Sociedade 15 de Julho", foi fundada em 1891, tendo sido seu primeiro Presidente Joaquim Felício Pais do Amaral.

Nesse mesmo ano participou, pela primeira vez, numa Missa.
Em 1893, alguns componentes da Filarmónica interpretaram, também pela primeira vez, o "Tantum Ergo".
Em 1895 a Sociedade 15 de Julho adquiriu bonés para todos os músicos, tendo feito a sua apresentação com um tema adequado ao momento – "O Bonet", de autor espanhol.
No ano seguinte foi adquirido (e "inaugurado") o resto do fardamento.
Em 1896, nas Festas da Senhora do Viso e por causa de desavenças entre mordomos, houve uma grave questão entre a Música de Canas e a de Santar. Os músicos de Canas tocaram muito seguidamente, para que a Música de Santar não pudesse tocar, tendo acontecido que um músico de Canas (clarinete) ao acabar de tocar e tirando o instrumento da boca veio agarrada à palheta toda a pele dos lábios.
Em 1902 houve uma récita em benefício do Mestre da Música, Sr. Manuel Rodrigues. Nesse mesmo ano, as festividades de Nossa Senhora das Dores foram abrilhantadas pela Música "15 de Julho", que tocou magistralmente!
O jornal "O Século", de 18 de Maio, aludia à "Sociedade 15 de Julho", a propósito do intenso trabalho que a mesma vinha desenvolvendo, dizendo: "Pena é que até as rãs dos poços vizinhos saibam já de cor e salteado a missa, de tanto que a têm ouvido."
Em 1903 a festa (religiosa) foi feita sem música, por ordem do Sr. Bispo, por não haver Papa. Ânimos muito exaltados, culpando o abade. Alguns músicos resolveram tocar de tarde no Rossio contra a vontade de um dos elementos, que por isso pediu a demissão (A. de Sousa).
No início de 1905, a música dá as boas-festas aos seus sócios de Canas, vestindo pela primeira vez o novo uniforme "à marinheiro".
Em 1906 a Música de Canas foi às festas do Buçaco. Festa em honra de Nossa Senhora da Guia. A Música tocou um Tantum Ergo e uma missa nova.
Em 1907 chega de África, da Guerra dos Cuamatas o Alferes Fernando Ultra Machado. É-lhe feita grandiosa manifestação com música, foguetes e povo.

foto e texto enviados por Amef

1 comentário:

ibotter disse...

...porquê 15 de Julho?