Canas OnLine

14/11/2006

Correios de Canas de Senhorim

Cerimónia de inauguração do edifício dos CTT de Canas de Senhorim pelo Presidente da República Almirante Américo Tomás em 1965.
Presentes o Sr. Barata - Regedor* - e o Sr. Mário Ferreira.
O Sr.Mário Ferreira surge na foto porque, na altura, era Tesoureiro da Junta de Freguesia (era Presidente o Adriano dos Santos).
*O Regedor era a autoridade administrativa que funcionava nas freguesias, subordinado ao Presidente da Câmara Municipal. As suas atribuições constavam do Código Administrativo e eram de natureza eleitoral, administrativa e policial.
A foto é da autoria do fotógrafo oficial da comitiva da Presidência da República, Duarte Delgado (Calçada Agostinho Carvalho, 28 r/c - Lisboa.

por Amef

12 comentários:

Pombo correio disse...

@ município

Simplesmente genial.

Belas pesquisas.

Continuação de bom trabalho.

Achadiça disse...

Impressionante. O Paulo Barata é tal e qual o pai... quem é o rapazito? Será o Paulo...
Em que ano é que foi inaugurado o edifício? Deve haver uma placa mas nunca reparei. Alguém sabe?

ibotter disse...

@Pombo Correio
simplesmente genial... a pesquisa feita pelo Amef.
@Cristalinda
Penso que o Amef em breve terá as respostas.

Anónimo disse...

Oi queridos, quando aquele bando de fascistas e bufos descerraram a lápide já aquilo estava acabado e a funcionar há anos. Que genial ...

ibotter disse...

Cara anónima
Muitos canenses(novas gerações) não sabiam desta visita.
(em que ano foi?)
O fascismo tb passou por aqui!
Só isso!

Mas, na mesma altura, passavam por aqui, os antifascistas Arq. Keil do Amaral, a Pintora Mª Keil , o músico Fernando Lopes Graça e o matemático Bento de Jesus Caraça; (ver post Mª Keil de 5 /11) na CPFE, CUF e ENU muitos lutavam!

A Liberdade é que ainda não passou!
Andou recentemente por perto- escondida, dizendo-se receosa!

Cingab disse...

@Ibotter,
Preserve-se! Gosto de o ver como historiador!...
Ao comentar comentários e ao afirmar que a liberdade não possou por Canas, está a colocar-se a jeito das LIC...
Contudo, não deixa de ter razão... Muita razão!...

Achadiça disse...

Ó Cris atina...
Essa fixação ainda te há-de trair.Hehehehe

Boas bicadas

Anónimo disse...

sr. ibotter,
Não foi visita, foi passagem. Só que uma manifestação espontânea (que levou uns dias a organizar com os meninos das escolas) "obrigou" o viajante a parar para a "inauguração"... Mas não pense que o fascismo apenas por aqui passou naquele dia. Não, ele sempre aqui esteve como em todo o canto do país. E a testemunhá-lo ali tem, na foto, alguns exemplares dos tristemente famosos bufos (informadores da PIDE).É verdade que os antifascistas passavam por cá. Mas sem direito a manifestações nem a liberdade.Lutar na CPFE, Urgeiriça e CUF?.Não pense nisso. A foto ilustra bem o fascismo que aqui se viveu, um dos seus principais expoentes e os respectivos bufos. Sabe, tudo isto cheira a branqueamento de fascínoras. A que propósito? Será para procurar justificar os atentados à liberdade que um bando de fascistas retardados e a sua cáfila de bufos levaram a cabo ainda recentemente nesta terra? Haja decoro!

ibotter disse...

Sra Anónima
Já tinhamos percebido no comentário anterior que não "aprecia" os Srs Barata e Mário Ferreira e está no seu direito, apesar de não ser este o local mais adequado para o manifestar...mas não tem o direito de dizer que estamos a querer "não sei o quê" com a publicação de uma foto e texto de alguém que é excepcionalmente respeitado como canense: O Sr Amef.

Anónimo disse...

Felizes daqueles que não tiveram que apreciar, no "pelo", tal género de personagens.

Anónimo disse...

Anónimo
Felizes daqueles que num blogue sobre Canas respeitam canenses que já partiram. E, felizes também, os que num blogue sobre Canas não respeitam canenses que já partiram!

De acordo consigo no Haja decoro*

*respeito de si mesmo e dos outros;decência;compustura;dignidade;honestidade;vergonha; pundonor;nobreza.

Anónimo disse...

Oi k(?)anense,não confunda falta de respeito por quem morreu (que descansem em paz) com lembrar do que foram e fizeram em vida. E uma das suas tristes facetas foi o de serem bufos. Sabe o que eram os bufos no antigamente? Deve saber, por isso se sente tão incomodado.