Canas OnLine

13/11/2006

Obras do Arquitecto Keil do Amaral

As últimas importantes obras efectuadas no corpo da Igreja são da década de 60 do séc XX. Executadas segundo o projecto do Arquitecto Keil do Amaral

A Igreja de S. Salvador de Canas de Senhorim, imóvel de interesse público, é um dos mais notáveis monumentos religiosos da Diocese de Viseu. Situada no amplo largo da Igreja a deslado das nobres casa da família Abreu Madeira, a sua fundação remontará ao séc. XII. Do primitivo edifício nada hoje resta, sendo o actual, inteiramente, obra do séc. XVIII dos reinados de D. João V e de D. José. Velha abadia do padroado do Cabido da Sé de Viseu, rendia em 1321, no tempo de EI -Rei D.Diniz 80 libras (...).
No interior do templo, surpreende a amplidão e luminosidade do corpo da nave, recoberto pela grande abóbada de madeira de castanho, formada por 112 caixotões (7x16), com florões dourados na intercessão dos frisos. Projectada pelo Arquitecto Francisco Keil do Amaral, autor do risco de outras obras na Igreja(…).
Aos lados do arco cruzeiro, os dois retábulos de talha dourada de Nossa Senhora de Fátima e de S. Salvador (outrora da Senhora do Rosário e de S. Pedro) obedecem ao mesmo risco (...)".

Por Alexandre Alves
Notas e Docs para uma monografia da Vila de Canas de Senhorim e seu termo
Revista Beira Alta Vol. LIV, 3 e 4

Sem comentários: