Canas OnLine

14/02/2007

Carnaval em Canas de Senhorim

Sugestões para passar o Carnaval em Canas de Senhorim

por Portuga Suave

— Domingo(Gordo) —

-Pela manhã passeie tranquilamente pelas ruas de Canas. Visite o bairro do Paço e o bairro do Rossio. Veja as casas fidalgas talhadas em granito. Destaco a rua Keil do Amaral, a Rua do Paço, o Largo Abreu Madeira, a Rua do Casal, etc.. Dê um salto ao Rossio de Baixo, percorra as ruelas e descubra os seus recantos e canteiros. Interiorize a alma dos bairros que, na sua rivalidade ancestral, são os principais protagonistas do nosso peculiar Carnaval.
-Almoce no Restaurante Pelourinho.
-Prepare a máquina fotográfica ou a câmara de vídeo. Dirija-se ao centro da vila (Largo 2 de Agosto ou as Quatro-Esquinas). Assista e participe no desfile dos cortejos, que passam várias vezes e alternadamente neste local.
-Jante no Restaurante Zé Pataco.
-Como as noites tendem a prolongar-se até ao raiar do dia, ficam aqui os locais de animação:
  • O Salão dos Bombeiros, O Mercado da vila e o Bar Kebra-Tolas proporcionam-lhe convívio e entretenimento até às tantas.

  • Se lhe der a fome e quiser experimentar algo de substancial, num ambiente de música ao vivo, vá às Laceiras, ao Morgado, a cerca de 15 minutos de carro. Está aberto toda a noite.


  • — Segunda-Feira (das Velhas) —


    -Acorde cedo. Faça o trajecto indicado a vermelho no mapa (Urgeiriça, Carvalhal Redondo, Santar, Folhadal, Caldas da Felgueira e Vale de Madeiros). Demore-se um pouco mais em Santar e nas Caldas da Felgueira. Aprecie as casas senhoriais em Santar, visite o Grande Hotel das Caldas da Felgueira, as Termas, a ponte sobre o Rio Mondego e outros locais aprazíveis. Em Vale de Madeiros, na Quinta da Lagoa, compre o genuíno Queijo da Serra.
    -No regresso, tome um aperitivo para o almoço no centro da vila. Com sorte, ainda pode assistir ao célebre enfarinhanço de alguma moça descuidada.
    -Depois do almoço assista ao tradicional Desfile das Velhas, onde se ensaia, com características muito próprias, uma espécie de afrontação mútua levada a cabo pelos populares de ambos os bairros, e que assenta na antiga tradição de, também as pessoas mais velhas darem azo ao seu bairrismo. Dada a espontaneidade do evento nunca se sabe bem a que horas ocorre. O local privilegiado para assistir e participar é o centro da vila.
    -Depois de jantar vá tomar requintadamente um digestivo ao Hotel da Urgeiriça. O bar acolhe-o no aconchego de uma confortável lareira.


    — Terça-Feira (de Entrudo) —


    -Logo pela manhã faça o trajecto indicado a verde no mapa (Lapa do Lobo, Cabanas de Viriato, Laceiras, Póvoa de Sto. Ant.º, Beijós, Póvoa Dão, Aguieira). Passeie calmamente pelas aldeias e sinta o esplendor da natureza e do meio rural envolventes.
    -A seguir ao almoço deambule pelas ruas de Canas e reveja os corsos de ambos os bairros na sua derradeira apresentação.
    -Por volta das 17, 18 horas, tente arranjar uma posição ideal nas Quatro-Esquinas, para assistir ao despique entre os dois bairros. Este momento é a apoteose do nosso Carnaval, a única altura em que os dois bairros se encontram frente a frente. Na tentativa de se superarem um ao outro, o confronto é emocionante e proporciona um espectáculo verdadeiramente avassalador.


    — Quarta-Feira(das Cinzas) —


    -Se ainda por cá estiver, aproveite o dia para ir à Serra da Estrela. Aprecie a paisagem e divirta-se na neve.
    -À noite, associe-se a um dos bairros e participe na queima do Entrudo. Esta cerimónia arremata o nosso Carnaval com uma merecida batatada acompanhada com bacalhau. Por certo não lhe será negado provar do fiel amigo.


    — Trajectos —




    PASSE UM BOM CARNAVAL EM CANAS DE SENHORIM

    Sem comentários: