Canas OnLine

22/04/2007

SNS


Este processo do "fecho" de maternidades/Saps não está isento de críticas.
Mas 4 coisas são também verdadeiras:
por Manuel Henriques
1) Era pouco racional manter uma estrutura idêntica há de 20/30 anos atrás, quando as vias de comunicação e disponibilidade automóvel mudou drásticamente;
2) Nos grande centros urbanos a oferta pública é muito pior que a privada. Os funcionários trabalham menos horas. O atendimento dos funcionários nem sempre é o mais cordato.Marcar uma consulta ou ser atendido numa urgência pública é incomparávelmente pior que no privado.
3) O SNS não deve ser visto como uma "vaca sagrada". As gerações de hoje estão (e bem) mais exigentes. O fundamental é melhor saúde (seja ela pública ou provada).
4)Dir-me-ão que é negada assistência médica aos pobres. é uma triste verdade. Mas no tempo do dominio absoluto do SNS já acontecia. Não nos podemos conformar com uma igualdade na dificuldade. O que faz sentido é que o SNS seja formatado às necessidades de quem dele precisa e não de quem nele trabalha.
Abdicar da universalidade e torná-lo de excelência para quem precisa deve ser o caminho. Dinheiro e pessoal ñão faltam. Porque funciona pior? é uma daquelas verdades intuitivas...(Patrão fora...)
Manuel Henriques escreve no blogue

1 comentário:

MANUEL HENRIQUES disse...

Ibotter,

Obrigado pelo "involuntário" destaque :)