Canas OnLine

13/12/2008

PP: Concelho de Canas de Senhorim ? Sim, Obrigado!


Concelho de Canas de Senhorim _1 2 - 0 3 - 2 0 0 0_Paulo Portas
Extractos do discurso no Mercado da Vila de total apoio à criação do Concelho de Canas de Senhorim


Minhas amigas e meus amigos, eu queria, em primeiro lugar, fazer uma saudação muito especial a todos e todas os Canenses que aqui estão, independentemente da sua ideologia, esta causa, deste Concelho, que há-de ser restaurado, não é uma causa partidária, é uma causa de justiça à disposição de todas as pessoas de bom senso e boa vontade.
Quando me perguntaram se eu era favorável à criação do Concelho de Canas de Senhorim, eu respondi: - Canas de Senhorim, sim obrigado.

Quero que saibam, que digo aqui, o mesmo que diria em Asnelas, que digo aqui, o mesmo que diria na Assembleia da República, ou seja, defendo a criação deste Concelho porque é justa a aspiração dos seus cidadãos e das suas famílias a disporem de órgãos de governo próprios. A democracia faz-se de autenticidade e de verdade, e como aqui foi dito, se há uma expressão natural da vossa vontade e de que realmente a expressão legítima das aspirações das famílias e dos cidadãos do futuro Concelho de Canas de Senhorim está aqui presente e revelada, é que aqui com serenidade, com simplicidade, com naturalidade, com democraticidade pessoas de diferentes ideologias se encontram emanadas numa causa o direito a terem um Concelho.
Quando nos perguntarem na Assembleia da República porque somos a favor, a resposta tem apenas três palavras, porque é justo.
Se as vossas famílias consideram que estão a ser discriminadas pela autarquia que hoje tem a tutela da vossa terra, se os contribuintes consideram que os impostos que pagam não são devidamente remunerados do ponto de vista dos serviços que o Estado lhe presta, se os cidadãos sentem que o poder devia estar mais próximo deles próprios e em certo sentido não do ponto do vista da legalidade mas do ponto de vista da legitimidade o poder que vos governa não é sentido como vosso governo, então meus amigos é bom que os políticos que têm a responsabilidade de criar ou não criar um Concelho tenham a coragem firme e serena de aqui vir ouvir e perceber.
Queria em todo o caso deixar uma palavra clara relativamente ao que aconteça até que
chegue o dia em que a vossa bandeira encarnada e amarela, seja a bandeira do vosso Concelho.
Quer ao presidente da câmara de Asnelas quer ao governo ninguém tem o direito de prejudicar ninguém por delito de opinião, a democracia foi conquistada para que a diferença seja respeitada a CMAsn não tem o direito a prejudicar a população de Canas de Senhorim só porque
a população de Canas de Senhorim que paga os seus impostos quer ser Concelho.
É preciso dizer aos democratas de todas as cores políticas que o direito que os cidadãos pretenderem organizar na sua terra um Concelho é um direito protegido e que em nenhuma circunstância vocês podem ser prejudicados por aquilo que querem ou por aquilo que pensam.
A única matéria que pode estar em cima da mesa é a consideração de saber se é justo apropriado e razoável o desejo da população de Canas de Senhorim ter um Concelho, não pode interferir na decisão a previsão deste ou daquele partido de que se der o Concelho ganha uma câmara se o negar não perde uma câmara.
Estou aqui porque acho justa a vossa aspiração e gostava de deixar portanto com esta legitimidade e com esta autoridade que os partidos políticos tomem uma decisão nesta matéria em função do que vocês merecem e não do que eles esperam.
Mantenham a firmeza na defesa do vosso propósito, mantenham a serenidade na forma como lutam, em democracia as instituições podem demorar a perceber as populações, mas um dia percebem-nas.
Vocês têm a força da razão, ninguém deve usar contra vós a razão da força, até porque se o fizer, não ganha nada com isso, aqui as pessoas são de carácter acreditam numa luta, a história vai por vós e o que vocês querem é apenas devolver ao futuro o que o passado já vos deu!
Têm o nosso compromisso os vossos representantes sabem que ele é para valer queremos ajudar-vos a vencer.


Bem hajam.
Viva Canas de Senhorim!

1 comentário:

manuel disse...

Mais um treteiro...

Manuel Vfeira