Canas OnLine

16/05/2007

[ Espaço Jovem ]

Com todas as reformulações que este blog tem vindo a sofrer criou-se este novo espaço! O "Espaço Jovem"!
Este espaço tem como objectivo dar voz aos jovens de Canas através de algumas entrevistas! Então para inaugurar este espaço (e também o meu primeiro post neste blog!) entrevistamos a
Inês uma das autoras do blog das Recheadas!

foto in blog Recheadas [Inês ?]
A entrevista foi dividida em duas partes. Uma primeira que tem perguntas mais elaboradas, e outra de resposta directa!
Município: Diz qualquer coisa sobre ti!
Inês: Inês ,19 anos _ Estudante à seria !

M: Como é que uma jovem canense vê o futuro de canas?
I: Eu acredito na minha geração e, como tal, penso que Canas terá o seu futuro assegurado. :) Claro que para isso é preciso começar já a investir para que se evite a saída dos jovens para os grandes centros urbanos.
M: Achas que a tua vida profissional pode passar por ele?
I: Acho difícil. Não é que não quisesse mas penso que não vão surgir oportunidades de trabalho na minha tão famosa área.

M: Tens algum jardim, rua, espaço que te traga alguma nostalgia que neste momento esteja degradado?
I: Assim de repente o campo de areia e a piscina, sítios que frequentei muito na minha (recente) adolescência e que me trazem muitas recordações agradáveis

M: Pelo que sei tens uma forte ligação ao 'Rossio de Baixo' que achas do actual estado dessa zona?
I: Apesar de se ter composto o Jardim Padre Manuel ainda há muita coisa a fazer no Rossio de Baixo, a começar pela iluminação e a passar por muitas outras coisas que agora não me lembro :)

M: Para ti qual é o ex-libris de Canas?
I: Há muitos: Jardim Padre Manuel, escola do fojo, casa alegria,...lol não. Toda a parte histórica de Canas, o Rossio de Baixo, 4 Esquinas e, claro, o UCRR! :)

M: Existe um grande movimento político em Canas em torno do MRCCS. Identificas-te com estes ideiais? Que ideia tens sobre eles?
I: Apesar de agora estar um pouco desinformada do que se passa continuo a ser defensora da criação do concelho de Canas de Senhorim.

M: O que faz falta em Canas para atrair mais população e para não deixar fugir os jovens?
I: Acho que mais actividades lúdicas e culturais. (hoje a mente não da para mais!)

M: O que achas da juventude de Canas?
I: A geração que vai até 87 é boa... mas o pessoal dos 88 pra cima é muito rasca :P

M: Falando agora de outras coisas... Tens uma participação bastante activa na blogosfera Canense! Como surgiu a ideia de criar um blog juntamente com as outras brunicas a.k.a. Recheadas?
I: Vá...não direi bem activa. Faço um post de vez em quando. O nosso blog já existe acerca de 2 anos. Criámo-lo (quer dizer.. a Giggs criou) no Verão quando não há nada para fazer e achámos que seria divertido. O nome Recheadas vem das próprias bolachas que passámos o Verão a comer em casa da Keks e o Brunicas é uma longa e antiga história que agora não me apetece explicar. Quem quiser vá ler ao blog :)

M: A certa altura houve uma certa polémica com o vosso blog, que começava a ser publicitado e vocês não o queriam! A pergunta é simples... Porquê?
I: Eu, e acho que falo por todas, não me importo que o blog seja visitado por toda a gente. Se não quisesse que ninguém lesse o blog não tinha um. Só acho que ter o link do 'Recheadas' em todos os blogs só por ser de Canas não faz sentido, porque penso que ele não tem interesse para mais ninguém para além do nosso círculo de amigos. Mas isso só sou eu a achar, não sei!

M: Tirando a Marta que coloca lá uns posts mais informativos, o vosso blog fala essencialmente sobre vocês e as vossas actividades! Era este o principal objectivo do blog?
I: O blog foi criado para podermos disparatar à vontade. Escrevemos lá o que nos apetece, sejam parvoices seja algo mais sério. Normalmente o último fica para a Marta. lol

M: Dos blogs canenses que frequentas habitualmente qual é aquele que te atrai mais?
I: Não costumo frequentar muito a blogosfera, mas visito (quase) diariamente o Recheadas, o Ai-o-camandro e o teu :P (há que dar graxa por ser a primeira) ah! agora vou passar a visitar mais vezes este.
Directas
M: Eu , tu , ele(a) nós, vós ou eles(elas) ?
I: Elas :)

M: Onde é que a tua mãe estava no 25 de Abril?
I: Não faço ideia... Por aí perdida no 'Rossio de Baixo'

M: Paço, Rossio, Minas ou Casal?
I: Rossio. Isso nem se pergunta!

M: Vértice, Ervas Daninhas, Festa Brava, Segmento ou Canto & Encanto?
I: Vértice sempre!... Mas os Ervas Daninhas are back to business..ou pelo menos estavam.

M: Que flor eras capaz de plantar para fazer renascer a Urgeiriça?
I: Um Antúrio. A flor do Jorge Tadeu :)

M: Pelourinho de Canas ou "Ferro Velho" do Congo?
I: Casa Alegria

M: Dona Iracema ou Sr. Armando ?
I: Esta é difícil...hm... os 2! É impossível escolher.

M: Servilismo ou Resistência ?
I: Resistência

M: Festa da Póvoa ou Queima de Coimbra?
I: Festa da Póvoa, pois tá claro! "Aquele frango às 5h da manha"

M: O que farias se fosses líder do MRCCS por um dia?
I: Cortava a linha e tocava os sinos

M: O que é que te parece um carro de carnaval sem flores?
I: A Madeira sem o Alberto João

M: Canas é nossa?
I: Canas é do Metro do Porto (private joke)

M: D. Sancho I ou Jorge Sampaio?
I: Maria José Rita




uma flor pela Urgeiriça...

24 comentários:

ibotter disse...

Grande "casa de Partida" @Tmhk!
Parabéns aos 2!
Não há uma foto da "Recheada"?
PS. Canas é do Metro da "inbicta"?

Tomahock disse...

@Ines Bem agora ja posso comentar a entrevista! Geração de 88 pra cima rasca? HAHAHAHAHA piadinha :P a de 87 é que vai de mal a pior :)

@Ibotter Acho que a 'recheada' não quer foto lol! E o Canas é o Metro da ' inbicta' sim :)

Cingab disse...

boa!

PortugaSuave disse...

Boa Tomahock, é uma lufada de ar fresco a vossa participação neste blog. O optimismo e o sentido de humor revelados fazem-me acreditar que esta geração fantástica, aquém e além 87, há-de revitalizar a nossa terra.
Inês, uma foto complementava na perfeição esta entrevista... please

Farpas disse...

Muito bem!

Resta-me dizer que a Inês tem bom gosto no que toca a Blogs ;p e gostava de chamar atenção para as respostas às perguntas sobre o Movimento

1-"Apesar de agora estar um pouco desinformada do que se passa continuo a ser defensora da criação do concelho de Canas de Senhorim."

2-"Cortava a linha e tocava os sinos"

Acho que estas entrevistas vão ser muito úteis para todos tirarem as ilações que acharem melhor... Parabéns Inês e Toma, boa entrevista, boas respostas!

Cingab disse...

...
lá está o @farpas a meter veneno
...
lol

Farpas disse...

@Cingab: nada disso apenas referi isso porque provavelmente eu teria respondido da mesma maneira que a Inês... Sem querer fazer disso algo implícito nas palavras dela... apenas acho que a maior parte das pessoas em Canas teria este tipo de resposta (sem qualquer tipo de maldade ou provocação).

Anónimo disse...

esta foto é vergonhosa! vale mais n ter nenhuma lol

Cingab disse...

@Homem Novo que Partiu
Não acredito!...
lol

Anónimo disse...

a ines é a maior!!!! orgulho das recheadas... a de cortar a linha e tocar os sinos.. divinal!!! o humor desta menina e muito refinado.. o metro do porto é nosso!!! ha provas

parabens tb ao entrevistador

marta

Anónimo disse...

lol sim senhor! :)

sr tomahock... uma notinha... essa foto que aí pôs não é um antúrio mas sim um jarro... não se lembra do jorge tadeu que fazia crescer a árvore com a sua urina? :P

Anónimo disse...

ele n é desse tempo!! grd jorge tadeu

marta

Tomahock disse...

Por acaso não fui eu que meti aquele Jarro no post! Mas já alterei para um verdadeiro antúrio!

E sim... Não sou do tempo do Shôr Jorge Tadeu...

Anónimo disse...

és um menino! a verdadeira geração rasca :P

Anónimo disse...

Eu apenas tenho a dizer "Inês Beri a Presidente"...

«Quem é rico mora na praia, mas quem trabalha nem tem onde morar»

Tu és o topo. Acima de ti só o Benfica.

Já agora, e para não parecer mal, 'ET,ET,ET'...you now what i mean!

Tomahock disse...

@Margarida... Lá porque és de 87 deves pensar que és uma grande senhora??? :p És uma menina!!!

@Tininha Não cantas o resto da música porquê? :p

Anónimo disse...

"quem não come dorme com fome, mas quem tem nome joga prata no ar!"

@tomahock 3 palavras para ti: tendinite no dedo :P

Anónimo disse...

«Ó tempo duro no ambiente, ó tempo escuro na memória,o tempo é quente e o dragão é voraz»... tanto que se poderia dizer.

Um obrigada a esta juventude que fez renascer em mim a nostalgia de ser da colheita de Mil Nove Oitenta e Três. A melhor de sempre. Viva os «Amigos do Gaspar»

Farpas disse...

88? 87? 83??? Cambada de fracos... tudo o que é acima de 80 é de relativa inferioridade!! Hei Hei Vicky Hei Vicky Hei, levanta as tuas velas!!!

Paula Cardoso disse...

Hei...

Eu também sou do tempo do Vicky, e do Verão Azul e do Tom Sawyer.
A minha irmã do tempo da Floribela.
E os meus filhos, de qual serão?
Do tempo talvez em que o Nody tem um clone e come hamburgueres no sofá.

Sei lá...

Tomahock disse...

Eu sou do tempo do Dragon Ball!! E dos pokemon! Por isso acho melhor mudar de conversa!

Mas também me lembro de ver as cassetes do meu irmão da floresta mágica e outros que já não me lembro bem!

@Tininha... Lembras-te do que tivemos a fazer durante parte da tarde de hoje? Gaspar? Rua Sésamo?

Viva a geração do youtube!

Farpas disse...

Sim sim, vias as fábulas da floresta verde, Lucky Luke e o David o Gnomo que era claramente da familia do Noddy!!

®efeneto disse...

Saudações...Ora aqui está a prova que a juventude de Canas está viva e bem viva, e este espaço teve o condão de a acordar...Parabéns.

Rita disse...

muito bem beri do malh! ha aí uma frase q é da minha autoria "Aquele frango às 5h da manha" que riiiicoo! e isso d 88 pra cima n prestar é mentira! podes dizer é q d 90 pra cima n presta. es grande!