Canas OnLine

16/05/2007

Exames médicos periódicos para ex -trabalhadores

Ex-mineiros voltam a exigir exames médicos periódicos. A morte de mais um ex-trabalhador da extinta Empresa Nacional de Urânio (ENU), com cancro, levou os ex-mineiros a renovarem a exigência ao Governo de criar “condições para a realização de exames médicos periódicos”.

António Minhoto, porta-voz dos ex-trabalhadores da ENU, que tinha sede na Urgeiriça, Canas de Senhorim, sublinha que “cada vez é maior a tristeza que nos assola; cada vez os mineiros estão mais pobres; cada vez somos menos e cada vez batem mais à porta estas mortes constantes com patologias do foro oncológico”. Uma situação que leva a “não dar mais para adiarmos a nossa revolta, o nosso protesto”. O representante dos ex-trabalhadores da ENU enfatiza que “o Governo tem que ficar sensível” e, “de uma vez para sempre, demonstrar que a principal reivindicação” dos antigos mineiros “é uma medida urgente”. Tal principal exigência é a criação de condições, pelo Governo, para a “realização de exames médicos periódicos a todos os ex-trabalhadores que assim o desejarem, como medida cautelar e de prevenção, para ver em que pé é que as coisas estão e a tempo ainda de ajudar a resolver algumas doenças”. Caso o Governo “não responda, só há duas medidas simples e objectivas” a tomar e que até já estão aprovadas pelos ex-mineiros, avança António Minhoto. Uma é apresentar em tribunal “uma queixa contra o Estado”. A outra é “a indignação ir para a rua. No dia em que o Governo português tomar posse, em Portugal, da presidência europeia estaremos lá a mostrar o nosso desagrado”, garante.

14-Mai-2007 in Jornal Noticias de Viseu

2 comentários:

ibotter disse...

Bem vindo @pc !

PortugaSuave disse...

Pombo Correio
Na continuação do seu antigo e valioso contributo para este blog, espero que esta postagem seja o início de muitas mais, sempre com a generosidade e o olhar atento que tem demonstrado.
Cumprim.