Canas OnLine

05/04/2008

Heráldica


Parece que alguém, bem intencionado (?), alertou os responsáveis pela Wikipédia para que, e passo a citar, “O Brasão de Armas da Vila de Canas de Senhorim, aqui representado na Wikipédia, não está conforme o projecto apresentado e depois publicado no Diário da República, e em uso na Junta de Freguesia de Canas de Senhorim. (vide, por exemplo, o pelourinho e os cavalos)”.
Em rigor, a Wikipedia retirou ambas as referências (brasão e estandarte) do artigo. Isto pode parecer coisa menor mas eu gostava de ver as nossas cores na página da Wikipedia, portanto ocorreu-me confirmar se aquilo era uma brincadeira de mau gosto ou se efectivamente os símbolos que por aí andam não correspondem exactamente ao traço oficial.
Primeiro consultei a net em http://www.fisicohomepage.hpg.ig.com.br/nls-canassenhorim.htm, mas fiquei na mesma pois tanto o brasão como o estandarte ali representados eram iguais aos contestados. Como desconheço a credibilidade deste site fui ao portal da freguesia de Canas de Senhorim (http://www.portalfcs.net/). Azar, a página não abria, fiquei a pensar “será que foi apagada por causa destes quesitos heráldicos?”. Não creio. Resta-me ir ver o DR III Série onde os ditos foram publicados e contar os pelos dos cavalos(lol).
Será que andamos todos enganados agitando símbolos inadequados? Quem souber e quiser que acrescente um ponto…

Sem comentários: