Canas OnLine

09/04/2008

Candidaturas Independentes

Concordo com o Cingab que os "Os meandros políticos locais andam em polvorosa". Mas estou mais optimista. Se havia algo que nos fazia doer a alma era a absoluta descrença na politica local:

-O MRCCS acossado ou abandonado pelos partidos nacionais fazia a sua "travessia no deserto";
- O executivo camarário, eleito (num cenário irrepetível) com os votos canenses enverdava por um "Zé-Correismo" de rosto humano. Para que conste: nos projectos "estruturantes" do concelho actualmente em curso ou em aprovação nenhum é em Canas.
- A oposição local continua a apresentar as mesmas caras dos 20 anos do consulado de Zé Correia mas agora, com o "bicho" já velho e desamparado, intitulam-se de arautos da "mudança".
O cenário certo para as próximas autárquicas seria uma mais que provável vitória do PS que, sem mudar os protagonistas autárquicos dos últimos 20 anos( e já agora manifestar, amiude, fazer uma oposiçãozita ao Sr. Junqueiro e cia), derrotaria com maioria absoluta (e com uma provável mega abstenção em Canas) os ex-colaboradores do Dr. José Correia actualmente na coligação PSD/CDS.



Eis que do nada surgem 2 possíveis candidaturas independentes.

1) José Vaz
Fico feliz por ver o Dr. José Vaz ( que foi um excelente presidente de câmara) envolver-se nestas lides (de novo), podendo dar voz à nossa tão desamparada freguesia. Os meus parabéns pela coragem e pelos principios tão frontalmente assumidos.


2) Borges da Silva
Como refere @Cingab o Dr. Borges da Silva re-aparece. Sou franco que não me deixa impressionado e muito menos entusiasmado.Mas não posso deixar de confessar que, a fazer fé no Folha do Centro de Nelas, se estiver acompanhado de Joaquim Amaral, Luis Pinheiro e José Manuel Lopes de Almeida ( outro excelente ex-presidente de Câmara) tem credibilidade e gente com integridade reconhecida para fazer um bom executivo

É tempo de deixar de ver os partidos politicos como senhores feudais da vida autárquica quando manifestamente não se renovam e demonstram ser totalmente incompententes para apresentar soluções que vão de encontro às expectativas do eleitorado. A Boa Gestão autárquica não é laranja nem rosa. É um valor em si mesmo!!!

Vamos então dar espaço aos protagonistas e às suas propostas. Façamos das próximas autárquicas uma janela de oportunidade para acabar com a estagnação que a nossa terra vive desde 1989, voltando a ter voz em assuntos que, feliz ou infelizmente, nos dizem respeito, enterrando de vez o legado do Zé Correismo.

40 comentários:

Anónimo disse...

Impressionante Sr. Manuel Henriques, tudo muda, com este post é nítido que se atira com a restauração do Concelho de Canas para a GAVETA, pergunto:
Como é possivel normalizar e mentalizar as pessoas desta forma?
Como é possível a candidatura de Canas à câmara de nelas?
Isto a acontecer, não é pôr o concelho de Canas na gaveta é RASGÀ-LO, até pode acontecer, mas serem os próprios Canenses, não quero acreditar. Votar para a câmara de nelas é demasiado humilhante para as pessosas que lutaram pela restauração;
será que aquelas pessoas todas estavam erradas?

MANUEL HENRIQUES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MANUEL HENRIQUES disse...

@Crédito

Os últimos 30 anos demonstram como a causa de Canas teve a capacidade de se re-inventar e rejuvenescer. Não procede o que diz.
O património da luta é motivo de orgulho, para trazer na lapela.

Pense em outras realidades (micro ou macro) e não lhe faltarão exemplos de forças autonomistas que batalham em sistemas que lhes são hostis para defender, de forma pragmática, os interesses das pessoas que representam.

Não ponha isto a branco e preto com radicalismos, nem sugira delitos de opinião.

Nota: As pessoas que lutaram e lutam pela Restauração o concelho não estão nem estiveram erradas.

Anónimo disse...

é fácil @crédito, alguém aposta no enterro do MRCCS que é um entrave nas suas aspirações, muito mais se há-de saber, aguarde. Já agora, porque o julgo conhecer, esqueceram-se mesmo do Concelho de Canas, porquê tanto silêncio?

Anónimo disse...

Manuel Henriques, está a querer dizer-me que irá continuar a luta, de uma forma que não está ao alcance de qualquer um perceber.

Certo, agora falar de Canas e da sua luta é radicalismo;

concorrer a uma câmara da qual nos queremos separar é normal.
Vamos ganhar e dominar a câmara de nelas, elegendo quatro vereadores afectos a Canas, resolvendo assim o problema do investimento.

@Manuel Jorge, não sei, mas ninguém será capaz de matar o MRCCS, do Concelho de Canas vou falar sempre, podem é tentar "desligar o som".

Anónimo disse...

Se alguém aposta no enterro das pretensões de restauração do concelhos é o actual MRCCS para o qual a luta nunca passou de uma forma de atingir interesses pessoais.

Então agora já se candidatam à CM de Nelas?

Eu votarei em pessoas competentes e, acima de tudo, coerentes. Não gosto de me sentir usado e parvo.

Cingab disse...

Mas ainda não acabei...

O mundo é feito de mudança!...
Isso de numa guerra não se poder mudar a estratégia entre batalhas parece-me conversa de quem nunca ganhou nenhuma ou que nunca lutou por nada...
Ter alguém, quantos mais melhor, representantes democraticamente eleitos em órgãos autárquicos é uma maneira de lutar pela implementação do concelho de Canas de Senhorim igual a qualquer outra... Já nesses representantes estar o Luís Pinheiro, preciso de pensar muito bem...
A dicotomia entre a luta “restaurocionista” e o desenvolvimento da Vila tem de ser analisada com pinças... O MRCCS não pode esquecer-se da Vila e das suas pessoas porque corre um sério risco de, qualquer dia, ter um Município no papel e uma Vila sem pessoas!... Acho que é neste equilíbrio que devemos jogar!...
Não é tabu, mas pode ser já um mito... E aí, entramos já num campo que eu domino: os Mitos!...
O @portugasuave é que é capaz de não achar piada nenhuma!...
Sem estar a pôr já a minha cabeça num cepo, alheado como ando (infelizmente) das conversas de café mais ou menos reveladoras de nada todos os cenários me parecem possíveis, desde que, a luta municipalista nunca seja esquecida

Anónimo disse...

Será que li bem? O Luís Pinheiro candidato à Câmara de Nelas? Se é verdade, que se demita já da Junta de Freguesia e do MRCCS.
Estou indignada...

MANUEL HENRIQUES disse...

@Cingab

Revejo-me no seu comentário.

Com mais 20 anos iguais aos que passaram a "reles aldeia" estaria quase concretizada (para gáudio de muito inimigos da nossa terra).

O que deve ser evitado é uma "guerra civil" entre canenses.

E que se discutam ideias e não pessoas.

PortugaSuave disse...

Então, de um lado temos os costumeiros personagens da política local e de outro os independentes(?serão assim tão independentes!).
Uns candidatam-se à presidência e outros, inevitavelmente, a vereadores.
E depois, tudo na mesma, como a lesma, ainda assim, há que esperar para avaliar atropelos, avanços e recuos... ou, de forma mais elaborada, arrepios...
E para já é o que me apraz, não vá eu tropeçar nalgum mito, não é Cingab ;)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Aproveite-se a inauguração da barragem velha para nos manifestarmos pela restauração do concelho.

Tanto dinheiro gasto por muitos Canenses e pela Junta para ir a Lisboa e a outros sítios e agora não se aproveita. Vergonha. Esclareçam-me por favor.

Anónimo disse...

Exmo. Sr. Presidente de Junta eleito pelo Movimento para a Restauração do Concelhos de Canas

Visto que parece ter abandonado a ideologia que preconizava e as formas de luta foram de vez abandonadas.

Demita-se por falta de honestidade intelectual e trapalhice democrática.

Anónimo disse...

Caros conterrâneos

Parece que o nosso líder é que esta a virar as costas ao povo de canas! Afinal quem são os traidores. Estão agora a sair da toca
Parece que o nosso amigo luís está todo indignado porque a Dr. Isaura não o quer na sua lista.
Ahah! Eles anda aí!!

Cingab disse...

As mesmas gárgulas de sempre!
Porreiro pá!

MANUEL HENRIQUES disse...

lol

Antes de colocarem o Luis Pinheiro no Pelourinho deixem sff que ele diga alguma coisa, se quiser e se achar pertinente.

A "pOSTA" baseia-se num artigo de jornal e não em nenhuma confirmação do próprio.

Parece-me pouco saudável re-editar o "Agosto quente" de 2005. é um cenário sem qualquer adesão com a realidade.

Anónimo disse...

Estou a achar muita piada esta corrida à camara de nelas...

Anónimo disse...

Não sou contra as candidaturas independentes, mas... se pensarmos bem, no actual momento, ambas existem, porque, quer o Dr. Vaz e o Dr. Borges da Silva, não conseguiram articular-se, respectivamente, no PS e no PSD.
O Dr. Vaz esteve à espera dos resultados da votação do PS, e se de facto a lista do DR. Correia ganhasse, poderia ter alguma possibilidade de encabeçar a candidatura pelo PS. Aqui quero deixar uma ressalva, já que, duvido muito que o Dr. Correia lhe desse de mão beijada o poder, que tanto gosta, ao Dr. José Vaz. Duvido muito.
Perante a decorrada e morte politica do Dr. Correia, alguém dizia no Blog de nelas, que deveria dedicar-se ao cultivo das suas vinhas, o Dr. José vaz ficou sem tapete. Então, como o caminho lhe ficou barrado pelas bandas do PS, para atingir a Camara de Nelas,nada melhor que preparar o seu caminho politico. Falta saber com quem é que vai trabalhar, e se de facto, a sua ideia de ganhar a camara de nelas, só com a maioria dos votos dos eleitores de canas é suficiente. Esta ideia pode ter alguma consistência, já que o caminho traçado pelo MRCC foi um autentico desastre. Nem nos tornámos independentes, nem negociámos com cabeça tronco e membros o apoio dado à Dra. Isaura. Temos andado a comer algumas migalhas, muitas delas com sabor a bolor. Não foi lançado qualquer projecto para a nossa freguesia. Afinal foram mais as vozes do que as nozes.E de que maneira nós precisamos de projectos e sobretudo de os concretizar.
Achamos que a candidatura do Dr. Vaz vai ter sérias dificuldades para ser vencedora, se não arranjar ou consubstanciar apoios por todo o concelho. Duvido muito que canas vote em peso no Dr. jose vaz.
Passamos agora a analisar a candidatura do Dr. Borges da Silva.
A guerra montada entre ele e os pseudo-sociais democratas de nelas vai ser preponderante e a troca de galhardetes entre ambas vai fragilizar a sua candidatura. Os nomes das pessoas indicados na sua lista, se é que já aceitaram pertencer a ela, acabam por se desvincular do processo. Podemos adiantar que o Dr. Borges da Silva esteve à espera que os homens do PS lhe deitassem ás mãos, mas como tal não aconteceu, no seu ultimo comunicado, já meteu mo mesmo saco o PS e o PSD. Vai ter muitas dificuldades em dar continuidade á sua candidatura.
Quanto ás candidaturas do PS e do PSD, temos que esperar a constituição das suas equipas, mas, não poderemos esperar desenvolvimento no concelho, quando uma equipa gasta o seu potencial financeiro, desmesuradamente, em coisas fúteis.
É tempo de dizermos não aos politicos populistas que não se importam de derreter os dinheirs públicos, a qualquer preço, apenas para serem simpáticos e se manterem no poder. A distribuição gratuita de chocolates, feita pessoalmente, pela Dra. Isaura é a prova evidente de que o nosso desenvolvimento fica comprometido. Um autarca quando é eleito é para missões mais nobres e não para fazer dos outros estupidos.
Apenas uma palavrinha para o SR. Crédito. O Senhor tem a memoria muito curta ou então teve um apagão. Não foi o Movimento que aconselhou o voto na Dra. isaura dois dias antes das eleições? Onde é que está a humilhação de votar para a camara de nelas?
Sr. Manuel henriques,
eu sou um dos anonimos e quando posso vou escrevendo, aqui duas linhas. Não me escondo de nada. Nasci e durmo todos os dias em Canas. Alguém, que já partiu, me dizia, quando se despedia de mim: " dá lá um abraço a Canas". Aqui vai esse abraço. É também com esta paixão que aqui vivo.

Anónimo disse...

Sr anónimo aceite uma pequena rectificação: onde se lê "Temos andado a comer algumas migalhas", deve-se ler "alguém tem andado a comer algumas migalhas(?)". Ou seja, não somos nós, isto é a terra, que tem comido alguma, mas sim alguém em nosso nome, isto é, em nome da terra. Está certo?

Anónimo disse...

@Senhor anonimo de 13 Abril, 2008 03:00.

Aceito que o resultado prático do "vamos castigar o zé correia", tenho dado a vitória à actual câmara, mas daí a achar normal que quem quer a restauração do Concelho de Canas votar para a cãmara de nelas?!, bom, ideias

Anónimo disse...

A CANDIDATURA DO J. A. VAZ É OBJECTIVAMENTE OFENSIVA DA LUTYA DESENVOLVIDA PELOS VERDADEIROS CANENSES DDESDE O 25 DE ABRIL!

É certo que alguns dos seus apaniguados - quase todos familiares- defendem que o Homem fez algumas obras importantes em Canas. É inegável. Mas na realida de não fez mais que a sua obriga ção. Então um indivíduo que tem residência em Canas não havia de fazer algumas obras?!!... Em suma, não fez mais que a sua obrigação e os Canenses não têm que lhe ficar "etermnamente" gratos, ceerto?.... Até porque por cada centavo que o cavalheiro disponibiliozou pra Canas do orçamento concelhio, de certeza que gastou 50 vezes mais ( no mínimo) em ASNELAS, ou não é verdade?... Ou seja, fez igual ao que fizeram os outros , fosse o Engº José Manuel ( afilhado do Zé Maria dos Matias) + Mouraz ( é bom não esquecer), ou o ex-Seminarista de Vilar Seco+ MV ( nos 1º manda to!- o 2º é outra história!).. HOUVE ALGUMA DIFERENÇA?... ENTÂO PORQUE NOS QUEREM ATIRAR COM AREIA PARA OS OLHOS???....

Anónimo disse...

PortuguesSuave

Pk desapareceu o meu post anterior?...enviado à 10min mais ou menos!!!!!!!????
É possível haver censura aqui????????
Abracao

Anónimo disse...

Portugues suave:

Foi um outro post sobre o mm assunto que desapareceu, depois de ter sido publicado !! Mas que desapareceu num prazo para aí de 5 minutos!!! Como é possíiiiiiiiiiiiivel acontecer isso?!.. Quem o limpou?...

Cingab disse...

sim,
em casos especiais há censura!...
principalmente com faltas de educação...
mas, de facto, não estou a ver nunhum dos seus comentários apagados neste post.
tem certeza que o colocou?

Anónimo disse...

voces escrevem muito pouco sobre um problema tão importante para nós ... gostava que os vossos corações se abrissem mais ... Sr. vigilante, se alguém anda a comer migalhas nao sei ... o que eu sei é que precisamos de projectos e de os concretizar. projectos que nos identifiquem como uma terra de respeito e de valor.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Sr. anónimo, estranho o seu afã por projectos. Mas ainda há pouco tempo esteve em discussão o problema do acesso do IC12 a Canas e todos se calaram perante a evidência dos compromissos firmados nas costas do povo entre o presidente da Junta e a presidente da Câmara com as Estradas de Portugal, apesar da evidência das implicações negativas. Aliás o mrccs de LP e Cª, que condicionou a vida política nos últimos anos, ainda gere(?) a Junta. Eles, melhor que ninguém, saberão quais são os projectos e a forma de os executar que acordaram com a Câmara de Nelas. Se também não sabe pergunte-lhes.

Anónimo disse...

CARTA ABERTA A UM JOVEM BLOGER DO PAÇO!
Em 1º lugar VIVA O PAÇO!... Dp mt PARABÉNS pela sua juventude e pela coragem em se assumir publicam/, portanto sem nicknames nem outro tipo de anonimatos!... Mas, PARA Béns, sobretudo por se interessar pela POLÌTICa que, contrariam/, ao que o vulgo proclama, é uma arte nobre e diz efectivam/ respeito a todos nós! A política - no sentido mais nobre do termo - como sabe, diz respoeito ao governo da polis!... Logo é uma arte maior. Claro que pena é que, entre nós, seja utilizada para trampolim para conquista de "tachos" e de benesses!-mas isso são contas de outro rosário!...PARTABÉNS ad por ser um dos principais animadores deste blog, e por ter ideias próprias, ainda que, pessoalm/, esteja em quase completo desacor do, sobretudo no que diz respeito a essa temática das candidaturas independentes!...
A auto-proclamada 3º VIA de um candidato, que não passa de um candidatura nado-morta, pk é uma candidatura de alguém desesperado, por ter ocupado o Poder há 30 anos! Sim 30 anos, sabia?... Ad o meu amigo não era nascido!...E ape sar de ter dado todas as cambalho- tas políticas inimaginárias, desde oferecer-se ao PSD e ao CDS, até à presente "santa aliança com o Zé Correia" o Cavalheiro nunca mais foi a jogo!... Claro que sp que há eleições o Cavalheiro aparece, põe-se em bicos de pés, mas, felizmen te - o povo não é tão estúpido- co mo ele pensa que é - e tem-lhe da do ouvidos de mercador! Desta vez, vem com a mais que requentada cena da 3º Via!... Auto-considerando-se ele mm como a 3º Via! Mas 3º Via como?... Todos os canenses já perceberam que com ele ou com a "incógnita" personagem do Adelino Amaral, ou com a DrªIsaura, ou com o Engº J. Manuel - afilhado do Matias, ou com o Borges da Silva- que, verdade seja dita, teve a coragem de denunciar as trapalhadas em que o actual executivo se preparava para envolver a CMN nas próximas décadas - nenhum destes personagens terá um PROJECTO POLÍTICO que faça JUSTIÇA a Canas, certo?... O Manuel o problema não está nas pessoas - ainda que umas sejam mais pérfidas que outras-, mas sim na falta de condições pra haver uma política LOCAL diferente da que temos verificado nestes anos ditos de democracia!... Para Canas estarão sempre reservadasd umas migalhas, como aliás para o restop do dito concelho já que o egocentrismo de Nelas é absoluto!
A NELITE AGUDA DE NELAS nÂO TEM LIMITES!... O que é o Cavalheiro da pseudo-3º VIA fez ao longo destes anos para lutar contra este status-quo?... Que se saiba aliou-se agora ao Minhoto e com o empur rão do nosos "krido Zé Correia" botou faladura no palanque em nome do Movimento de Nelas!... Claro que o ex-seminarista ad não dige- riu a derrota na Concelhia do PS, apesar da chantagem que, ao que parece, fez junto de vários militantes de ASnelas!... Em suma, a 3ª via não passa de mais um EMBUSTE! 3ª VIa? Para quê e para quem? quanto ao primeiro não se vislumbra nenhum projecto, salvo a mera satisfação de um desejo pessoal de PODER!...De alguém -muito narcisista-sequioso de poder ou melhor, das suas benesses!...
* Mas Manuel, espero que possamos continuar a esgrimir aqui argumentos num são convívio democrático. Não tenho o prazer de o conhecer mas deixo-lhe um abraço

Anónimo disse...

CANDIDATURAS INDEPENDENTES?!
O EMBUSTE DA 3ª VIA FACE À NELITE AGUDA DOMINANTE!...

A auto-proclamada 3º VIA de um candidato, que não passa de um can didatura nado-morta, pk é uma can didatura de alguém desesperado,por ter ocupado o Poder há 30 anos! Sim 30 anos, sabiam?... Ad alguns dos mais activos bloguistas não eram nascidos!...E apesar de ter dado, na altura, todas as cambalho tas políticas imaginárias, desde oferecer-se ao PSD e ao CDS - sim ad me lembro de o ver com o falecido Lucas Pires na lapela-, até à presente "santa aliança com o n/ krido Zé Correia", o facto é k o Cavalheiro nunca mais foi a jogo!... Claro que sp que há elei- ções,já todos sabemos k o Cavalhei-ro aparece, põe-se em bicos de pés, mas, felizmente - o povo não é tão estúpido- como ele pensa que é - e tem-lhe dado ouvidos de mercador!.. Desta vez, vem com a mais que requentada cena da 3ª Via!... Auto considerando-se ele mm como a 3º Via! Mas 3º Via de quê?... Todos os canenses já perceberam que com ele ou com a"incógnita" personagem do Adelino Amaral, ou com a DrªIsaura ( com ou sem LP), ou com o Engº J. Manuel - afilhado do Matias, ou com o Dr. Borges da Silva- que, verdade seja dita, teve a coragem de denunciar as trapalhadas em que o actual executivo se preparava para envolver a CMN nas próximas décadas - nenhum destes perso- nagens tem (ou terá)um PROJECTO POLÍTICO que faça JUSTIÇA a Canas, certo?... O problema não está nas pessoas, mas sim na falta de condições pra haver uma política LOCAL diferente da que temos verificado nestes anos ditos de democracia!... Para Canas estarão sempre reservadas umas migalhas, como aliás para o resto do dito concelho já que o UMBIGUISMO NELENSE É INFINITO...E A NELITE AGUDA nÂO TEM LIMITES!... Neste contexto indiscutível, a quem é que o Cavalheiro da pseudo-3ªVIA pretende enganar?!
Apetece perguntar: o k é k o auto-candidato fez por Canas desde esses longínquos 30 anos?????.. ALGUÉM o VIU NAS LUTAS DE CANAS?... NAS IDAS A A.R.?...O k é k fez ao longo destes anos para lutar contra essa NELITE AGUDA - cujo mentor-mor ( k não único-diga-se)foi o n/ krido Zé de V. SECO, ad por cima com o beneplácito do seu compadre JJunqueira!!.Aliás, essa ausência não é só dele como da pseudo-doutorite canense diga-se, em abono da verdade!...
O que se sabe é k o Cavalheiro, nos últimos tempos apareceu no palanque no Centro de saúde como PORTA-VOZ do Movimento de Nelas ao lado do inefável A.Minhoto-obviam/ com a benção do Zé Correia!... Claro que o ex-seminarista ad não digeriu a derrota na Concelhia do PS, apesar da chantagem que, ao que parece, fez junto de vários militantes de ASnelas!... Em suma, a 3ª via não passa de um EMBUSTE! Mas 3ª VIa de quê?!...
i) Claro que o Man está "saudoso" deses já longínquos anos e das benesses k, pelos vistos, lhe deixam tt saudades!...
ii) É tempo dos CANENSES não irem em foguetes venham lá eles de onde vierem!...
iii)Aproveito para apelar aos cola boradores do blogue que escre vam... manifestem as suas opiniões sobre este assunto vital para o futuro de CANAS!...Com a certeza de k - da m/ parte- tudo farei para que a VERDADEIRA 3ª VIA SEJA A ABSTENÇÃO!... - como forma de prolongar a LUTA sem passar cheques em branco a ninguém!É urgente lembrar que o Gandhi resistiu ao gr império Britânico pela via pacifista!
* Portuguessuave: qd é k dá a este temática a relevância k o assunto merece?

Anónimo disse...

Pelos vistos um projecto para Canas só é válido na base de um pressuposto simples: Tudo para Canas, nada para Nelas. O resto nem entra nas contas. À "nelite aguda" opõe-se a "canite aguda". Não há meio termo. Para alguns senhores nunca ninguém fez nada nesta terra, tudo o que existe veio do além. Além disso ... só quando essas mesmas pessoas se predispuserem a chegarem-se à frente. Acreditando que a sua capacidade de realização e de empreendedorismo tem real equivalência ao seu inesgotável criticismo Canas não tem que temer pelo seu futuro. Temos gente, logo mãos à obra.

MANUEL HENRIQUES disse...

@anónimo

Antes demais uma (importante) correcção: Não sou um jovem blogger do Paço. Sou um orgulhoso Rossiense criado entre as 4 esquinas e o Rossio de Baixo.LOL

Terei todo o gosto de trocar umas opiniões consigo sobre este e outros temas ( mas preferia que o fizesse ao descoberto do anonimato).

Sobre as criticas ao Dr. José Vaz fico um pouco confuso com a sua posição..

1º Não estarei a ser injusto, avaliando todas as presidências do 25 de Abril até hoje, em dizer que foi uma das mais benéficas para Canas. Estarei errado?
2º Acho também que a questão sobre as candidaturas independentes é de principio: quem entenda que esta ou qualquer outra é nefasta para CAnas, terá de concordar consigo (o mesmo serve para os partidos)
3º Para quem pense que, não obstante o limbo em que nos encontramos, valerá à pena não nos "darmos ao luxo" de mais 4 anos sem voz nos orgãos da "madastra" só pode saudar esta candidatura, ou outras que apareçam e que combatam a maioria asnelense/asnelita que caracteriza o bloco central do concelho.

Devemos evitar uma inútil politica da terra queimada lançando, a coberta do anonimato, lama no nome das pessoas

Sobre o Engº José Manuel penso que, a par do José Vaz, foi dos poucos que fez aqui obra, merecendo palavras mais simpáticas. Mas pronto, está no seu direito de discordar...

Um abraço e bom feriado

Anónimo disse...

@acraveiro
gostei do seu comentário, não preciso de acrescentar alguma coisa, apenas dizer-lhe que a nova vaga do esquecimento do Concelho de Canas o vai chamar de radical.

@anonimo 24 Abril, 2008 19:51,
"Tudo para Canas nada para Nelas", só se fosse o TITULO DE UM FILME;
as contas são conhecidas mas podem voltar a ser divulgadas, são públicas e constam dos documentos anuais de prestação de contas da câmara, vamos analisar a distribuição de recursos pelo concelho e particularmente para Canas,
permita-me as perguntas: Canas resolve os seus problemas integrado no concelho de nelas? Canas a Concelho não existe ou não deve existir "JAMAIS"?

MANUEL HENRIQUES disse...

@anónimo,

É óbvio e evidente que o concelho de Canas restaurado resolveria bem mais problemas que migalhas vindas de asnelas.
Não há ninguem que discorde disso.
Mas temos de ser racionais e pensar se no curto prazo esta é ou não uma boa estratégia ( olhando para os equilibrios politicos nacionais)

Entre este mandato e o próximo vai iniciar-se a estratégica revisão do PDM. Os interesses da nossa terra estão melhor defendidos de que forma? É isto que importa analisar, sem ambiguidades e caneladas.

25 Abril, 2008 16:48

Anónimo disse...

@Manuel Henriques
Há muito que numa reunião das terças-feiras foi dito que a cãmara reuniu com a Junta para tratar da revisão do PDM e mais, que a Junta alargou substancialmente os espaços de construção, dito de outra maneira, totalmente, agora, também lhe digo que nunca mais se falou nisso, e se não se falou é porque não há alterações, ou haverá e a Junta está a ser enganada, ou haverá omissão, sabe que nestas coisas dá muito jeito a descrição, a não participação alargada, e já agora atrevo-me a perguntar: porque não há qualquer informação sobre a revisão do PDM?
Será porque com o tal alargamento das zonas para Canas, impediria restrições para a expansão de Nelas, no âmbito territorial do Concelho; é uma hipótese para o silêncio, alguèm que continue...

Anónimo disse...

onde se lê "impediria" deve ler-se IMPLICARIA,
as minhas desculpas

MANUEL HENRIQUES disse...

@anónimo

Obrigado pela achega

Estamos todos muito curiosos.
Que se aproveite o debate público para esclarecer essas interrogações e perceber se se quer de facto que Canas seja a centralidade sul com idêntico protagonismo ao da sede do concelho.

Não me parece que este assunto vá avançar até às autárquicas...
Também não sei se os estudos existentes (e que o Vereador das obras já referiu existirem aquando da suspensão parcial do PDM na Zona Industrial de nelas)estão em conformidade com os novos traçados viários a construir..

O processo de revisão é complexo, e tem várias fases.Algo se irá saber...

P.S
Na ausência de qualquer informação relevante sobre o assunto no site da CM ( desactualizado desde 2005....) enviei e-mail a pedir esclarecimentos sobre o "ponto de situação" mas ainda não obtive resposta.

Anónimo disse...

@Manuel Henriques
Nelas não tem pressa nenhuma na conclusão da revisão ao PDM, apenas e só porque como disse no comentário anterior, as alterações propostas por Canas são perigosissimas para Nelas, representam a possibilidade de expansão sem travão de secretaria, ao sabor do mercado e eles(nelas) sabem que o sabor de Canas pode ser atractivo e principalmente que lhes foge da mão o controle absoluto do crescimento de Canas.

A importância deste instrumento de gestão no contexto do Concelho de Canas seria irrelevante, pois se o Concelho fosse criado era de imediato revisto oficiosamente.

Ainda lhe posso dizer que os comportamentos e intenções dos envolvidos na revisão, não augura nada de bom para Canas e isto é com conhecimento na 1ª pessoa.

Cumprimentos

Anónimo disse...

O sr. Anónimo que parece tão bem informado poderia esclarecer-nos qual o papel do presidente da Junta de Freguesia?

Anónimo disse...

@vigilante
a competência do PDM é da câmara, é um processo que obriga a uma tramitação própria que envolve outras entidades da administração central do estado,a Junta é um parceiro menor, meramente consultivo sem obrigatoriedade de consulta.

Por acaso, por força de estar num lugar onde fui tratar de um assunto, não gostei do que ouvi.

Sobre o papel do Presidente da Junta, o que sei, foi o que foi dito na reunião citada no anterior comentário.

Anónimo disse...

Sr. Anónimo, todos sabemos que o PDM é de competência da Câmara. Como muitas outras. Mas além do papel consultivo a Junta não tem, antes de mais, um papel político? E não tem que tomar posição sobre tudo o que diga respeito à sua freguesia? Não foi essa, aliás, a sua razão eleitoral vertida para um manifesto subscrito pelas "pessoas bem" de Canas? E o presidente da Junta não é do mesmo partido da presidente da Câmara para quem pediu os votos? E não gostou de ouvir o quê? E ... e não acha que começa a haver interrogações a mais sem resposta? Sabe, respostas existem certamente, só que incomodam algumas consciências "bem pensantes" mas comprometidas.Há que ser paciente, porque a verdade é como o azeite, mais tarde ou mais cedo vem ao de cima.

Anónimo disse...

@vigilante
é claro que haverá sempre perguntas, não procure culpados entre os Canenses porque só é culpado quem tem poder, e a direcção, se me permite, aponta para a cmnelas que se aproxima a passos largos da gestão das câmaras anteriores, quanto ao investimento em Canas e atropelos propicios ao desinvestimento.

Cumprimentos