Canas OnLine

16/04/2008

Ponto da Situação

Hoje, a EDM acordou também com a Câmara Municipal de Nelas que o edifício onde se encontra a funcionar a Casa de Pessoal da Urgeiriça passe a ser propriedade da autarquia, dando assim resposta às pretensões dos seus associados.

[...]a Casa de Pessoal era «uma segunda casa dos mineiros, um local de encontro, de partilha e de muitas emoções». Neste âmbito, afirmou que o que estava em causa «não era uma questão de propriedade, mas de preservação da memória», considerando que, com esta cedência, foi prestada «uma belíssima homenagem a todos os mineiros da Urgeiriça».
[...]o trabalho da EDM na Urgeiriça só terminará em 2013, uma vez que às obras de requalificação da Barragem Velha se seguem outras intervenções, para que esta volte a ser «uma terra de futuro, promissora».«Queremos voltar a pôr a Urgeiriça no mapa como um local onde se pode viver e passar férias, mas sem perder a memória do passado»


A Casa do Pessoal das minas da Urgeiriça, em Nelas, vai continuar na mão dos trabalhadores, mas fica amputada do campo de futebol que dará lugar a uma urbanização naquela que é a "zona mais aprazível da Urgeiriça".

[...]amputou os mineiros de parte da sua memória - o campo de futebol da Casa do Pessoal que foi alienado a uma subsidiária da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) para a área imobiliária. A EDM nos terrenos do campo de futebol irá criar uma urbanização [...]

Urgeiriça em Peso

Compilação:

Diário de Noticias

Sol

Sem comentários: