Canas OnLine

27/05/2008

Espanta-me...

Numa altura em que tanta gente se preocupa com os jovens, com o que fazem nos seus tempos livres, com tudo o que têm de lidar nos dias de hoje, numa altura em que os país tentam ocupar as vidas dos seus descendentes com actividades que passem para além dos jogos de computador e envolvam actividades físicas ao ar livre, estimulação intelectual e desenvolvimento de carácter há em Canas de Senhorim uma situação que me entristece, não só porque me afecta directamente mas porque considero uma falta de atenção para com a população em geral e para com os jovens em particular. Ontem ia a passar ao pé da estação de Coimbra B e vi uma camisola que dizia “Canas de Senhorim”, já me tinha acontecido o mesmo na rodoviária de Lisboa aqui há uns anos, por Viseu é habitual isso acontecer, mas são estas pequenas coisinhas de nada que nos fazem encher de orgulho, porque ao pé dessa inscrição estava “Agrupamento 604”. O Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas que não tem sede e organiza actividades nacionais e regionais. Espanta-me um pouco este desinteresse por uma associação que já conta com mais de 25 anos em Canas de Senhorim e tem estatuto de utilidade pública. Espanta-me que quase ninguém se indigne por uma associação que lida com crianças e jovens não ter um espaço próprio onde possa desenvolver as suas actividade e guardar o seu material. Espanta-me que os próprios pais não façam pressão sobre os órgãos competentes para que os seus filhos tenham um sítio seguro e agradável para desenvolver as actividades. Espanta-me a constante guerra de invejas que inunda a nossa terra. Espanta-me a apatia dos órgãos competentes, da Câmara, da Junta e da própria Igreja. Espanta-me que havendo possibilidade de ocupar edifícios públicos, que se encontram neste momento ao abandono e a servir sabe-se lá para quê (que toda a gente sabe…), não haja boa vontade para dar a esta associação uma sede.

Só não me espanta a vontade destas crianças e jovens que continuam a reunir-se todos os fim-de-semanas, a aprender brincado, a crescer. Não me espanta que cada vez mais jovens tentem fazer aquilo que ao que parece ninguém quer fazer por eles. Não me espanta que Canas de Senhorim continue a ser conhecida por um local de grandes actividades.

A culpa é de todos… principalmente daqueles que ficam calados. A situação é simples temos um local disponível, já nos punham a chave na mão e tudo… infelizmente não temos autorização local. Tudo o que necessitamos é de um local… se não for esse é outro qualquer, caso contrário é o fim anunciado de uma associação que não merece acabar… espero que me engane…

Seria engraçado ver o GDR a treinar no pavilhão do Rossio, o Rossio a fazer os carros no lar de idosos, o Paço no auditório das piscinas, a missa a ser dada na sede da junta, a junta a trabalhar no mercado, o mercado a ser feito no jardim escola, o jardim escola a passar para os balneários da piscina, etc... tudo deve ter o seu local próprio não acham?

12 comentários:

miau disse...

Muito bem farpas.
Isto chega a um ponto em que aborrece.
A motivação vai-se perdendo, e não tarda nada que o melhor, seja mesmo, o fim anunciado.
Assim não dá para trabalhar...

PortugaSuave disse...

Segundo consta, sem qualquer confirmação oficial ou credível, o espaço que está a ser criado nos Valinhos prevê uma sede para os Escuteiros. Será verdade? A ser, penso que ficavam bem servidos.
Cumprim.

tix disse...

O grande problema é que há sempre informações não oficiais que já nos deram mais de 10 sítios possíveis, e bons, mas vai-se a ver e continuamos no mesmo vão de escada com 1,47m2. Acho que os nossos jovens precisam realmente de um espaço onde possam dar largas à sua imaginação. E precisam para ontem, não para um amanhã que tarda a chegar.

®efeneto disse...

E a antiga escola da Urgeiriça???
Por aqui anda esse zumzum. Ou para os escuteiros ou para o futuro (longe...longe...)espaço net...Nada oficial...nada confidencial...apenas zunszuns...
Como até agora tenho tido a sorte de acertar nos zunszuns!!!...

Bela lembrança dos escuteiros.
Pena o site estar desactivado. Pena haver pouca informação aqui neste espaço.
Não nos podemos esquecer que este espaço é visitado por muita gente e seria uma boa fonte de informação.

Na zona onde habito (Urgeiriça) se calhar haverá gente que desconheçe que Canas de Senhorim tem escuteiros.

Em resumo, uma bela postagem de mais um Agrupamento esquecido...

Farpas disse...

Antes de mais quero dizer (já que me esqueci de colocar isso no post) que este texto é a opinião pessoal de um Caminheiro CIL do Agrupamento 604 e não uma posição oficial do agrupamento, se bem que não deve andar muito longe...


@Portugasuave: o problema é que ainda ninguém disse que haveria um espaço para o 604. Fartos de promessas de falsas sedes estamos nós!

@Efeneto: Não temos autorização para a escola da Urgeiriça... era um dos meus locais preferidos para uma sede... mas falta a tal autorização... se calhar até não a temos para que os computadores a possam ocupar...

®efeneto disse...

Aqui realmente falou-se á tempos na hipotse do agrupamento.
O ultimo zunzun realmente é de ser aproveitado para o tal "espaço net", até porque já a teve.
Vou andar á escuta pois aqui para se saber algo das movimentações infelizmente temos que andar a escutar ás portas...

Já agora sabe porque fecharam o site?? Julgo que ainda há pouco tempo estava activo.
Abraço.

®efeneto disse...

Esqueçi... antes de se falar na antiga escola, falou-se no centro de estudos que estava junto á enfermaria. Mas esse já era.

Farpas disse...

@efeneto: o site teve um problema mas está a ser resolvido. Quanto a essa localizações que diz o problema é mesmo esse... sentimos que andam a gozar connosco, como já se viu nos exemplos deste post já tivemos uma série de sedes prometidas mas na realidade a única coisa que temos é uma arrecadação de 1,47m2 para meter as tendas e outro material... neste momento a situação está a chegar a um limite crítico, por isso este desabafo, não gostava de ver acabar uma associação da qual faço parte há 21 anos...

As pessoas que podem decidir são leitoras deste blog, e não julguem que para teremos uma sede é preciso sair da nossa terra para ir falar com outras pessoas, quem pode decidir está em Canas por isso o apelo a que resolvam esta situação de uma vez por todas. Alguém de bom senso que nos dê uma alternativa válida que possamos usar como sede.

Paula Cardoso disse...

A inconformidade do ser é o que nos mantém num caminho quem nunca tem fim. A voz do Farpas não está sozinha, mas corre o risco de ficar adormecida como a tantas outras vozes já aconteceu.
Sou C.I.L. (Caminheira em Insignia de Ligação), vou ser futura chefe, e constantemente me pergunto se é Canas de Senhorim que procuro para enraizar. O que ela me oferece? Uma Terra de amores, mas que no fundo só grita durante 3 dias? Uma terra de promessas, mas que no fundo nem se esforça tão pouco para as cumprir? O problema é não se aperceberem que todos (como comunidade) temos o poder de decidir. E não uma cabeça qualquer que comanda um partido, mas que no fundo, é só mais uma cabeça que rola. Porque sejamos sinceros, sempre foi mais fácil delegar responsabilidades, delegar culpas e criticar.

Sou uma jovem que procura numa terra uma razão para ficar. Não tenho o escutismo a fazer parte de mim à 21 anos. Eu é que faço parte da grandiosidade do Escutismo.

Ignorem, aplaudam, mas pelo menos espalhem a nossa vontade. Ou pelo menos parem de criticar os jovens estudantes que saem de Canas para irem viver em outros sitios, parem de criticar os professores porque não têm mãos nos miúdos, parem de criticar as gerações vindoiras a dizer que cada vez está pior. Estes jovens são os únicos que tentam chamar a atenção numa comunidade alienada. Tudo o que começa tem um fim. É o que Canas de Senhorim me lembra a cada dia que passa.

Farpas disse...

"Podes considerar a tua posição, no blog, a posição do Agrupamento 604."

Agostinho Matias
Chefe de Agrupamento

Este é o conteúdo de uma sms que recebi. É mais um sinal que esta nossa luta está a chegar a um limite preocupante... peço a quem tenha poder para isso que trate o Agrupamento 604 como qualquer outro Agrupamento do CNE é tratado nas suas localidades, desconheço algum agrupamento que tenha as condições que nós temos... aliás basta olhar para o concelho e para o distrito...

®efeneto disse...

Concordo plenamente consigo. Se leem este espaço é bom que façam algo.
Não deve ser preciso ir a Nelas pedir...até porque seria escusado.

Fazem bem refilarem e barafustarem...é um direito que vos assiste lutarem pelos vossos ideais, lutarem pela vossa juventude.
Os "kotas" estão com voçês.

Tomahock disse...

Infelizmente é uma triste realidade do Agrupamento (do qual faço parte à 14 anos!). Existe um grande diamente bruto nos escuteiros mais novos, mas com as condições que temos não pode ser polido.

Há espaços, há vontade de os ocupar, mas enquanto não houver vontade das entidades competentes não há chave na mão.