Canas OnLine

01/06/2008

Importa Explicar...


Este fim-de-semana apercebi-me da dimensão deste blog, por isso acho que faz sentido escrever este post para explicar algumas coisas que, se calhar, algumas pessoas que nos lêem não sabem. Primeiro importa dizer que o Município CdS tem um regulamento interno que todos os bloggers aceitaram para poderem fazer parte. Julgo que os outros membros não se importarão que eu transcreva aqui alguns pontos dessa carta de princípios que julgo serem importantes para o quero transmitir com este post:

“(…)o blog Município Cannas de Senhorym (MCdS) pretende substituir-se aos órgãos municipais coercivamente instituídos, na divulgação e promoção das localidades que constituirão o Concelho de Canas de Senhorim.”

“O Município Cannas de Senhorym (MCdS) é um blog exclusivamente dedicado a Canas de Senhorim e seu termo e tem os seguintes objectivos:

-Promover e divulgar a vila de Canas de Senhorim e seu termo.

-Apoiar a luta pela elevação de Canas a Município.

-Apoiar acções sociais e políticas que contribuam para o desenvolvimento e reconhecimento de Canas e de seu termo.

-Por “seu termo” entendem-se as localidades de Aguieira, Lapa do Lobo, Póvoa de Sto. António, Caldas da Felgueira, Vale de Madeiros e Urgeiriça.”

Desde sempre este blog teve uma relação muito forte com as associações de Canas, não directamente com as suas direcções mas uma relação que faz a ponte entre as associações e as pessoas que estiverem interessadas em saber mais sobre estas, quer por estarem longe da nossa localidade, quer por a mensagem dessas associações muitas vezes não chegar a todos, temos os casos dos dois suplementos deste blog o Município Sport e o Carnaval. Fazendo parte da equipa deste blog e ao mesmo tempo de uma associação canense, o post que escrevi aqui há uns dias parece-me perfeitamente natural na divulgação do que se faz nas associações e na procura da melhoria de condições de trabalho dessas mesmas associações.

Parece que muita gente se sentiu com o tal post… tenho pena… não, não tenho. O post cumpriu os seus objectivos, em Canas muita gente falou bem, ao mesmo tempo muita gente falou mal, mas não a mim porque o anonimato encoraja muitas pessoas, mas dar a cara é diferente… fora de Canas tive a surpresa maior, não fazia ideia que éramos assim tão “famosos”… ainda bem, aproveito para dirigir aqui um apelo ao Agrupamento 578 de Nelas para que se junte à nossa luta por uma sede, não é um problema vosso porque vocês têm uma, é um problema nosso mas que afecta o bom funcionamento de um Agrupamento do CNE do qual fazem parte, e se vocês sabem do problema e sabem que estamos neste momento a lutar por uma sede (porque lêem este blog!) então também não podem ficar de braços cruzados! Quanto às outras pessoas, principalmente as críticas, entendam que os escuteiros não são nem querem ser um órgão ligado à política, esta é uma questão social, quem a torna política são as pessoas… da minha parte não passa por aí. Só pedimos uma decisão, esta nossa luta entrou agora numa segunda fase, cansámo-nos de promessas feitas de muitos lados, agora esta luta é pública e passa por envolver a comunidade onde estamos inseridos. Críticas são sempre úteis desde que de pessoas com nome real e que queiram dar a cara, por nós ou contra nós.

Rui Pina a.k.a. Farpas

14 comentários:

MANUEL HENRIQUES disse...

Rui,

Nem percebo a razão da polémica. O agrupamento é uma "colectividade" de pleno direito e este blogue é um forum onde pode e deve expressar-se.

Quer o Rui quer o Cingab expressaram-se de forma muito frontal sobre um problema "logistico" que afecta o agrupamento.

O Agrupamento, pelas actividades desenvolvidas ao longo dos anos, merece o carinho e reconhecimento de todos.

Acho que se foram feitas promessas devem ser cobradas. Aqui ou em outra sede, e se prometidas por pessoas com responsabilidades, deve dar-se um raspanete a quem não cumpre.

Farpas disse...

Manuel parece, de facto, simples não é? Não se percebe porque é que há pessoas que querem meter política em tudo o que se faz... Apenas estou a defender uma associação com sede (ou com falta dela) em Canas da qual faço parte, o Agrupamento 604 merece uma sede seja qual for o partido da cmn ou da junta de freguesia, seja quem for que esteja à frente dos comandos políticos da nossa terra!

®efeneto disse...

...seja qual for o Primeiro Ministro ou o Paroco da Freguesia.
Quando se pede á juventude força para ser o futuro deste país e não se lhe dá as condições que eles exigem, alás que eles merecem, aliás, que eles teem direito. Pedirmos o que temos direito não tem côr.
Quem me diz a mim que muitos pais desta terra não coloca os filhos nos escuteiros por essa lacuna?

Cingab disse...

Não gosto de ver os escuteiros inseridos em questiúnculas políticas!... Mas gosto menos que sejam os políticos a metê-los na fogueira...
Não gosto de ver escuteiros com exigências, mas detesto vê-los de calças na mão.
Não gosto de certos escuteiros políticos de asnelas, mas tenho especial admiração pelos escuteiros de asnelas...

Obviamente, porque estamos a entrar em ano de eleições, tudo se vai prometer: sede e campo escola para os escuteiros, sede do Rossio, construção da rua fonte da cruz, rotundas, casa da cultura, passeios e subsídios... Mas o que importa é saber o que disto estará realizado em Dezembro de 2009!...

Porque, Sr. Farpas (também conhecido por farpelas fariseu :)), não vele a pena contar com a Câmara de asnelas, se não contam com o conselho pastoral de canas de Senhorim (principalmente o económico), se não contam com os escuteiros e ex escuteiros (ou seja a população), se não contam com os pais e até com a Junta de Freguesia... Não podem ir contra todas estas pessoas e entidades, tem de ser elas a querer ajudar os escuteiros... Tem de sair do seu íntimo...Como se faz isso?...

É que para toda a gente (se calhar ainda bem) os Escuteiros são apenas uns tipos porreiros, que desenrascam, que trabalham na Feira Medieval por uma "bucha" (às vezes nem isso), que tocam umas músicas fixes nas Eucaristias ou transportam uns andores... E se é para isso, para que raio precisam de uma sede? Ainda se metem em poucas vergonhas!...

Mas claro que, como estou de fora, posso fazer uns "pressings" fariseus, já os escuteiros no activo deveriam-se preservar!... Porque algo me diz que ainda vos/nos vão queimar...
Mas esta é só a minha opinião!...

Farpas disse...

Eu posso bem com o calor... temos a verdade e a razão do nosso lado, ainda este fim-de-semana o disse a uma pessoa, eu dou a cara por uma associação em que acredito, por uma causa que acho necessário, por isso acho que seria simpático ver a cara das pessoas que estão contra essa causa, terei todo o gosto em encontrar-me com elas e discutirmos os nossos argumentos. Custava-me bastante ver sair o Agrupamento de Canas para outra localidade, mas também te digo, se esta situação não se resolver brevemente vou-me juntar ao lado daqueles que nos querem e que acham que esta associação é suficientemente importante para serem criadas condições para existir. Já passámos a fase das promessas... é do cansaço... haja eleições ou não já não queremos promessas, queremos uma solução válida, e neste momento queremos apenas que as pessoas que têm o poder para tomar decisões digam publicamente se estão connosco ou se não podemos contar com eles.

Farpas disse...

Mais um testemunho AQUI

PortugaSuave disse...

Farpas e Cingab

Quem ler os últimos posts sobre este assunto e os respectivos comentários percebe que algo se passou, talvez duras críticas à frontalidade com que expôs o tema, ou até, algum desconforto por tal assunto ter sido levantado em praça pública (neste blog?!). O que não se percebe é quem é que ficou tão milindrado com o tema, pelo menos eu, que estou um pouco por fora das relações do agrupamento com a comunidade...
Se nos pudesse esclarecer... é que a sua explicação ainda me baralhou mais...

Farpas disse...

Portugasuave o que eu queria com o post era tornar pública a situação, há muita gente que não gostou desse facto porque gostaria que tudo fosse um mar de rosas, mas os espinhos picam e voltam a picar e chega a um ponto que ou berramos de dor ou nos sujeitamos a levar picadas o tempo todo. Felizmente temos aqui um blog que provou ser um grande veículo de comunicação e como sempre esteve aberto às associações permitiu-me lançar este assunto para o "ar", assim o post atingiu todos os intervenientes neste processo e ainda mais alguns que nem me passava pela cabeça que pudessem estar tão interessados no que se passa neste blog! Temos a Câmara, temos a Junta, temos a Igreja e temos os restantes grupos a quem coube a carapuça e, ainda, quem por não estar na mesma situação se sentiu melindrado por esta luta. Não quero acusar ninguém porque, como já disse, não lhes vejo a cara... mas cada recado de cada texto chegou ao seu destino!

Este blog tem liberdade e carácter suficiente para publicar aqui os textos de resposta de quem se sentiu com este texto. Por isso encorajo as possíveis respostas!

®efeneto disse...

@farpas

Uma opinião. Talvez não fosse má ideia pedir autorização e trazer esse testemunho para este espaço.
Testemunho real e escrito correctamente. Por certo iria enriquecer este tema.

PortugaSuave disse...

Farpas crei que entendi. A sua mensagem foi clara quanto à necessidade de um espaço digno para os escuteiros. E teve eco pelos vistos...
Não creio é que valha a pena enfatizar todo o respaldo da polémica aqui no blog.
Cumprimentos

Farpas disse...

Na minha opinião é importante explicar o porquê do post visto que foi colocado em causa este blog, os seus conteúdos e a orientação política do mesmo associando, ao mesmo tempo, os escuteiros a uma ou outra facção política. Daí o ser necessário explicar que este blog contribuí para ajudar as associações de Canas de Senhorim independentemente de qualquer outro factor mais ou menos político.

ibotter disse...

"um dia escuteiro escuteiro para sempre"
Sou um dos pioneiros do 604,
junto-me à "nossa" ca(u)sa!

Anónimo disse...

"O CNE não se identifica com qualquer ideologia partidária nem com o poder instituido" (artigo 3º dos Estatutos do CNE)

Sempre Alerta Para Servir
O Chefe Agrupamento
Agostinho Matias

Anónimo disse...

Quando entrei para os escuteiros ganhei uma nossa casa uma nova família....parece ridículo...mas é isto que sentimos.

Nós temos uma casa só não é feita de parede como todas as outras é feita da coragem dos nossos chefe dos nosso caminheiros e de nós mesmo é feita de força e de esperança...que um dia poderemos ter um espaço onde os escuteiros de canas possam arrumar as suas coisa...mostrar ao nossos amigos escuteiros e diz " isto é a nossa sede, e este é o nosso abrigo foi aqui que aprendemos as leis, isto são as nossas actividades que já fizemos..."


Estamos todos no mesmo barco...pela mesma ca(u)sa