Canas OnLine

04/07/2008

O Observador

( Publicado no Edição nº 115 do Jornal "Canas de Senhorim")

O passado mês foi rico em temas de relevo local.


A Revisão do Plano Director Municipal de Nelas

Acabei por obter resposta sobre o ponto de situação da Revisão do Plano Director Municipal. Dizem-me que as alterações ao traçado do IC 12 são a causa principal deste atraso (curiosamente a resposta que me foi enviada pela Câmara Municipal omite o IC 37 que, segundo uma das soluções “rasgará” o concelho ao meio entre Canas e Nelas).
Modestamente, devo dizer que acho a resposta completamente insatisfatória. Importa não esquecer que a Revisão de um PDM é um processo de planeamento…mas também um processo politico, que condiciona o desenvolvimento das povoações. Face à animosidade histórica, de todos conhecida, entre as 2 principais localidades do concelho (cujos motivos todos conhecemos) ganhar-se-ia, e muito, em fazer desta processo um exemplo e que do mesmo não resultasse sombra de parcialidade ou bairrismo. Diz-me o Departamento de Planeamento que a fase de envio de sugestões dos particulares terminou em 2004. Ora, de 2004 para hoje tanta coisa mudou (nos protagonistas da politica nacional e local, nos acessos projectados) pelo que se impõe uma atitude mais pró-activa.
No entretanto, são vários os boatos sobre um novo PDM que possa estar a ser “cozinhado” para não vir ao encontro aos interesses legítimos de Canas. A única forma de rebater estes boatos é gerir este processo de forma absolutamente transparente e diria eu, com mais abertura do que aquele que a lei prevê. Aguardam-se as cenas dos próximos capítulos….

IC 12 e IC 37

A pedir transparência está também o processo das novas acessibilidades. Mas afinal quais as soluções preferidas pelo Município? Houve alterações aos estudos prévios? Ainda pode haver? O que sabe a Câmara acerca das soluções finais? O que se lê nos jornais e na blogosfera é inconclusivo. Também neste dossiê a informação à população está por fazer. Pergunta fundamental: Está a Câmara disponível, enquanto defensora dos interesses de todos os cidadãos do concelho, para promover um esclarecimento cabal sobre o assunto nas freguesias em cujo território estes acessos vão ser construídos?

Futebol Amador e jovem vs Futebol Profissional

Mesmo à distância, e na qualidade de sócio do GDR de Canas de Senhorim (nº 530) só posso enaltecer a brilhante temporada das equipas de futebol do nosso clube. De todas, um destaque especial para as equipas Sénior e Junior. Se tirarmos aquele lado aleatório da bola que entra e não entra, o mais importante a destacar é a obra social do desportivo, nomeadamente os muitos jovens que praticam desporto nesta colectividade, bem como o forte sentimento de identificação dos naturais de Canas, em Portugal e no estrangeiro, com o clube.
Ainda falando de futebol, não posso deixar de destacar pela negativa, não pela época desportiva mas pela péssima gestão de dinheiros públicos, os muitos milhares de euros investidos no clube da sede de concelho – o SL NELAS. Os adeptos e simpatizantes deste clube merecem-me todo o respeito, e certamente compreenderão este desabafo. Parece-me de todo insensato o patrocínio dado, anos a fio, a um clube, a todos os títulos profissional. A megalomania de pretender ser o melhor clube de futebol do distrito não pode ser sustentada pelos contribuintes que, involuntariamente, pagam ordenados chorudos a desportistas profissionais. O dinheiro público, que dizem os políticos ser por aqui escasso, tem pois um péssimo destino. Ora bolas, temos um concelho assim tão rico? A cereja (amarga) em cima do bolo é o caso da alegada corrupção a jogadores de uma equipa adversária – o Abrantes – que contudo os dirigentes do SL Nelas refutam. Esperamos todos que não se confirme este vergonhoso caso, e que de facto seja uma pura falsidade. Só na nossa freguesia temos um punhado de situações onde o dinheiro “investido” no futebol profissional podia ter um fio socialmente mais útil. Assim a minha sugestão é de que se abandone esse despesismo sem público e socialmente inútil, e que, a querer dar-se apoio ao desporto (que é justo e necessário) se dirija o investimento para as equipas amadoras e camadas jovens das várias colectividades do concelho. Futebol Profissional, só se pago pelos próprios interessados.


Manuel Alexandre Henriques
(
mahenriques@sapo.pt)

7 comentários:

miguel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
carlosdasserras disse...

esta noticia é velha e ultrapassada, é do conhecimento público, aliás o MRCCS foi o unico que teve a coragem de dizer o que se passa, a verdade: IC12 na Lapa do Lobo e IC37 a montante do campo de futebol do nelas; ambas as situações pela mão do PS, O IC12 pelo PS de Canas que argumentou, entre outros, com um melhor acesso à parte sul de nelas, um melhor acesso aos quatro(?) parques industriais de Canas, o não engarrafamento de trânsito nos funerais, no desfile do Carnaval, etc.; o IC37 previsto junto à nelcivil, foi por proposta da oposição na câmara do PS, votada a solução a montante do campo de futebol do nelas,
e pronto é assim, esta é a realidade, com o Despacho do Secretário de Estado do Ambiente, a situar o nó do IC12 na Lapa.
O PS conseguiu num abrir e fechar de olhos eliminar as acessibilidades em Canas, não admira, eles dizem no seu comunicado que o "concelho nem daqui a cem anos", mas engraçado, estiveram todos no 1 de Julho de 2003,...Hipocrisia pura

06 Julho, 2008 00:37

MANUEL HENRIQUES disse...

@CARLOSDASERRAS

Não considero a noticia velha e ultrapassada nem tampouco irreversível.Importa reter que o texto foi escrito antes do comunicado/comicio do MRCCS

Se fosse irreversível temos todos de nos lamentar pela ocultação em que caiu este dossiê, e pela falta de luta por esta causa.

A nossa alienação nos orgãos próprios continua e continuará a fustigar os nossos interesses.Só não vê quem não quer

A confirmar-se o que diz do PS não é motivo para grande espanto. A nossa terra tem sido muito prejudicada por este partido. Posso concluir que os nossos militantes deste partido contam pouco ou nada junto do todo poderoso Junqueiro.

carlosdasserras disse...

"A nossa alienação nos orgãos próprios continua e continuará a fustigar os nossos interesses.Só não vê quem não quer", desculpe @manuel henriques, isto não faz sentido, repare que o IC37 foi votado por unanimidade, por proposta do Partido Socialista na câmara, a que se juntaram os votos do "governo" na câmara PSD, ou seja, para a nossa representatividade valer alguma coisa teriamos que ter 4 vereadores na câmara fieis a Canas, ter lá um nada valia, porque quando se trata de arruinar Canas, para eles (nelas) não há partidos.
O comunicado do MRCCS podia ter saido mais cedo, só que o MRCCS já falava nas suas habituais reuniões públicas, mas tinha que ter a certeza, ou seja, dados concretos sobre as acções e autores destes desastres para Canas,
em suma: realidades

manuel disse...

O mrccs acha que não vale a pena fazer-se representar, o nosso eleito, na defesa dos interesses de Canas.
Não existe justificação para a ausência dos nossos orgãos oficiais
em todo e qualquer assunto em que o futuro de Canas seja posto em causa!"Quem não aparece esquece!"

Que sabe Canas do PDM? Que sabe Canas do seu futuro?
Mas com toda a certeza o mrccs, na pessoa do seu maestro já saberá a quem, mais uma vez, entregará os Canenses.

A questão dos "nós" dos IC`s, em minha opinião, desde que não nos entre pela Vila a dentro, servir-no-à sempre; mais Km menos Km. O que considero mesmo errado é prever o pagamento de portagens...

carlosdasserras disse...

@manuel, conforme é km +- km, também é € + - €, a verdade é que as acessiblidades não ficam em Canas e sabe-se pelas mãos de quem.

Volto a referir e a colocar-lhe a pergunta: qual o resultado prático dessa representatividade? será possível, um voto, alterar a vontade de um orgão(câmara)expressa por + seis votos em sentido contrário? Ou será através da assembleia municipal? Este orgão altera o plano de investimentos da câmara?

O PDM há-de ser colocado em discussão pública, é essa uma das fases, isto se nelas, não optar pela sua divulgação à noite, numa das vias de Canas que é hábito ter as lãmpadas fundidas.

Cumprimentos, escreva sempre

xuxa a lista disse...

Continuo a apreciar este tipo de opiniões onde se atribui a um único partido todas as culpas de todos os males de Canas.

O PS tem mais em que pensar! Olhem que quem lidera a CM é o PSD e o CDS.

Já agora digam-me porque não existem representantes de Canas no executivo autarquico (já que somos a segunda, ou primeira segundo o portugasuave,freguesia)?

E porque é que não são estas questões levantadas na Assembleia Municipal pelo nosso Presidente de Junta? E porque não são estas questões levantadas nas Assembleias de Freguesia?

O principal mal de Canas está em Canas e nas suas pessoas. Os outros apenas aproveitam em seu beneficio as oportunidades que lhes damos.