Canas OnLine

01/09/2008

Cenários

Não estou por dentro dos meandros da política concelhia, portanto tudo o que aqui for escrito não passará de especulação, ainda que as conjecturas possam ter algum grau de razoabilidade.

Certa é a candidatura independente do Dr. Vaz à presidência da Câmara de Asnelas e a recandidatura da actual presidente, Dra. Isaura Pedro. Se o Dr. Vaz avança às apalpadelas, Isaura Pedro parece igualmente jogar à cabra-cega. Assediada no interior do partido, por alguns inconformados que não alcançaram os “tachos” do costume, e confrontada com a possibilidade de Borges da Silva, de quem tudo se espera (mesmo que dali não saia nada), assumir, também ele, uma candidatura à presidência, Isaura Pedro vacila, numa lógica partidária que, como sabemos, não é determinante (Canas pode reequacionar todo o processo). A actual coligação pode mesmo esfrangalhar-se perante o protagonismo de alguns detractores, e consequentemente, vir a perder parte do eleitorado que a confirmou nas últimas eleições.

Quanto à oposição, o PS, na pessoa do seu novo líder, Adelino Amaral, tenta reagrupar as suas tropas, tarefa difícil, pois o velho General, mesmo derrotado, continua a minar, acenando e manobrando nos bastidores à boa maneira dos ditadores da América do Sul. José Correia não se conforma com a reforma política interna do partido (e a dele próprio) e, quem sabe, ainda terá algo a dizer. Esta é a boa notícia para Isaura Pedro, aparentemente não terá que se preocupar muito com a oposição fora do seu próprio partido.

Com quem Isaura Pedro tem que preocupar-se é com o eleitorado canense, e olhem que, ou muito me engano, ou não anda tão distraída quanto parece. É do conhecimento geral que as associações canenses têm sido contempladas com verbas reforçadas e mesmo onde ouve reduções orçamentais estas foram proporcionais, relativamente a outras associações do concelho. Jogando pelo seguro, não vá o povo esquecer-se, gizou para 2009 mais obras “pó de arroz”, como oportunamente Ana Mafalda lhes chamou no seu comentário de 15 de Agosto de 2008: ao que parece a rotunda na estrada nacional vai mesmo concretizar-se e uma boa parte do caderno de encargos apresentado pela Junta de Freguesia irá ter resposta positiva.

Os canenses que não votam cegamente no seu partido, têm uma tarefa difícil: podem alinhar com a posição, por enquanto indefinida, do MRCCS, mas ao que tudo aponta pró-Isaura, assim ela corresponda aos compromissos com a Junta até ao fim do actual mandato, circunstância que a verificar-se aliviará a posição de Luís Pinheiro e do MRCCS – caso contrário não restará outra opção que não o silêncio do líder, confrangedor, de quem, comprometido, sugere sem apontar. Esta ultima hipótese pode mesmo fragilizar definitivamente o MRCCS, Luís Pinheiro sabe disto e, sendo certo que pretende recandidatar-se à Junta, o melhor que tinha a fazer era preservar o Movimento, concorrer a título pessoal, liderando uma lista independente ou apoiado pelo PSD, como quisesse, mas desvinculando o Movimento desta gincana política onde a isenção é difícil e a unidade impossível. Se um Movimento serve para alguma coisa é para se movimentar, livre, sem peias nem ligações perigosas, o Movimento não pode estar constantemente a ser sufragado nas autárquicas, dividindo os canenses e enfraquecendo-se, o MRCCS não é sufragável.

Por outro lado os canenses podem dispersar-se entre a Dr. Isaura, o Dr. Vaz e o indefectível PS que mesmo depois de todo o aleive ainda tem os seus apoiantes (e aqui as eleições seriam um grande quebra-cabeças para toda a gente). Creio mesmo que o Dr. Vaz joga com esta possibilidade, a fidelização de um eleitorado que não se revendo na actuação da actual presidente, independentemente do propalado romance entre esta e o líder da Junta/Movimento, ceda o seu voto à alternativa possível - ele próprio - um canense, que, segundo as suas palavras, já deu provas no passado, ainda que ao futuro (de Canas) nada tenha acrescentado. Continuamos a aguardar o seu compromisso político com Canas, se é que tem algum! (claro que isto é uma provocação à coragem política do Dr. Vaz, bem sei que à leve suspeita de um compromisso, um simples passeio pavimentado em Canas, nem um único voto obteria fora da Freguesia).

Cenário menos provável, mas teoricamente possível, uma espécie de “Ensaio Sobre a Lucidez”, seria os canenses votarem maciçamente em branco ou absterem-se, talvez a posição mais coerente com os princípios de quem defende a autonomia de Canas, de grande impacto simbólico mas pouco realista, pois quer queiramos quer não, a regência continua do lado de Asnelas e muita coisa importante vai decidir-se no próximo mandato.

Não é fácil a escolha dos canenses, e provavelmente ainda haverá mais protagonistas a acrescentar ao palco político onde se irão desenrolar todos estes cenários. Uma coisa é certa, todos sabemos que seja qual for a escolha Canas continuará penando, estendendo a mão envergonhada à caridadezinha que o poder em asnelas decidir promover.

Diria que tudo isto é agonizante. Todos os cenários me parecem inúteis, destituídos de qualquer sentido. A única coisa que me anima é que o Intercidades já para em Fátima! E todos sabemos que ambos estamos no mesmo comboio. Estejamos atentos que a viagem vai ser dura e precisamos de um MRCCS forte e aglutinador.

28 comentários:

MANUEL HENRIQUES disse...

@Portugasuave

Em primeiro lugar saudo o regresso. Que falta nos faz por cá..

A sua análise é concisa e coerente com o que tem vindo a dizer por cá.

No geral concordo com quase tudo.
A minha divergência ( ou nunce) é sobretudo em 3 pontos:

a) José Vaz - Face ao descrédito das candidaturas partidárias pode até optar por uma campanha ambígua - ao actual estilo Manuela Ferreira Leite - que por si, e pelas memórias que as pessoas têm do seu consulado, estou convencido que seria a candidatura mais votada por cá. A margem da vitória dependerá apenas do que fizer Isaura Pedro no próximo ano.

b) Isaura Pedro estará talvez no "ponto de não retorno" em Canas. A alienação de expectativas é brutal. Não estou certo que as pessoas votem pelo que dizem as associações. Uma análise fria dos dossiês destes 3 anos de mandato (manutenção dos espaços públicos, zoma industrial, acessos e obras de vulto na freguesia) dão, até à data um medíocre, ao nível médio de um Zé Correia. Se não houver dinheiro fresco do QREN não vai além do suficiente menos. Também me palpita que nos próximos meses haverá obras. A jogada é de alto risco....

c) PS - A liderança local é pouco entusiasmante mas consegue com facilidade apanhar votos em todas as freguesias. O meu palpite é que sobe o Score em Canas e desce em Nelas. EStá claramente apostado num quanto pior melhor de Isaura Pedro. Uma candidaura forte do Dr. Vaz pode dar-lhes a vitória no fotofinish...

01 Setembro, 2008 23:55

miguel disse...

José Vaz! se ele não disser nada, as pessoas podem ficar na esperança que é a última coisa a morrer; se cair na asneira de levantar o véu do seu programa corre o risco de a votação nele ser "negativa" e lá se vão os seus intentos, juntamente com os apoiantes.

@manuel henriques, posso concluir que a sua candidatura apontada na alinea a) tem crédito? a memória do seu consulado é deveras curiosa, quando falam que pôs àgua, electricidade,... bem só pode ser brincadeira.

MANUEL HENRIQUES disse...

@Miguel

Engraçada a sua abordagem (a sua candidatura). Não tenho candidaturas caro amigo.

Não pode por isso, concluir mais nada do que aquilo que escrevi.

Está interessado em que lhe diga quem apoio? Parece um pouco cedo não acha?

Ana Mafalda disse...

@portugasuave parabéns pelo belíssimo texto, mais um daqueles a que já nos habituou.

Não o tomo por ingénuo, está mais por dentro da política canense que muitos de nós por aqui ...

Sem dúvida que este último ano de mandato vai ser o ano das "Obras" já estamos habituados.

Afinal o Dr. José Correia arrecadou cerca de 800 votos em Canas (!) com os candeeiros que mandou colocar dois meses antes das eleições, na Rua Keil do Amaral e com um tipo especial de alcatrão (o alcatrão eleitoral) que mandou espalhar sobretudo nas vias de maior visibilidade e onde iria recolher os ditos votos...

Olhemos com olhos de ver por exemplo para as obras na Piscina, é certo que houve melhorias, o anfiteatro é uma obra que enche o olho, mas responde às necessidades de Canas??

Claro que não!

Nós ansiamos, desejamos, precisamos e merecemos uma CASA DA CULTURA!

E tapam-nos os olhos com um anfiteatro??

Por mais bonito e bem contruído que seja torna-se desconfortável assistir alí a um espetáculo, não tem quaisquer condições acusticas ... não se usa desde a época dos romanos!!!

Mais uma das obras de Pó-de-Arroz ao pior jeito da Câmara: "Pois para quem é bacalhau basta."

O que fizeram na Rua do Casal?? Alcatrão no chão da Rua onde possivelmente nasceu Canas???
Anda tudo aloucado!!!
Não percebem que descaracterizaram o Casal a preço de nada!?!?

Não tinham o direito de nos tirarem o estatuto de uma típica Vila Beirã, descaracterizando assim o nosso património!

E o sentido de prioridades destas obras!?!?! É arrepiante, a primeira rotunda a ser construída foi a de Santar, PORQUÊ???

Não havia ali já semáforos de redução de velocidade???

Quantas mortes por atropelamento ocorreram em Santar nesses cruzamento nos últimos anos???

Querem comparar no mesmo período de tempo o que aconteceu em Canas na Estrada Nova ( Nacional nº 234), 3 mortes por atropelamento, vários acidentes no cruzamento para Vale de Madeiros/ Felgueira e na saída para Nelas!

Que sentido de prioridades é o desta Câmara??????????????

Voltando à Avenida da Igreja, ainda no passado Domingo, mais uma vez, uma idosa tropeçou nos tubos vermelhos que aguardam por mais uns candeiros eleitorais!!!

Fora da minha família e já Câmara e Junta tinham um processo à perna por não concluirem a obra e por não terem os obstáculos devidamente assinalados!

Vale-lhes a ignorância de alguns transeuntes dos direitos que lhe cabem!

Depois percorremos toda a Vila e que vêmos, passeios "ervados" ou em terra batida, "estradas" que mais são caminhos poeirentos, jardins desprezados, desmazelados, a higiene deixa muito a desejar, uma ETAR obsuleta, o cemitério em estado caótico, a capela que ali se encontra, vergonhosamente abandonada, bairros inteiros sem saneamento básico ...

Põem-nos Pó-de-arroz em cima, rejubilam de alegria apregoam as ditas obras ...

Mas afinal qual é o nosso grau de exigência???
Quando deixámos de o ter???
Quem tem essas responsabilidades???
Quem vela por nós???

Ao menos que conservemos a nossa memória bem fresca, que não sejamos atacados pelo alemão ( O Alzeimer)!

Para que no próximo ano não nos esqueçamos da forma desprezível com que fomos tratados durante os últimos três, pois este elenco camarário deve o "poleiro" a Canas mas curiosamente " Cospe na mão que lhe estendeu o prato"!!

Os Canenses não são tão decrépitos como por vezes os tomam, podem andar distraídos, iludidos, alheados, desiludidos, mas são observadores e aprendem com os erros e já não vão em cantigas ...

Seriam precisas muitas obras para apagar estes três anos de mandato ... e obras estruturantes e que resolvessem os problemas concretos das pessoas, não nos interessam obras para capa de revista se não se têm estradas condignas até às suas moradias, ou passeios, ou saneamento básico ... não se deve gastar dinheiro em joias quando se está a passar fome...

Haja respeito e dignidade!

manuel disse...

Concordo plenamente com o "grito" de Ana Mafalda. Mas receio que o pó de arroz seja mais eficiente que o bom senso. Que a nossa inteligência não nos atraiçoe na devida altura.

Manuel Vieira

manuel disse...

Do texto de @portugasuave, sublinho o paráfrafo sobre candidatura do mrccs de novo à junta.
Isto é, sempre fui de opinião contrária quanto entrada do movimento na luta pelo poder autárquico. A génese do MRCC era a restauração do concelho de Canas e não andar envolvido em questões que fragilizaram toda a comunidade.
Querendo este mrccs esse desiderato, porque não se candidataram, ou candidatam à cmn? Pelo menos Canas votaria unânimemente nos seus defensores? Ou não?

Manuel Vieira

miguel disse...

@manuel henriques, pronto tiro o pronome,

não estou interessado em saber quem apoia, mas se leio o blog é natural que os seus comentários me suscitem inclinações, não há mal nisso, inclinações que o autor (interpretação autêntica) logo desfaz.

@Manuel, MRCCS candidato à Junta é discutivel, candidato à câmara??? tem de certeza alguma coisa contra o MRCCS e contra a restauração que o leva a fazer uma proposta dessas.

manuel disse...

@miguel não tenho nada contra ninguém. E já o disse e "redigo": tomara eu que Canas fosse concelho.
Não entendeu o alcance da minha proposta. Não percebeu que uma candidatura do mrccs, com qualquer tipo de resultado, agitaria e modificaria todo o cenário político! E daí a influência nos orgãos de decisão seria mais marcante. Nos dias de hoje é nula, como sabe.
Já o mrccs na junta não concordo. Não resolveu nada de nada e não ouve qualquer benefício real, até hoje.

PortugaSuave disse...

lAntes de mais quero deixar os meus cumprimentos e a minha admiração pelo grito de indignação que Ana Mafalda exprime neste blog. É sincero, vem-lhe da alma, dessa grande alma canense, atormentada mas não adormecida. É preciso continuar a denunciar a negligência a que esta terra está sujeita. Ana Mafalda, o nosso blog fica mais completo com a sua colaboração.

Manuel Henriques: também concordo consigo, uma forte votação no Dr. Vaz entrega o destino da Câmara ao PS. O que se calhar não seria mau(?!) … para reformular a estratégia da nossa luta pela restauração.

Manuel: Uma candidatura do MRCCS à câmara é uma incoerência política que ninguém de bom senso aprovaria. Então é que se confirmaria a “neverland” segredada lá pelos corredores da Câmara de Asnelas. Exactamente, “terra do nunca”, como eles por lá ironizam.

cumprim

miguel disse...

@mafalda, nada a propósito que o seu comentário, para ilustrar e configurar o porquê de Canas querer ser Concelho.

@manuel, é claro que agitava como golpe de teatro, MRCCS na junta também não, altura de fazer uma pergunta: o que se faz ao movimento, extingue-se, faz a festa do 2 de agosto, fica como reserva moral para a história?

Já agora, o que é que a junta devia resolver? pavimentar a rua fonte da cruz?
objective lá, se assim o entender.

"a influência nos orgãos de decisão", é discutivel mas é à borla, depende se o outro orgão decisor estiver de bom humor.

miguel disse...

não tarda nada, estaremos a ouvir dizer às pessoas que não participaram nas lutas, já ouvi dizer a um, a meu lado na manif. do 25 de Abril no parque das nações, que esteve no oceanário, é a tal cena de dizer"eu não votei neles".

Com isto muita gente poderá ser recuperada se negar com convicção que não esteve nas manifestações, assim convença os inquisidores, cujos argumentos são muito dificeis de contrariar.

manuel disse...

Admito que por vezes se possa inferir que o MRCCS seja passível de extinção. Mas é algo em que não acredito mesmo. Está tão enraizado no nosso cerne que mesmo se alguém o tentar fazer formalmente, perdurará. Já nas lides políticas, considero que o caminho deveria ser feito, em paralelo, com outros protagonistas. Uns na luta partidária, outros (MRCCS) na luta pela restauração do Concelho!

Mas pelo que se vê não são admitidas novas alterações nem novas estratégias. Assim sendo continuaremos a ser a "neverland" com os seus peter`pans e sininhos...e mais uma vez os de lá de cima gozam o prato.

@portugasuave, eles sabem que o nosso bom senso nunca os incomodará. E em política onde está o bom senso??? Tão pouco o senso comum os demoveu até hoje.
O que se arriscou até hoje só redundou em prejuízo para os que lutaram na rua.

Manuel Vieira

Ana Mafalda disse...

@miguel, porventura para si tal como estamos, estamos bem?

No bom caminho?

É tão estranho pensar assim!

Não se questiona sobre as opções que vão sendo tomadas aqui e ali, pensa que com a vinda do concelho as opções seriam mais assertivas??

Os habitantes de Canas, naturais ou não, caracterizam-se(avam-se) por um elevado: sentido criativo, empreendedor, espírito crítico e forte exigência ... até pelo nivel de escolarização da larga maioria da população!

Quando percorre Canas e arredores, ( as povoações que lhe são afectas), não lhe ocorre, que com os mesmos meios se poderia fazer mais e/ou melhor?

Conhece as realidades de outras freguesias com nº semelhante de eleitores?
Já fez análises comparativas desta e dessas na gestão dos recursos?

Não percebe que está tudo negligenciado e que há responsaveis para este estado de coisas, e que não é somente a falta do concelho!?!?

Sabe a nossa casa não acaba quando a porta de entrada se fecha, ela prolonga-se pelo local onde vivemos, é o nosso habitat!

Partilhamos este espaço e neste tempo em que por cá andamos!

Temos, devemos identificar os responsáveis pela falta de sensibilidade ambiental, estética e cultural ... que estão a descaracterizar a nossa Vila.

Conseguirá o concelho resolver estes problemas, que são no fundo culturais, e que se prendem com a impreparação de quem está à frente de TODOS os nossos órgãos autárquicos??????

Não descortino porque dispara em todos os sentidos e a única solução que aponta é o Concelho!!!

Parece-me pouco.

Esperava mais de si.

Cordialmente.

Ana mafalda

inconformista disse...

inconformista said:
Valha a verdade que as interven-ções do Dr. Manuel a propósito da traçado da futura Estrada Viseu-Seia têm sido mt válidas! Os n/ sinceros PARABÉNS!
AGora, o Manuel não diz quem apoia LOL!!!!...Que se passará?...
Já vimos que tinha fotos do Corta-Fitas do tempo do Botas de Stª Comba!...Além de ter "entrevista- do" o Michael Jackson de Viseu... Serviu-se do blogue para mostrar que era um apoiante dos "liberais" do PSD personalizados no yuppie PPCoelho!...O tal que quer priva tizar a CGD, é bom não esquecê-lo!...Dp só faltará privatizar o ar ( poluído) k respiramos!...
A juventude dita liberal é assim, tá visto!...

MANUEL HENRIQUES disse...

@Meu caro incoformista

Terá de se conformar com o meu silêncio sobre isso. Como qualquer canense terei a minha opinião no devido tempo. Mas como a mesma não se faz nem fará com cartões partidários permanece necessáriamente em aberto.
Garanto-lhe que se não alinhar por um bom candidato tentarei alinhar, no minimo, pelo menos mau ( algum inconformista como o Sr).

Palpita-me que algum desse inconformismo é fruto de má ponderação. Dizer que me "sirvo do blogue para propaganda "liberal" (ou qualquer outra) é de quem vê as coisas à pressa. Nunca o fiz pois passaria por um "inconformado" impertinente. O Blogue MCS destina-se a falar sobre Canas embora essa dicotomia dos Liberais-EStatistas ( intervenção do estado V laissez faire) dava pano para mangas na nossa realidade pelos efeitos "maus" que uma certa forma de gerir os dinheiros públicos tem trazido à nossa terra.Graças a deus o blogue, sem deixar de ter a "cor" que é "predominante" há decadas nos canenses, é um espaço livre onde cabe a direita e a esquerda.
É uma pena que tenha uma visão facciosa do debate público. Os seus "inconformados" argumentos só se valorizam com alguns "liberais" imbecis por ai a chatear.


Bonús: Sobre o PPC (esse herege liberal no pais do centrão), ou de alguém com o seu programa, no partido nele ou em outro, ainda falaremos daqui por um ano.

inconformista disse...

inconformista said:
É este o liberalismo que os tuba- rões da finança, acolitados por yupiezinhos da Tugalândia, defendem!

Polónia: Jerónimo Martins explora e humilha trabalhadores
03-Set-2008

Cavaco Silva elegeu como exemplo na Polónia a mega-cadeia de supermercados Biedronka, detida a 100% pela Jerónimo Martins (dona do Pingo Doce e do Feira Nova). A Biedronka (cujo símbolo é uma joaninha) está na Polónia há mais de 10 anos e soma inúmeros atropelos aos direitos dos trabalhadores que correm na barra dos tribunais. Entre os escândalos estão horários de trabalho de 12 horas por dia (pagando apenas 8 horas), e a morte de uma mulher devido a trabalhos forçados. Detida a 100 por cento pelo Grupo Jerónimo Martins, a Biedronka é actualmente a maior cadeia de retalho alimentar da Polónia, composta por cerca de 1100 lojas que empregam mais de 22 mil colaboradores, estando presente em mais de 500 cidades por todo o país. No primeiro semestre de 2008, a Biedronka apresentou um crescimento de 52 por cento das vendas totais, que atingiram os 1.618,8 milhões de euros. Esta terça-feira à tarde Cavaco Silva visita a loja mil da Biedronka, inaugurada no ano passado.

Cavaco elege a Biedronka como exemplo, mas a Fundação de Helsínkia para os Direitos Humanos, organização não governamental presente em Varsóvia desde 1993, define a empresa como "o símbolo do abuso dos direitos dos trabalhadores na Polónia". Só num ano a Inspecção Geral do trabalho contabilizou 3813 violações das normas laborais.
A forma como Biedronka trata os trabalhadores é bem conhecida na Polónia e tem sido sujeito a numerosos artigos e reportagens de TV . Uma das ilegalidades mais cometida pela Biedronka prende-se com o não pagamento de horas estraordinárias, obrigando os trabalhadores a laborarem mais de 12 horas, enquanto paga apenas oito. Mas em 2004, o escândalo rebentou com a denúncia de uma das trabalhadoras, que acabaria por ganhar em tribunal. Todos os meses trabalhava 300 horas em vez de 170 e não tinha folgas (lê a entrevista no Diário de Notícias).

Além das horas extra por pagar, a Inspecção Geral do Trabalho descobriu também que os salários dos trabalhadores eram reduzidos por diversos meios ilegais, e que empregadas do sexo feminino eram obrigadas a erguer pesos que ultrapassavam as normas de saúde e de segurança. Num caso, uma trabalhadora com 21 anos, morreu depois de ter erguido pesos pesados, por falta de equipamentos apropriados. Outra trabalhadora que fez este tipo de trabalho enquanto grávida teve um aborto espontâneo. Ganhava 200 euros por mês. Além de trágica, a situação é também caricata: a própria Jerónimo Martins escrevia nos contratos que as trabalhadoras deviam consumir até 1000 calorias por dia no local de trabalho para conseguirem levantar os pesos.

Luís Palha, um dos empresários da Jerónimo Martins que integra a comitiva do Presidente da República na visita oficial do chefe de Estado à Polónia, manifesta satisfação com o desempenho da Biedronka. "Houve alguns momentos menos bons, mas agora estamos a recolher os frutos", referiu em declarações à Agência Lusa

O rol de ilegalidades no abuso ostensivo dos direitos dos trabalhadores pela Jerónimo Martins na Polónia pode ser consultado num dossier sobre o assunto, traduzido para português aqui. O Esquerda.net agradece também a Bogusław Ziętek e Kuba Puchan, membros do Sindicato polaco "Agosto 80", que disponibilizaram informação sobre este assunto.

manuel disse...

Infelizmente por cá também existem situações análogas. De uma forma ou de outra o ser humano consegue sempre ser hediondo para com o seu semelhante. Por cá, e por causa da "finança" e dos finórios também se exploram trabalhadores, fecham postos de trabalho e retiram o direito ao trabalho a quem ouse desalinhar do status quo. Não era preciso ir à Polónia!!!

Manuel Vieira

jfernandes disse...

Texto magnífico. Parabéns Portugasuave.

Intervenções muito interessantes da Ana Mafalda.

Apenas agarro no último parágrafo para promover discussão se assim o entenderem:
"Estejamos atentos que a viagem vai ser dura e precisamos de um MRCCS forte e aglutinador".

Como conseguir isso?

ibotter disse...

...magnífico e inquietante.
idem Parabéns (PSuave)

Depois do "trauma" a pós_política e depois ainda... a "era do vazio".
"Que Fazer"?
Há sempre que fazer!

inconformista disse...

inconformista said:
Parabéns ao Sr. Editor! de vez em quando é preciso "um ponto de ordem"!... Sob pena de o blogue dito canense, degenerar numa feira de vaidades pessoais, a exemplo, do que se passa na política nacio- nal e na local também!...
Permito-me discordar dessa frase, em que cosidera « irrealista» a tese da verdadeira 3ª via, que, considera a abstenção como a única maneira racional de não alimentar mais a divisão entre canenses e de continuar a chamar a atenção dos media - de importância vital - para a manutençao da LUTA, face ao desprezo e hostracismo a que somos votados, quer pelo poder local, quer pelo poder nacional!...
Irrealista, é pensar-se que a eventualidade de haver residentes em Canas no futuro executivo camarário alterará esse clima de hostracismo e de marginalização! Já demos para esse peditório!..
O Executivo camarário é um ÓRGÃO COLEGIAL, como mt bem explicou o Mestre Miguel... Logo 2 contra 5 , o ké k conseguem?.. Uma Casa da Cultura?.. Tudo bem,será bemvinda! É uma necessidade imperiosa k Canas há mt justifica!.. Mas não pode ser usada como "moeda de troca"... Isso, qt a mim, é passar um atestado de estupidez aos canenses!... Nós, queremos obras, certo! Mas por justiça! E não por xico-espertices, certo? Já basta o que basta!..
O editor tem outra sugestão concreta? Então vamos! Diz-se que da discussão nasce a LUZ!

PortugaSuave disse...

Inconformista
Eu percebo que a abstenção é tentadora para quem quer ser coerente com a restauração do concelho, e serviria os intentos de manter o assunto na ordem do dia, por outro lado, por certo não ignora que tal postura daria de mão-beijada a Câmara ao PS, situação que provavelmente em nada alteraria o que actualmente se passa, mas seria um revés político para muitos de nós (todos conhecemos o postulado PS, quer concelhio quer nacional e nada nos assegura que seria diferente). Ainda que tal possibilidade, como já referi, pudesse agitar as "hostes" canenses é bom não esquecer que o QREN e respectivas injecções financeiras vão efectivar-se no próximo mandato, circunstância que nos obriga, mesmo angustiados, a repensar o nosso sentido de voto.
Que jeito davam agora a Canas (se fosse concelho) os incentivos e demais projectos financiados no âmbito do QREN. Em 2013 tínhamos o concelho restaurado e revitalizado... digo eu. Não sendo assim, muito cuidado, é que o dinheiro vem mesmo aí, aliás, se não fosse a intervenção de alguns vereadores a Presidente já tinha contraído um empréstimo de 4 milhões por conta das aliciantes candidaturas ao QREN - falta saber para quê e para quem?!
Cumprim

PortugaSuave disse...

Esqueci-me do desafio... uma sugestão concreta? Tenho que ser honesto - não tenho.

Ana Mafalda disse...

Vive-se hoje em Canas um dia triste de grande apreensão quanto ao futuro dos mais de 300 trabalhadores da Borgestena, maioritariamente naturais ou residentes aqui!

O tom dos habitantes nos cafés no comercio local, por todo o lado é de grande consternação ...

Afinal somos um povo massacrado com todos osencerramentos/despedimentos das empresas que giram por aqui.

CPFE, ENU, CUF, Jonhson, Lacomad, Basmad, Fábrica das Calças, Fábrica das Camisas e agora muito provavelmente a Borgestena, que estava magnífica!

Consta-se também hoje em Canas que o Dep. José Junqueiro lançou cartas e favoreceu o jogo aos amigos do PS locais, o traçado que dará continuidade à IC12 passará numa via paralela ao caminho de Ferro!

Opção que não traz nada de novo a esta Terra, a opção contrária e até à semana passada vigente, daria um novo acesso a Canas, substituíndo o vergonhoso acesso junto à Cominalta ( quem assinou tal projecto ?, a população devia levantar-lhe um processo) e criaria também uma nova via infraestruturante ... Estamos duplamente tristes e mais pobres!

O estado de espirito que aqui hoje se vive, comulativamente com a actual situação politica, a máquina camarária montada pelos executivos dos últimos 20, que absorve todo o orçamento sobrando para as freguesias uns amendoíns aos quais ainda temos de muito respeitosamente baixar a cabeça ... desmoraliza-nos, revolta-nos, faz-nos sofrer!

Por isso sim é preciso lançar desafios, é preciso pôr toda a gente a falar, é preciso encontrar-mos soluções, é preciso levantar a discussão, nós somos muitos, e não somos destituídos e entre nós haverá por certo de se encontrar um caminho melhor...

Vamos por isto toca a mexer, Ibotter, Portugasuave, Miguel, Inconformista, Manuel Vieira, Manuel Henriques, Frankie e muitos mais ..., nas vossas intervenções há uma nota comum o amor a Canas e o facto de com ela se identificarem, temos pois a obrigação de lutar para que se perpectue no tempo e no espaço com a dignidade que lhe conhecemos!

Vamos promover a discussão, vamos todos apresentar alternativas, lançar desafios já não chega ... estamos a bater no fundo!

@Portugasuave obg pelas suas palavras, estou em Canas por opção podia não estar, mas sou natural residente e fã, partcipo e participei ao longo da minha vida em TODAS as actividades aqui realizadas, das mais variadas colectividades, tenho um orgulho imenso do nosso património sobretudo cultural e memória colectiva, reconheço também um sentir assim na sua escrita;
@Frankie; " intervenções interessantes de Ana Mafalda" isso é dizer que as leva a sério ou ???

Todos juntos somos ainda muito poucos, para inverter o sentido há muito definido para Canas por "meia dúzia" de espécimes de uma estirpe resistente cujo habitat natural é a Cavalaria 25, e que teima em não reconhecer o nosso capital humano.

Por isso sim vamos lançar desafios , é imperativo que o façamos!

Não nos submeteremos!

Atenciosamente

Ana Mafalda

miguel disse...

@@@ QREN e suas verbas, nada que já naõ tivesse acontecido com o 1º 2º 3º Quadro de apoio comunitário,
o que Canas beneficiou, quais as obras comparticipadas?

As candidaturas ao QREN e respectivas comparticipações são mais uma receita para a câmara que as vai verter no próximo Plano de Investimentos 2009 e seguintes,

e lá voltamos à mesma saga com a votação da maioria da câmara (pres. e vereadores) em obras de nelas.
haja alguém capaz de explicar e contrariar o destino que apontei para as verbas do QREN.

cumprimentos

inconformista disse...

inconformista

Num fdsemana, mais uma vez trági co para Canas, marcado por novo incêndio na Borgstina, uma palavra de solidariedade para todos os tra balhadores daquela Empresa, e, em particular para os Canenses que lá trabalham. Estamos, contudo, cien tes de k a determinação do seu Di- rector, que já re-ergueu a fábrica uma vez - o que lhe valeu ter sido considerado "Empresário do ano", não esmorecerá e tudo fará para a fazer renascer novamente, obviam/ com a colaboração dos trabalhado- res da fábrica!.. Aproveito para dar os parabéns à Ana Mafalda pe- los seus magníficos textos, ainda por cima com um sentido de humor invulgar e de extrema elegância!. Tb dar conta de k o Mestre Miguel continua atento aos mínimos deta- lhes, incluindo o QREN, k parece preocupar o Psuave!A talho de foice
aproveito para o parabenizar por nos ter recordado a importância de estarmos atentos aos sinais de an tiguidade da nossa terra, a propó sito da brilhante descrição da Pedra da Orca!... Mas, já agora de onde lhe veio essa ideia peregrina de que o PS - ad por cima sob a liderança de um ilustre desconhe cido - vai ganhar as eleições?!... Para já, como é sabido de todos, a oposição nunca " ganha" as elei- ções! O Partido ou a Coligação - como é o caso em Asnelas- é que as podem perder! Isto é um tt lapalis seano, e é válido, tt a nível na- cional, como local!.. Que se sai- ba os pasquins que se publicam em Asnelas não publicaram nenhuma sondagem!?.. Há aí uma desinfor mação qq a funcionar!...
Um abraço para todos!

inconformista disse...

"voltando à vaca fria"

Ainda sobre a questão da ABSTEN- ÇÃO! Recordo que em pleno auge da AD - ou do Cavaquismo - o único Prémio Nobel da n/ literatura, o escritor José Saramago defendeu a abstenção, ou o voto em branco ( sei k ñ é exactam/ a mm coisa!)mas como forma de protesto perante a opressão cavaquista, cujos escân dalos levaram o célebre semaná rio "Independente" à glória, bem como dp o seu Director P.Portas!. Na época,isso foi um "escândalo",
mm p/ a generalidade dos comunis tas, ou seja,p/ os camaradas do J. Saramago, que nunca escamoteou a sua filiação no P.C.P.!... É claro k ele fê-lo num quadro de lutas internas profundas no PCP, entre ortodoxos e renovadores!...
Essa situação tem analogias com o que se passa em Canas, em que há uma evidente divisão entre os ca- nenses! Ora, o meu único propósito é não contribuir para acentuar mais essas divisões! E, pelo con- trário lutar contra candidaturas fracticidas!... Com QREN ou sem QREN, a verdade é que a candidatu- ra de residentes em Canas à CMN irá dividir os canenses! É indes- mentível!... Claro k os k querem
"tacho" não estão interessados na ABSTENÇÃO!... Pudera!... "Dividir para reinar" é um velho adágio popular que os políticos da treta sp utilizaram, p/ atingir os seus fins!...
Em suma, no contexto actual, com um governo de maioria absoluta só há duas maneiras de continuar a luta! Não ignoro que numa batalha, por vezes, é preciso recuar, mas os resultados e o tempo desse recuo estratégico estão-se a esgotar como td já perceberam!... Logo, restam duas alternativas:
I - o pessoal vai levantar os carris outra vez, o k não defendo obviam/; II - ou temos de boicotar as eleições de modo a chamar a atenção dos MEDIA em geral e das TV em particular!... Todos sabemos k a Luta de Canas chegou onde chegou, graças à força da Imprensa e às imagens da TV!...
Claro que a III Hipótese será votar na candidatura de residentes canenses ou, de canenses, da k por absurdo!... Mas aí, todos os CANENSES ficam a saber que esse gesto político significará a MORTE DA LUTA! Será o funeral e a missa do sétimo dia!...Mais. Seremos definitivamente a NEVERLAND!.. Onde se farão umas obras de vez em quando "para os calarmos", dirão os de Nelas!.
E não venham acenar-nos com rotun das ( os caciques autárquicos qd não sabem o k hão-de fazer, fazem rotundas!) ou mm com Casas da Cul tura!.. Sob pena de sermos trata- dos como uns lorpas a quem se ace na com umas cenouras!... Basta, de maniqueísmo e de subalternidade!
* Gostaria de sensibilizar os editores do blogue para esta ques tão vital no futuro colectivo de
Canas, pk obviam/ o blogue pode ser fundamental na sensibilização do pessoal!...

jfernandes disse...

Ana Mafalda,

Intervenções interessantes significam isso mesmo. Têm muito interesse e revelam verdades factuais indesmentíveis. Verdades reais (não virtuais) e, mais do que a mim deveriam interessar a quem tem comandado os destinos desta terra.
Para ser franco, admiro as suas intervenções como a coragem de se ter identificado em nick. Eu não o faço apenas porque preservo a minha intimidade pessoal e familiar, não porque tenha “receio” de alguma coisa, ou porque espere algo das movimentações políticas. Apenas e só um concidadão atento, quanto “confuso”, para perceber que a nossa terra está pura e simplesmente estagnada. Desta forma tento ajudar “espicaçando” as mentes adormecidas, conformadas, de que há mais vida para além da política.

Posto isto,

Fiquei apreensivo quando li no seu comentário que existem rumores de que o deputado Junqueiro se movimenta na tentativa de alterar o traçado do IC12. Pensava eu, pela informação que me chega via imprensa, que já estava decidido e era irreversível. Ficarei mais desiludido ainda se isso vier a acontecer. A minha opinião e perdoem-me os demais interessados noutra solução, que aquela de passar junto à Povoa de St. António é efectivamente a mais razoável (creio ser a última). Tive oportunidade de ler a moção divulgada por um grupo de empresários/pessoas e francamente não vislumbro razões de fundo para a hipotética alteração (eu pessoalmente não tenho outro interesse que não o de ver Canas evoluída). Apenas creio ser uma oportunidade de ouro para a nossa terra abrir geograficamente “fronteiras”.

Inconformista,

Percebo que se sinta inconformado com a matéria Concelho. Eu também não atiro a toalha ao chão, mas estou suficientemente atento para perceber que esta aspiração neste momento e a muito longo prazo é de todo missão impossível. Resta-nos recuar, reflectir, planear e actuar para “Novas Oportunidades”. Sinceramente e colocando nos pratos da balança, o cenário abstenção (minha convicção) é o que tem menos peso. Além do carácter mediático que daí advém, não vislumbro outro benefício. Isso já aconteceu e o resultado é que se vê!...


Cumprimentos,

PortugaSuave disse...

Inconformista

O meu comentário em que afirmava que a abstenção em Canas daria a Câmara de mão-beijada ao PS mereceu da sua parte uma retórica política sobre quem perde ou quem ganha umas eleições, como se isso na prática fizesse alguma diferença...
De resto basta dar uma olhadela nos resultados de 2005 e verificar que se o sentido de voto dos canenses for outro (incluindo a abstenção) a probabilidade da câmara voltar para o PS é mais que certa. Com isto não quero sugerir coisa nenhuma, aliás, como referi no post, todos os cenários são inquietantes. As conclusões ficam para os leitores.
A sua (conclusão) remete para a abstenção e eu entendo-a... e até me apetece concordar consigo, um acto coerente e simbólico para quem defende o concelho, contudo, não posso deixar de lembrar quem ganharia com isso...
Não sendo eu do PS, do PSD, do CDS nem de outro qualquer sinto-me à vontade para levantar todas as possibilidades e possíveis implicações, favoreçam ou não quem quer que seja.
Cumprimentos