Canas OnLine

19/10/2008

Assassínio

Desde muito novo que tenho uma grande paixão. Nas voltas por Portugal que dava com os meus pais e padrinhos não havia terriola com um castelo que, ao passar, não fizesse birra para parar e ver. Podia ser só uma simples parede de pedras velhas, mas eu tinha mesmo que ir ver. Até aos meus 10 anos, quando me perguntavam o que eu queria ser eu respondia arqueólogo, a minha paixão por história era grande na altura.
Embora muita gente não saiba, no tempo dos romanos, Canas de Senhorim era um povoado importante pois por cá passava uma das maiores vias de comunicação da altura e, embora neste momento em Canas não haja vestígios dessa via (se nos deslocarmos a Póvoa Dão conseguimos ver a calçada romana dessa estrada), ainda existem muitos vestígios da civilização romana.
Neste momento uma obra de construção civil está a cometer o CRIME de DESTRUIR casas INTEIRAS para construir uma estrada e novos blocos de casas. Este local, que está devidamente catalogado e as autoridades têm conhecimento dele, NUNCA devia ter tido autorização de construção, mas sim, ter sido adquirido pelo município e aí ter nascido um local cultural e histórico do melhor que Canas tem para oferecer.
Em 20 minutos que estive no local, para além de algumas dezenas de telhas que foram retiradas, vi ser encontrado um pé de um recipiente lindíssimo e, quem sabe, que outros tesouros se encontram por lá.
Podia também falar do que foi destruído recentemente para a construção da estrada que liga o Casal à estrada que vai para a Aguieira, mas esse local tem sido destruído de há muitos anos para cá.
É a isto que chamam política? Ao destruir de um património histórico e cultural de valor incalculável? É muito difícil encontrar pontos romanos com tamanha diversidade, mas é tão fácil destruir e assassiná-los.

6 comentários:

Ana Mafalda disse...

Muito se deve há ignorância ou inoperância dos que têm responsabilidades directas na preservação do nosso património!

A Rua do Paçal foi totalmente destruída, no que conserne aos vestigios arqueológicos que eram visiveis, para gláudio de alguns pouco Iluminados!

Tinha sido consagrada há muito como zona de interesse arqueológico ...
mas isso não impediu a sua destruição.

Os muros primogénitos eram em pedra rolada ... parte ficaram soterrados, menos mal, assim um dia quando os homens forem sábios, e encontrarem esses achados ser-lhes-á dado o devido valor!

Saudações

Ana Mafalda

Ana Mafalda disse...

@Tomahock, qual o local a que se refere no Post ???

Acho que me passou completamente despercebido :(((

Cumprim.

Ana Mafalda

Farpas disse...

Julgo que está a falar da nova urbanização atrás da escola EB2,3/S

Ana Mafalda disse...

@Farpas, desconhecia a zona referida como zona de interesse arqueológico, mas também eu não tenho essa responsabilidade institucional!!

Agora no pleno exercício da minha cidadania apraz-me dizer SELVAGENS!!!

O que é que em CANAS AINDA FALTA DESTRUIR....

Descaracterizaram a Vila com construções aberrantes, alcatroaram onde DEVIAM calcetar, calcetaram onde deviam ter optado por um piso menos rugoso, houve destruição total da indústria, agressões ao ambiente natural, ao património contruído e agora a destruição do património arqueológico???

Mas não há senso???

Ninguém trava isto???

Seria melhor NÃO MEXER do que ESTRAGAR!

Haja respeito pelo que a todos pertence!

Ana Mafalda

MANUEL HENRIQUES disse...

@Tomahock ou bloggers

Alhuém consegue colocar online fotos do local. Se há uma protecção legal do local esta situação tem consequências.

Farpas disse...

@Manuel: o terreno é privado e está devidamente vedado (na frente) no entanto julgo há quem tenha fotografias do local e dos estragos que já se fizeram.