Canas OnLine

28/12/2008

2008: Positivo e Negativo

(Publicado na edição nº 121 do Jornal "Canas de Senhorim")

O ano da graça de 2008 dificilmente ficará na história como afortunado e saudoso. O facto maior deste ano – A crise financeira internacional – apertou (ainda mais) os já magros orçamentos familiares, pondo igualmente cobro à tímida recuperação que o país parecia querer iniciar, persistindo a estagnação económica e o retrocesso iniciados em 2001. Esperamos todos que 2009 pelo menos não agrave o estado de coisas, o que, face às previsões económicas conhecidas, já não seria mau.
A nível local, e em face do que aconteceu em 2008, vou procurar destacar aquilo que, na minha óptica, de mais positivo e negativo aconteceu.

FACTO POSITIVO

O “Renascimento” da Urgeiriça – Depois de anos de verdadeira “quarentena”, estigmatização, fuga de pessoas e de um denso manto de pessimismo, a Urgeiriça conheceu um ano de realizações, inaugurações e lançamento de projectos para o futuro. A conclusão dos trabalhos de recuperação ambiental da Barragem Velha, a criação do espaço lúdico da “Praia Fluvial”, a requalificação da Capela de Santa Bárbara, a instalação da sede dos Escuteiros na Antiga Escola Primária e a continuação das obras do anfiteatro são aspectos extremamente positivos, e de viragem, face ao clima de degradação e descrença de anos anteriores. A isto acresce o projecto de um “Museu do Mineiro” no antigo Balneário e o anúncio feito pela EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A da intenção de criar um “Centro de Conhecimento Radio Natura” na freguesia de Canas de Senhorim, projectos com um inegável potencial para revitalizar a Urgeiriça, criar empregos e dinamizar o sector turístico. Importa ainda destacar a solução encontrada para a Casa do Pessoal que, sem ser consensual, permite a criação de expectativas quanto à recuperação deste imóvel carregado de tanto simbolismo para gerações de mineiros.
Injusto seria não focar a causa dos mineiros – liderada pelo Sr. António Minhoto – que em 2008 ganhou amplitude nos média e um cada vez maior consenso quanto à necessidade de se fazer justiça aos ex-mineiros e suas famílias, garantindo-lhes melhores condições materiais para poderem enfrentar as mazelas resultantes do tempo de trabalho na Empresa Nacional de Urânio.
Estão por isso de parabéns todas as pessoas e instituições que contribuíram para os
(felizmente muitos) acontecimentos e realizações que marcaram a Urgeiriça em 2008, com destaque maior para a EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A que, pelo montante do investimento realizado, fez justiça à Urgeiriça, suas gentes e ex-trabalhadores.

FACTO NEGATIVO

O “Comboio” dos Fundos Comunitários voltou a não passar por aqui – Os últimos quadros comunitários foram negociados e aplicados em tempos que o concelho vivia em clima de verdadeira guerra politica. Nesse tempo dizia-se que a ameaça de cessão inibia o investimento na freguesia de Canas de Senhorim. O ano de 2008 fica marcado pelas contratualização de novos fundos comunitários (QREN – 2007 -2013). Excepção feita à previsível construção de uma ETAR (o que, diga-se, irá acontecer em quase todas as freguesias do concelho), Canas de Senhorim volta a não conhecer investimento em despesas de “capital”. Conclusão: Os Fundos do QREN chegam ao concelho de Nelas mas não saem da sede. Só o endividamento é partilhado. Infra-Estruturas Rodoviárias, recuperação/modernização de Zonas Industriais e construção de Centros Escolares tudo isso acontece de certeza…na sede do concelho. O governo central terá costas largas mas não o suficiente para ficar com culpas nisto. A opção “centralista” é deliberada. E em politica aquilo que parece…é!!!
Saúda-se concerteza que haja mais dinheiro para as associações da Freguesia de Canas de Senhorim com proveniência no orçamento municipal (como sempre aconteceu em género, número e grau para as Associações das outras freguesias). Mas todas essas despesas não são reprodutivas, não criam riqueza, esfumam-se num exercício contabilístico. É uma pena que depois dos furacões políticos que assolaram o concelho a “malta da política” ainda não tenha percebido que só a justa e equitativa partilha de recursos entre as 2 maiores freguesias pode trazer paz social. População Igual, tratamento igual!
Espera-se que os novos protagonistas, ou os protagonistas reciclados (mas em estado de validade comprovado) que poderão aparecer nas próximas eleições autárquicas percebam isso. Não perceber e persistir no erro é meio caminho andado para comprar novas guerras. Quem semeia ventos…..

Na próxima edição tentaremos perspectivar aqueles que poderão ser os grandes temas de 2009

Votos de um Santo Natal e de um Próspero Ano Novo a todos os leitores!

Manuel Alexandre Henriques
(mahenriques@sapo.pt)

5 comentários:

PortugaSuave disse...

Boa retrospectiva Manel. Não será difícil Canas ter um 2009 melhor que este 2008. Quanto à Urgeiriça, como diz, 2009 será concerteza um ano de renascimento... (já prometi a mim mesmo, lá para a Primavera, fazer um piquenique nos Valinhos).
Boas entradas

Ana Mafalda disse...

@PortugaSuave, o ano vai mais frio que chuvoso, não teremos a barragem preenchida nessa altura mas o sítio em si vale bem a pena, está fantástico ...

O renascimento (recuperação ambiental) da Urgeiriça é sem dúvida a "obra" que se destaca ...

Os primeiros anos da minha infância foram passados na Urgeiriça, no Jardim Escola João de Deus, integrei o grupo que inaugurou aquela instituição, durante 3 anos percorremos todos os seus "cantinhos" visitámos tudo aquilo que nos era permitido, grandes Festas de Natal vivemos na casa de Pessoal (até quando andava na escola do Fojo as festas eram lá realizadas, ensaiadas pela D.ª Mª Augusta Salgado, D. ª Eurides e D.ª Benilde, etc... ) mais tarde recordo longas caminhadas para assistir ao futebol salão nas noites de Verão
:)
mais tarde ainda o célebre Club no Hotel, íamos pelo caminho das lameiras, depois junto à linha, às vezes com um frio!!!!!!!!
E a festa de S. Pedro??? Só havia na Urgeiriça!!!!
As voltas de bicicleta, passavam sempre pela Urgeiriça, sempre considerei um lugar místico com um certo charme inglês devido ao traço da arquitectura ... e a alguns moradores dessa época!!!

Manel, uma visão clínica da nossa existência em 2008, excelente capacidade interpretativa e de síntese, eu não o conseguiria fazer, falta-me um certo distanciamento e visão periférica, (vibro demais) ... ando há muito a treinar essas competências sociais !!!!!!!!

Não me conseguiria comedir, obg!

Pombo correio disse...

Alto e para o baile! Essa do piquenique é ideia minha, venha a Primavera que espaço e vontade já Há!!!
:)

MANUEL HENRIQUES disse...

@Caros con-bloggers

Essa história do piquenique devia ser para levar por diante.

@ POmbo Correio
Parece um excelente mordomo para o piquenique. Aceita o repto?

@ POrtugaSuave
Eu espero que sim. Mas a Urgeiriça esteve muito bem, em 2008.
No caso de Canas veremos se será o nosso ano. Para já aconselho os eleitores canenses a fazerem-se acompanhar de um notário para dar"fé pública" ás promessas eleitorais

@ Ana Mafalda

LOL - Não sei se na minha profissão o espirito de síntese será um bom atributo ( normalmente não é :) )

Pombo correio disse...

Piquenique só para a altura dos Pirilampos!
Agora há muito frio e humidade! Vamos deixar subir o nível da água, assim o ambiente é outro!