Canas OnLine

11/12/2008

Notícia do "Correio da Manhã"


Canas Senhorim: Para financiar movimento de restauração do concelho

A junta “esbanjou” os dinheiros públicos

A Junta de Freguesia de Canas de Senhorim foi investigada pela PJ de Coimbra na sequência de uma denúncia de irregularidades relacionadas com o financiamento das actividades do Movimento para a Restauração do Concelho e, entre outras questões, de um empréstimo a um membro do executivo. O Ministério Público do Tribunal de Nelas arquivou o processo por entender não haver indícios de crime, mas antes sinais de “uma gestão esbanjadora e, quiçá, irregular”, refere o despacho de arquivamento.


Na sequência das investigações feitas pela PJ em 2007, foram constituídos arguidos o presidente da Junta de Freguesia, Luís Pinheiro, o tesoureiro, Luís Gonçalves, e o ex-secretário e tesoureiro Serafim Ribeiro. Depois da análise de uma série de documentação, a PJ concluiu que ao longo dos anos a Junta de Freguesia "sustentou" o projecto do Movimento para a Restauração do Concelho, através do "pagamento de viagens, hotéis, restaurantes e de quilómetros". Uma das facturas está relacionada com o aluguer de um autocarro para transportar pessoas para uma manifestação em Lisboa.

Na análise aos movimentos financeiros da Junta a PJ detectou ainda um empréstimo de três mil euros a um membro do executivo, que depois lhe foi descontado nas verbas que deveria receber. Entre as situações denunciadas estava a sobrefacturação a um grupo de teatro, que a Judiciária não conseguiu detectar por "a desorganização administrativa da Junta não o permitir".

ARGUMENTOS

PROJECTO

A justificação dos autarcas para as despesas é que o seu programa de candidatura à Junta previa tudo fazer para a restauração do concelho.

EMPRÉSTIMO

O membro da Junta que recebeu o empréstimo negou os factos à PJ. O Ministério Público conclui que não foi feito com a consciência de prejudicar o Estado.

DINHEIRO

O MP diz não se ter apurado que os actos de disposição de dinheiro público realizados pelos três tivessem em vista o seu enriquecimento ilegítimo.


Paula Gonçalves - "Correio da Manhã.

60 comentários:

Daniel Monteiro disse...

É com muito sentido de humor que se colocam aquelas meias frases e se anexa um título de "argumentos"...
É bom que dinheiro tenha sido canalizado para os fins para que foi (restauração do Concelho de Canas de Senhorim), ficando algumas terras, como a minha, Vale de Madeiros, quase ao abandono, com as limpezas das ruas quando o "rei faz anos"... mas isso não interessa, vamos mas é criticar a CMN e gastar dinheiro em representações de membros do Movimento... poderá não constituir um crime, má gestão, o que lhe queiram chamar, mas não deixa de ser uma conduta pouco admissível para quem teria que defender o interesse público e não apenas o seu próprio interesse... por muito importante que possa ser a restauração do Concelho, e isso é extremamente discutível, com argumentos de um lado e de outro, os fins não justificam os meios... muito menos quando os meios poderiam ter sido utilizados de forma muito mais eficiente e digna!!!!

Mas somos todos portugueses, vamos apenas falar mal do vizinho do lado, quando em nossa casa está tudo uma vergonha!!!!!

Felicidades para o Movimento e para as próximas eleições!!!!

Unknown disse...

@Daniel Monteiro é velha esta noticia, há muito foi divulgada em reunião publica com o processo na integra.
Deve doer a muita gente que as acusações de aproveitamento de dinheiros, etc. não tenha permitido condenação, para vosso azar, que julgam que uma simples denuncia pôe qualquer na cadeia,
provavelmente dava jeito antes de eleições.

o que me irrita é a vossa irritação pelo resultado, mas é normal ficar-se satisfeito com o mal dos outros, ainda que injustamente,
apenas ao dispôr de um roubo de documentos que estão tempestivamente disponíveis.

Consulte o processo completo, ia ficar mal disposto, quando lesse que "o bom nome dos arguidos foi injustamento afectado" e mais e mais.

apareça às terças, faças as perguntas, exija documentos e discuta a restauração do concelho, prove a sua inutilidade, garanto-lhe que será bem acolhido

xuxa a lista disse...

Tudo bons rapazes!

Só bons hábitos. Despesas de representação de quem dizia nada receber em troca.

Já agora quem foi o elemento que recebeu o "empréstimo"? Será o mesmo que tem festas patrocinadas pela Junta para mais desafogadamente gerir o seu bácoro negócio?

Já agora já passaram os tempos de quem discordava era apelidado de traidor? E o tempo em que uma candidatura contra o MRCCS dava direito a pancada?

Palhaços, deviam provar do que defenderam para os outros.

Daniel Monteiro disse...

Isto faz-me lembrar aquele ditado da mãe que está a ver o filho na parada e diz: "o meu filho é o único que vai com o passo certo".
Gosto da forma como utiliza o "vocês", como se fossem forças do além... ou mandadas de Nelas.
Sou habitante de Vale de Madeiros, e como sempre em tudo na minha vida dou a cara, o nome aparece, pelo meu perfile também está muita coisa disponível... tenho pena não poder participar... 1º porque estudo fora, 2º e talvez mais importante porque ainda me lembro de uma celebres eleições em que "vocês" gente civilizada, pessoas de bem, que apenas querem mostrar a vossa luta, ameaçaram as pessoas que estavam na mesa de voto da assembleia de voto de Vale de Madeiros... DIGAM O QUE DISSEREM, VISTAM-SE COMO VESTIREM... ESSAS COISAS NÃO ME PASSAM DA GARGANTA PARA BAIXO... AHHH EU SEI QUEM SÃO TODAS AS PESSOAS QUE LÁ ESTAVAM E ACREDITEM QUE SE ALGUMA VEZ COLOCAR OS PÉS NUMA DESSAS TERÇAS FEIRAS IREI DIZER UMAS QUANTAS COISAS QUE AINDA ESTÃO ENTALADAS NA MINHA GARGANTA!!!!

E FALAM DE NELAS?????
QUE NÃO FAZ INVESTIMENTO EM CANAS - "vocês" gastam dinheiro em pedras em rotundas a simbolizar a "luta" e deixam pelo menos Vale de Madeiros sem qualquer manutenção.... fazem exactamente o que dizem Nelas fazer!!!!!!!!!!!!

Mas o que fazem "vocês" quando vêm uma critica?????????????? Tentam descredibilizar e retirar a importância!!!! Se calhar não fazia muito mal umas aulas de cultura cívica, de cultura democrática.... se calhar esse dinheiro que parece ter sido muito bem empregue, em vez de ter sido ao serviço do todo só ao serviço de alguns, que estupidamente querem tapar o Sol com a peneira, e só com uma cegueira ideológica ou então com o cérebro entorpecido é que se poderá pensar que está tudo bem.... POR AQUI TUDO BEM NÃO SE PASSOU NADA... são apenas Sr's maus que querem fazer mal a pessoas de bem. e dizerem mentiras.... sim porque o dinheiro foi muito bem gasto, porque as juntas de freguesia não têm nada mais urgente para fazer do que gastar dinheiro da maneira como foi gasta.... sim certamente não haverá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Com tudo isto já me esqueci do que estava a dizer, ahhh mas isto deve ser dor de cotovelo, não sei muito bem porquê!!!! Talvez por cada fim de semana que vou para casa ver as ruas sempre na mesma.... sujas.... mas pessoal está tudo bem... isto é apenas dor de cotovelo!!!!!

Uma última coisa, espero que as reuniões na Junta de Freguesia não sirvam para andar a discutir a restauração do Concelho, porque caso não tenham percebido há coisas muito mais importantes para fazer... mas malta tudo bem, isto é apenas dor de cotovelo de uma pessoa que vê dinheiro ser mal gasto e energias serem desperdiçadas em lugares que não deveriam ser!!!!
É pena que haja confusão entre duas entidades, a Junta de Freguesia e o Movimento.... deveriam ser coisa completamente distintas financeiramente e ideologicamente, mas pelos vistos... não é do entendimento de "vocês"....

MANUEL HENRIQUES disse...

Concluiram as autoridades competentes que o caso não tinha relevo criminal.

Sobrava então o relevo "politico". Este, em boa verdade, foi "desconsiderado"/absolvido nas urnas, em 2005, revalidando o mandato do MRCCS. Fora das urnas, e apelando ao senso comum, será que o povo de Canas não apoiou politicamente esta utilização da máquina da JUnta? É evidente que sim, mas cada um que faça o seu juizo....

Sou critico da acção da actual Junta, que em muitas e muitas coisas poderia fazer bem melhor do que aquilo que faz ( inclusivé em Vale de Madeiros como refere o Daniel Monteiro). Mas não é disto que tratamos aqui.

O Caso é uma boa noticia. Mas nada mais do que isso. Parece que leio em alguns comentários a velha máxima de que "Não deixes que a verdade te estrague uma boa história "

Unknown disse...

@ o costume, quando confrontados com os factos reais, quando convidados a informarem-se para melhor se pronunciarem, EIS que não enganam ninguém EIS que digam o que disserem,EIS que querem cercear a opinião, EIS ..,etc.etc..., não me parece bem orientado-jovem

O dinheiro mal gasto, tem que se informar e fazer mesmo contas.

@xuxa, olhe que a pancada esteve por um triz quando a lista só canas, cercou a Junta numa reunião em que um, apenas um elemento da Junta ia proceder a uma reunião de indicação dos membros para as mesas eleitorais; arrisco a dizer que os elementos da lista só canas estavam todos + alguns apoiantes, felizmente desistiram porque os seus representantes tinham assistido a uma reunião que expressamente deram os parabèns demovendo-os da sua intenção hostil,
pois @xuxa, cuidado com os factos...

manuel disse...

São uns coitados é o que é!

SOMOS TODOS MAL AGRADECIDOS!
Saia mais uma placa para festejar o inaugurar de arquivos!

Devemos apanhar e calar! Que nos roubem e lhes agradeçamos pelo feito. São provocadores ao mais alto nível. Andaram em mílicia pelas ruas a insultar, apupar conterrâneos e insultando-os! Afinal não foram eles que tiveram que responder em tribunal pelos vários crimes de ofensas e calúnias. E pagar! Bom eles não pagam nada a JF paga!!! É pela causa! Que descaramento, que desfaçatez! Imaginem se algum dia conseguem ser presidentes ou vereadores a um nivel mais elevado...Não haverá cofre que aguente!

@Manuel Henriques, é costume nosso separar sempre o inseparável. "Á mulher de César não basta ser séria, deve parecer"! As posições e lugares que ocupam obriga-os ao dever de seriedade e honorabilidade. Porquanto, a mais leve suspeita de irregularidades deveria fazer com que esses srs. se retratassem.
As "camisolas" da personalidade não se vestem e despem ao sabor das conveniências. As deles, é obvio!

Manuel Vieira

AMPF disse...

Sr. Daniel Monteiro, em qualquer discussão acalorada, há sempre pessoas que não se sabem comportar, mas tenho a certeza que não era de todo a intenção dos responsáveis do Movimento.
Todos sabemos que quando se elegeu o Movimento de Restauração do Canas, na sua essência era para continuar a luta. Todos sabemos o tempo que se perde num processo destes. Logo não há tempo para mais nada.

Não querendo desculpar ou culpar ninguém, mas nas situações em que se denota que há descuido (limpeza de ruas) deve-se chamar atenção nos lugares competentes para o efeito (Junta de Freguesia). Se vir bem, foi o que o movimento fez em relação a Restauração do concelho.
As minhas saudações.

Ana Mafalda disse...

Fico sempre extremamente chocada quando se fazem comentários abonatórios de comportamentos ilícitos ....

É tão típico de nós portugueses, congratular-mo-nos com o facto de se passar impune em toda e qualquer prevaricação...

Ou pela, fuga aos impostos, ou subornando autoridades, ou comprando este ou aquele com "luvas", ou jogos de influencias tão frequentes na militancia politico-partidária, ou dando um trote num mais ingénuo, ou um simples gesto, quando anuímos a diferença de preço quando com factura ou sem factura, ou servindo-nos dos outros para benefício próprio ... enfim são tantos os nossos defeitos, que por si só acabam por ser um problema nacional, pois se todos fossemos cumpridores nas nossas obrigações, exigentes na prestação dos nossos representantes, que o dinheiro gasto fosse aplicado com rigor, com sentido de prioridades e justiça, ( pois o exemplo deverá vir de cima), se TODOS, abominássemos a corrupção, aliviar-nos-ia a TODOS o pagamento dos impostos sobretudo a quem deles não pode fugir!

Reveleriamos ser um povo com elevado sentido ético-moral e de cidadania, em vez de sermos o país dos "ESPERTINHOS"...

Se os dinheiros públicos fossem geridos com elevado sentido ético e moral, como se do nosso próprio dinheiro se tratasse, o que é até uma verdade insufisnável, desde o mais alto representante do estado ao mais pequenino ... seriamos concerteza um melhor país.

Há países com dimensões idênticas ou inferiores ao nosso, que também não são possuidores de grandes recursos naturais, cujo PIB é similar ao nosso e no entanto têm uma qualidade de vida e um poder de compra imcomparável ao nosso, a diferença está na gestão rigorosa e num civísmo levado ao extremo em que a toda e qualquer corrupção é considerada o maior dos crimes ...

Nós por cá veneramos, chegamos mesmo a admirá-los, os "ESPERTINHOS" e assim sofremos todos com o desmesurismo instalado...

Esta notícia cria em mim um conflito interno imenso, pois se por um lado apoiava a causa do Canas a Concelho, não posso de todo apoiar uma gestão danosa, que não investiu na própria Freguesia, todos perdemos, perdeu Canas, perdeu a Felgueira, perdeu a Póvoa, perdeu Vale de Madeiros e perdeu a Urgeiriça.

Sejamos pois correctos, saibamos enaltecer as coisas boas, mas não passemos as mãos nas costas aquando de comportamentos lesivos.

Afinal onde estão os valores da horradez, da honestidade, da "pessoa séria" e da verdade!!!!!!!!!!

Ana Mafalda disse...

Por lapso onde se lê "horradez" deve ler-se honradez ( houve troca de um r pelo n).

Obg

miguel disse...

@ a honradez está no processo que se iniciou em Novembro de 2005 com o reenvio das cópias de documentos roubados postos à porta de um restaurante, para a policia judiciária, que os investigou até Novembro de 2007, centenas de documentos que deram origem ao Arquivamento do processo, isto foi divulgado num comicio.

Era muito bom que os comentadores lessem o processo na integra e o quanto de tenebroso lá consta no sentido de levar a julgamento e condenar pessoas, por suspeitas e mau perder de eleições.

Qualquer ilustre candidato e futuro autarca (que certamente irão promover um desenvolvimento em grande da nossa Terra), estará sujeito a que a denuncia por simples suspeita dê origem a processo igual ou semelhante.

Sobre gastos pela restauração do Concelho, nunca vos ouvir abrir a boca publicamente, nem nunca vos ouvi reprovar o financiamento de autocarros, pagamento de almoço e passagem pela praia, que ~camara de nelas patrocinou para ir contestar a criação do Concelho, até os serviços públicos da câmara fecharam.
Tão amigos que já são da câmara.

Ficarei bastante satisfeito se V.Exas, que nunca estiveram a`frente de nada onde prestassem contas, uma vez sujeitos a uma investigação tivessem este resultado-arquivamento.

Ana Mafalda disse...

Não é minha intenção condenar actos que o próprio tribunal não o fez!!

Afinal até é aquilo a que mais estamos habituados, "as montanhas parem ratos" a " culpa morre solteira" os autarcas sujeitos a processos saiem impunes reforção até a sua popularidade(!), nada de novo!

Pela prosa @miguel, enfoca varias vezes a não condenação e a anuência da população para os factos que alegadamente diz termos conhecimento...

Mas tenho uma intuição que apesar de querer salvaguardar esses factos não é um adepto do despesismo nem de uma total desorganização administrativa.

É certo que o tribunal não condenou ninguém, é certo que o parte da população validou as acções ...

Mas cada Ser, podderá em consciência e para si, tirar as ilações que esta ocorrência lhe provova.

Quando me desloco em serviço, sabe quanto recebo ao Km? 23 cêntimos!
Quando almoço em serviço faço-o numa cantina ou dividimos uma refeiçao para que fique mais em conta, e não somos recercidos desse valor, já frequentei acções de formação até financiadas ( o dinheiro era exclusivamente para os formadores), o alojamento é sempre pago pelo próprio, sempre a poupar ...

Que acha que penso de tudo isto?
Que pensarão os residentes da Póvoa, Felgueira, Urgeiriça e Vale de Madeiros?

Não houve uma atitude de fazer render os dinheiros publicos, uma "elite" (não o povo, esses levavam um farnelzito de casa)hospedou-se, viajou, comeu e bebeu há fartazana ... já nem vou quertionar a pertinencia de TODAS AS VIAGENS E OS SEUS FINS!

Está redondamente enganado quando afirma que "nunca estiveram à frente de nada onde tivessem de prestar contas", não conhece o percurso profissionsl de cada um nem os cargos que ocupam, peca por ignorância.

Conheço juntas de Freguesia, com menos de 5000 habitantes e por isso, com um orçamento próximo do da nossa onde se consegue fazer obra com orçamento próprio, porquê?????

Quer-me parecer que é uma pessoa de boas contas, demarque-se dos que o não são, não branqueie actos que embora licitos aos olhos do tribunal, não o são aos olhos da MORAL!

Saudações

manuel disse...

Efectivamente, condenar não está ao alcance de cada um. Mas podemos e devemos indignarmo-nos substancialmente. Justificar o mal que se faz pelo bem que sabe, é mau. Pior ainda, justificar irregularidades porque outros também as cometem ou cometeram! Mas estes srs. são reincidentes. Vícios antigos...

@miguel a JF foi assaltada? Chamaram a GNR? É aí bem ao lado.

Manuel Vieira

Anónimo disse...

@ana mafalda:
gosto de ver o seu subito interesse pelas kestoes canenses e de como tudo a parece tocar mesmo no coraçao.
por momentos até me parecia que estava a fazer um discurso duma campanha eleitoral qualquer...mas será que foi só confusao minha ou estará mesmo a apalpar terreno?

gostaria tambem de dizer so mais uma coisinha.. os lideres do movimento sempre foram alvo de criticas.. mas se no dia 1 de julho canas tivesse mesmo passado a concelho, se a senhora e muitos outros k aki falam nao estariam agora (como a senhora diz) a "passar a mao pelas costas", a felicitar as suas acçoes e a dar aquela graxa ja tao conhecida dos taxistas.

Ana Mafalda disse...

@Inês, já reparei que não é a primeira vez que os meus comentários a incomodam ... curioso!

Estará a apalpar terreno para uma eventual candidatura????????

Ou é daquelas que não admite opiniões contrárias há que porventura já tenha formado???????É adepta do um só pensamento "único", uma única lista, a sua???????

Esse tempo já vai longe, a pluralidade é benéfica!

Tanta gente que por aqui se exprime e só me vê a mim como uma "ameaça"??????

Interessante a importância que me dá ....

Estranho esta acidez nas sua palavras, especialmente de alguém tão jovem, mas cada um de nós é fruto da sua própria história ... mas os jovens costumam ser justos e não fazem avaliações à priori, são até avessos às "cabeças feitas", às "frases feitas" aos "rótulos"...

Já agora, eu não sou taxista, embora considere ser uma profissão tão digna como qualquer outra!

Felicidades para si, este espaço é sobretudo um debate de ideias e sob esse ponto e mesmo no contraditório é positivo para Canas.

Cordialmente

Ana Mafalda disse...

@inês, o meu interesse pelas questões canenses não é súbito, a @inês tem metade da minha idade e conciência cívica só se desenvolve após a puberdade o que significa que está a avaliar o que desconhece (a mim), mas pensa que conhece por estar a ser "eventualmente" bem informada ...

O que pensa de eu a avaliar sem pessoalmente a conhecer???
Por informações de terceiros???
Não considera que podia estar a ser influenciada???
Fizesse juizos de valor irróneos???

Bem, fiquemos a pensar!
Cada uma fica com a sua, não pretendo incomodá-la.
Quando vir os meus comentários não leia, tem todo o direito.

Saudações

MANUEL HENRIQUES disse...

@Inês

Este espaço é de opinião livre. Para a Inês e todos nós.


A alusão que faz ao 01/07/2003 é importante. Foi um dia marcante para todos. Julguei que de libertação de um jugo mais do que centenário. Infelizmente não aconteceu

Como poderá imaginar mal estariamos nós se pensassemos e agissimos como nessa data.As condições mudaram. O comportamento dos agentes politicos mudou.Nós também mudámos.

Não considera que coisas relevantes se alteraram, radicalmente? Que temos direito a um pensamento critico e quiça com erros e lapsos aqui e acolá ?

Mal do Movimento e qualquer partido que não encaixe criticas com humildade democrática. São as regras do jogo. Espero que não esteja a sugerir uma auto-censura. Ou pior do que isso.

Sobre os candidatos esperamos todos que apareçam muitos. E bons. Estará de acordo comigo. De certeza.

Cumprimentos

Anónimo disse...

@ana mafalda:
"É adepta do um só pensamento "único", uma única lista, a sua???????" tem a certeza de que continua a falar para mim?? penso que as suas palavras quererao atingir outra pessoa que nao eu. e digo-lhe que as pessoas jovens e sem maturidade porque ainda nao passaram a puberdade como voce diz têm opiniao propria sabia? eu também consigo pensar sobre os assuntos e tirar as devidas ilaçoes. nao preciso que ninguem me influencie nem que nenhuma historia me guie. e esta ã? sabe que quem quiser escrever aqui sobre algum assunto nao precisa de me usar como porta-voz. graças a deus nao sou nenhum pau mandado. espero que nao tenha ficado admirada...

@manuel henriques

eu nao estou a sugerir auto-censura nenhuma só axo que as criticas por aqui ultimamente têm sido mesmo dakelas do deitar a baixo.. será por 2009 estar proximo? quem sabe.

MANUEL HENRIQUES disse...

@Inês

Este Blogue, ou outros blogues canenses que falam destes temas, nunca deixaram, em 3 anos de falar de politica local.

Não lhe parece normal que a proximidade das eleições motive as pessoas a falar com mais intensidade?

A mim parece-me perfeitamente natural, e saudavel.

Cumprimentos

Ana Mafalda disse...

@inês, verifico que está irada não percebeu o meu comentário.

Releia, não percebo porque a incomodo tanto!

Acha que não tenho direito a exprimir as minhas opiniões só porque contrárias às suas???

Nunca pretendi ofendê-la, quande me referi à conciencia cívica era para que se apercebesse do tempo que nos separa ... eu já estava na faculdade e a acabar praticamente quando a inês nasceu, só isso.

Eu se faço críticas penso serem contrutivas, qualquer um pode pegar ou não no assunto e resolvê-lo, são pistas!!!!!!!!!!!

Cump.

Sr. Picuinhas disse...

Quem é que abriu as portas do jardim-escola? Escrevam e respeitem a língua portuguesa. Isto não é nenhuma caixa de mensagem de telemóvel de adolescente.

Anónimo disse...

nao vale mesmo a pena cansar-me neste blog. a minha inteligencia e maneira de ser está bem acima de certas coisas. cumprimentos passem bem e boa campanha

O_ATENTO disse...

@Inês
Pelo que vejo tem-se em muito boa conta, mas o despeito pelos outros comentadores não deixa de ser um muito mau sinal, e nada abona em favor das diferenças de opinião. Eu pessoalmente não me sinto muito confortável com o carneirismo e procuro na maior parte das vezes quem tenha uma opinião diferente da minha, quanto mais não seja para poder "treinar" a minha capacidade de argumentação.
Não amue e venha dar e receber "porrada" ideológica, seja um pouco mais humilde porque todos podemos aprender com os outros.
Quanto à noticia só tenho pena que este não seja um caso único e não será de certeza o mais grave, como diz a @ana mafalda também não pretendo substituir os tribunais, mas que algumas consciências deveriam andar pesadas, isso deveriam.

Atentamente

miguel disse...

@ana mafalda, será que a junta de que fala fez obra, ou terá sido uma obra daquelas que a câmara paga, fiscaliza, dá todos os meios técnicos e depois aparece como obra da Junta, a velha delegação de competências, veja bem.
Também acho que os visados na noticia deviam disponibilizar a qualquer um o auto de arquivamento do ministério público.

AMPF disse...

Caros Canenses,
Pelas notícias verifica-se que o procedimento feito com os dinheiros públicos não foi o melhor.
Agora pergunto eu. Será que o movimento não fez um trabalho aceitável a nível do projecto de elevação de Canas de Senhorim a concelho?
Também sei que ninguém é “obrigado” a fazer seja o que quer que seja. Mas:
Quantas vezes tiveram que ir a Lisboa em carro próprio?
Quantas noites passaram sem dormir?
Quantas manobras de bastidores tiveram que fazer?
Quantas pressões e ameaças inclusive de morte tiveram?
Quantas horas dedicaram a causa, estando ausentes da sua família e de pessoas que gostam?
Quantas …….?
Quantas …….?
Quantas …….?
E os restantes, os que criticam pela negativa no seu doce Lar. Aparecendo nas secções de esclarecimento, e nem sempre, para ver para que lado estava a rolar o barco. Ou até para ir informar o “monstro” que vocês próprios criaram, citando palavras da srª. Ana Mafalda.
Também era de bom-tom, algumas palavras de agradecimento por todo o esforço despendido. Não esquecendo que nem tudo que se fez foi bem feito.

“Humildade democrática” citando palavras do srº. Manuel Henriques, fica bem e quem trabalha em prol do POVO agrdeçe.

As minhas saudações.

Ana Mafalda disse...

@miguel, não me estou obviamente a referir a obras de grande envergadura, como estradas, piscinas, complexos desportivos etc...

Estou a referir-me por exemplo à recuperação exemplar de espaços ajardinados, à pavimentação de passeios na ordem de 8 Km por ano, em actividades no combate ao analfabetismo, no apoio à juventude e muitas outras, imagine " Vila Boa do Mondego" , uma freguesia do concelho de Celorico da Beira, com orçamento próprio distribui internet gratuíta para toda a freguesia, colocaram a antena na torre da igreja!!!!!!
O custo não ultrapassou os 2000 euros!!!!!!!!

Como tem conhecimentos muito melhores do que os meus no que respeita ao orçamento da nossa junta de freguesia, diga-me honestamente, um projecto destes é completamente inviável para a Junta de Canas de Senhorim????

Arranjar pequenos espaços com 250 euros, também são verbas de que a junta não tem como dispôr????

Pavimentar alguns passeios, por exempro 4 km por ano ( 2Km de cada lado) seria incomportávél???

E tantas outras coisas, creio pelo que escreve que sabe bem como fazê-lo ...

Por exemplo limpar as margens das ribeiras da nossa freguesia, ficaria caro????
É impossívél???

Tenho a certeza e creio que o @Miguel também tem, que a CMN, nos seus sucessivos elencos, muito nos deve(TUDO)!!!

Mas há pequenas coisas que por cá se podiam ir fazendo, se aceitassem sujestões, se sentissem as críticas como construtivas e não se abespinhassem com elas, muito pelo contrário, é como fazer uma auto avaliação pegar no que se fez de bem, melhorar o que não está tão bem, as birrices são próprias das pessoas mal formadas ou imaturas, não nos levam a lado nenhum e nós precisamos todos uns dos outros!

Cump.

MANUEL HENRIQUES disse...

@Inês

Tem de ter mais capacidade de encaixe. Como dizia o @atento aprendemos uns com os outros.

Os seus comentários são tão importantes como as das outras pessoas. Não há aqui pensamento único.Nem verdades absolutas.

Volte sempre. E habitue-se que a blogosfera é mesmo assim

Cumprimentos e um feliz natal

Ana Mafalda disse...

@AMPF
Sabe que esta notícia me criou um conflito interno imenso, por ser a favor da RCCS...

Alguém que eu desconheço, enviou-me um mail, provavelmente pensando que eu o iria publicar, DESDE JÁ, E SIRVA A QUEM SERVIR EU NÃO O VOU FAZER.

Claro que tinham direito a despesas de representação, mas acha razoável que numa refeição se gaste um valor muito superior a um vencimento auferido pela maioria dos habitantes desta freguesia???

Claro que fiquei em choque???

Uma marisqueira???

Então não é esbanjar???

Convenhamos, há gastar e esbanjar e todos nós sabemos bem a diferença, eu até contribui generosamente quando foram feitos peditórios para despesas judiciais, etc.
Como pensa que me sinto ao ter conhecimento dos factos???
Que me interesse o que disseram os tribunais, também não desejava ver ninguém preso, por favor, aquela causa era também a minha causa ... mas há limites e eu considero que o limite do bom senso foi claramente ultrapassado.

Saudações

manuel disse...

É toda essa ignorância do que se pode e deve fazer com tão pouco???orçamento que coloca os srs de JF a um nivel de competencia bastante sofrível. Mas não será de admirar. Pelo memos para mim, não é surpresa alguma. Este mrccs não fez nada por Canas e pelos canenses, até hoje. Limitaram-se a "queimar" o que têm e não têm. Continuarão no mesmo. Não adianta pensar ou justificar porque em ultima analise nada de proveitoso acontece ou acontecerá, vindo de tais comediantes.
Quer se queira quer não, até poderão voltar a ganhar eleições.
O povo é que manda!

@inês, não se vá, aprenda, escute e olhe para não ser atropelada sem saber porquêm nem por quem. Penso que chegou a hora de questionar, e se é jovem como dizem, é um atributo (questionar) que deve manter durante toda a sua vida.

Manuel Vieira

miguel disse...

@ resumindo, o PS no seu melhor tentando livrar-se da terrivel maleita de ser contra Canas Contra o Concelho. Lamentável é que pessoas Canenses vão no engodo destes comentadores, que não são mais do que a máquina PS a lutar com unhas e dentes pelo regresso ao passado.

Apenas quase três anos de dieta, estão a provocar-lhe um terrivel "frio" no estomago.

Esta máquina que já está a funcionar tem um consumo igual a um cadillac, falando e usando Canas para conseguir os seus intentos pessoais através sempre do Partido.

Secaram Canas ao longo dos anos.~

@ampf, qual o seu papel no PS, trabalhe para o Partido, mas deixe Canas em Paz, apareça na altura das eleições e faça uns comicios.

@ana mafalda, se alguma vez defendeu a restauração do Concelho não acredito que fosse verdadeiro,
quem defende a restauração do Concelho defende o desenvolvimento e a ilustre Canense com o rol de obras que enumera não precisa de lutar por Concelho, concordo que se podem limpar ribeiras com 500, mil euros dando trabalho a algumas pessoas, mas mesmo assim cuidado com a judiciaria, porque os trabalhadores têm que estar colectados e não querem.

"Uma mariscada" superior ao sálario minimo nacional, a @ana mafalda deve ter o documento, publique-o aqui, esse e os que estiveram na origem do processo, não tenha receio, até para servirem de referência no Natal;
a acabar, mais um Canense a atirar bitaites mais ou menos, ponha, ponha as facturas aqui.

As suas propostas ponha-as num eventual manifesto eleitoral, ganhe as eleições e depois realize-as, eu prefiro discutir obras que possam trazer mais valia a Canas, hoje e para o futuro.

Cumprim.

Ana Mafalda disse...

@miguel, não respondeu a todas as minhas questões....

Despreza pequenos melhoramento ao alcance de qualquer junta...

Acha-se detentor de toda a sabedoria ...

Mas não vejo que faça melhor!

Porque será???????????

Ana Mafalda disse...

@miguel, também não acredito que defenda a RCCS, defende provavelmente o lugar que ocupa, os seus juízos de valor à minha pessoa, sob o diferentes nicks com que assina estão muito longe da verdade.

Um Feliz Natal, com mais iluminação.

miguel disse...

@ana mafalda, não a ofendi, penso eu,

a questão das obras numa perspectiva de Concelho de Canas, são para mim irrelevantes, as obras, as obras, não a sua pessoa.

Se se sentiu ofendida, as minhas desculpas, o efeito que lhe causei foi desprovido dessa intenção.

defender o lugar, "olhe que não, olhe que não..."

Também lhe desejo um bom natal, a si e a todos os seus.

miguel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
miguel disse...

@ah, esqueci-me, o km em automovel proprio está a 39 cêntimos, se recebe 23, deve haver engano.

Daniel Rodrigues disse...

Nao quero acrescentar nenhum ponto a esta discussão, mas queria referir que o que é certo é que esta notícia, tratando de questoes provadas ou não, vem descredibilizar a luta pelo concelho bem como o mrccs. Concerteza muitas pessoas nao o mereciam.
Cumprimentos

miguel disse...

@ah grande Daniel Rodrigues, não sabe mesmo o que é um Concelho, nem conhece a luta que se teve, tem e é preciso ter pelo desenvolvimento,
O Daniel acha que o Concelho de Nelas está descredibilizado por ter pago os autocarros, almoço e dia de trabalho, para ir contestar a criação do concelho de Canas?
Passaram essas despesas por investigação? as de Canas passaram,
e para mim basta.

Cumprim.

Ana Mafalda disse...

@miguel, então melhor que ninguém saberá ao tempo que eu não recebo nada, nem dei pelo aumento!

Foi este o valor que receberam quando iam a Lisboa nos carros próprios????

É que de comboio sai muiiiiiiiiiiiito mais barato, ou até no expresso, quando obviamente se fazem contas ..... principalmente quando o $ não é nosso!!!!!!

Sinto que fui completamente enganada!
Fui figurante, e na posse de todas as minhas capacidades, de episódios que eu pensava serem as aspirações reais e mais intimas de todos nós, afinal vejo-me no meio de uma teia de interesses, acordos pré-eleitorais muito duvidosos e não só com este elenco camarário que nos (des)governa e que se congratula por promover a integração de Canas no Concelho de Nelas, eu nem sabia que entretanto teríamos pertenciamos a outro????

Reparo que alguns Canenses apoiam este despesismo, (não conheço números totais somente algumas parcelas) ... então se porventura lhes desse-mos oportunidade fariam o MESMO???
Já com episódio do Carnaval teve o mesmo tipo de registo.
É contra ou a favor do abuso de confiança e do despesismo de quem ocupa cargos publicos, o que pensa da edição " Nelas Informação" em termos de gastos????

Recuso-me a pensar isso do @miguel, mas é isso que dá a entender!!!!

Cumprimentos

Anónimo disse...

@ miguel
a autarquia de nelas à muito que estava descredibilizada nesse aspecto, agora canas de senhorim penso que não!
saberá o senhor melhor que eu, de certeza.
cumprimentos

in_culto disse...

@inês a sua cassete é igual ao do seu familiar "Tix", está pois explicada a indelicada presença neste blog, as "recheadas" fazem mais o seu género.
Tal como a malidicência posta nos seus comentários, teve bem onde a ir herdar.

Não envoque o nome de Deus, pois dele nunca ouviu falar.

miguel disse...

@mafalda, é a portaria da actualização salarial da função publica em 2008, limitei-me a dar-lhe uma informação, porque pelos vistos estava mesmo desactualizada.

Quanto a dinheiros e tudo o mais, digo-lhe: limpinho, é por isso que posso falar.

O nelas informação em termos de gastos (boa ilustração) é indiferente, o mesmo não digo do seu conteúdo, que constitui no seu todo uma ofensa a todos os Canenes.

Ana Mafalda disse...

@miguel, quanto ao conteúdo estou consigo, mais uma vez e como sempre substimam a nossa percepção do real, não fazem discriminação positiva por Canas, uma desilução completa, foi o voto mais estupido que alguma vez cometi, então o que foi feito Paçal pode ser considerado obra, com honras de revista, querem enganar quem, só quem por lá não passa?????

Mas não me respondeu se a nossa junta com dinheiros próprios poderia fazer qualquer coisita, porque as grandes obras não terá obviamente capacidade financeira, essas devem ser exigidas à autarquia no enquadramento do QREN por exemplo, eu não confundo as competências da Junta com as da Câmara ...

Não me disse em consciência o que pensa do esbanjamento e da desorganização administrativa, o que pensa de apropriação de dinheiros indevidos!

De leis das autarquias locais é "expert", tem formação para isso, mas quanto ao resto, quais são as suas convicções, porque só o vejo fazer absolvições!

Cordialmente

tix disse...

@in_culto

Não sou médico, mas aconselho-o a umas pastilhas "rennie" a seguir ao jantar. Vai ver que a azia lhe passa logo...

Tenho a certeza que a Inês já passou a puberdade e tem as suas próprias ideias. Não precisa de ouvir conselhos alheios.

Quanto a outras pessoas parece que andaram a ouvir conselhos alheios e miraculosamente começaram a socializar democraticamente neste blog. Porque será?

Farpas disse...

@Tix: eu acho mesmo é que as pessoas devem ouvir as outras. Há uma publicidade à RCP que diz "O que pensa começa no que ouve" eu ainda lhe junto, "vê", "lê" e "sabe", aliás acho que para haver evolução é preciso mesmo que tudo isto aconteça. Como tenho o prazer de privar contigo sei que pensas por ti e o mesmo se passa com a Inês, acho que a Leta e o Álvaro também sabem escrever e não precisam de relações públicas.

Estamos numa altura muito concorrida aqui pela blogosfera e pelos jornais também, não me acredito que não soubessem desta história, foi contada em Canas pelos próprios intervenientes, não vejo qual a surpresa, claro que em altura de eleições todas estas coisa vêm a lume, não seriam eleições se assim não fosse!

Aparecem de todos os lados, dos que criticam e dos que são criticados. Não me meto neste tipo de quezílias porque ninguém tem razão, cada um terá apenas as suas! Sou completamente contra qualquer tipo de ataques pessoais nas caixas deste blog, não percebo (ou melhor... até percebo) porque o fazem mas a minha participação neste blog não passa por aí e simplesmente ignoro os que o fazem, não se sintam melindrados, cada qual é como é. Para mim este blog é de uma política diferente, muito bem definida no texto base em que foi fundado e aberto a todos os colaboradores... tudo o resto é passageiro. Percebo o que diz a Inês percebo o que diz o Tix, percebo o que diz o André, e sim fazemos todos política temos é maneiras diferentes de o fazer.

Anónimo disse...

@in_culto:

nao queria descer a este nivel mas uma vez que a escada está lançada vou ter k responder. nao percebo qual o seu problema comigo ou com a minha familia que diz conhecer. sabe que pelo menos eu assino o que escrevo. ja o senhor nao.. o k me leva a pensar que tem vergonha de alguma coisa.. ou entao é so daquelas pessoas que nao assume publicamente o k diz.

miguel disse...

@ana mafalda, agora estou mais interessado na minha identificação,
se não estou em erro, acho que também já o disse, nem sempre o que parece é.

Não lhe posso responder pela Junta, oiço, tenho interesse, informo-me e analiso tal como a Ana Mafalda,

o conhecimento da matéria (processo) também o pode ler, quem o tem não fez questão em ocultar, mas teria que corrigir alguns dos seus comentários.

Qualquer pessoa que tenha seguido as autarquias locais e envolvido em eleições conhece necessáriamente o regime juridico e em Canas há pessoas desde o 25 de Abril, portanto mais cautela na identificação.

Continuo a poder discutir Canas, sempre no respeito para com os comentadores visando acções, ideias,
só até me quererem passar "cartucho"

Cumprim.

MANUEL HENRIQUES disse...

Partilhando do tom moderado que o @Farpas teve sobre estas polémicas também penso que podemos ser ácidos e incisivos sem ofender nínguem.

Também fico melindrado quando algum anónimo vem e achincalha outrem perfeitamente identificado.

Não vamos estragar um espaço de debate livre com insultos gratuitos.

Todos gostamos de Canas à nossa maneira, não é verdade?

Um abraço a todos

tix disse...

@manuel henriques

Com ceteza!

Farpas disse...

Boa!

tix disse...

*certeza

AMPF disse...

@miguel,eu PS?Nem nacional, muito menos concelhio.
Só pode haver erro de interpretação.
È verdade que agora estão a aparecer Lobos vestidos de cordeiros. Alegam que fizeram isto e aquilo mas na prática, Freguesia de Canas e Freguesias vizinhas, viveram anos a fio de desinvestimento.

Agora para me identificar:
Minha avó era de Canas,
Estudei em Canas (escola da Raposeira),
Casei em Canas,
Os meus descendentes estudaram e estudam em Canas,
Habito numa Freguesia vizinha,
Participei na luta da criação do concelho de Canas,
Luto e lutarei pela distribuição equitativa dos dinheiros públicos.

As minhas saudações.

Ana Mafalda disse...

@inês, desconhecia com quem estava a "blogar", o comentário do farpas é que me alertou...mas como podia saber se era o seu próprio nome há aqui pessoas que assinam por exemplo Miguel e podem ser Gonçalves, outros nem de Canas são, nem mesmo da freguesia!!!!

Respondi-lhe talvez um bocadinho seco porque considerei o seu comentário hostíl para com a minha pessoa, penso que não tem motivos para isso, eu tenho o maior respeito por si e por toda a sua família.

Compreendo que as minhas opiniões a ofendessem por visar pessoas que até lhe são próximas, mas di-las-ia aos próprios até, tudo o que aqui defendo é genuíno também se dá conta que não me escondo atrás de um nick, assumo tudo aquilo que penso seja perante quem for!

No entanto se se sentiu ofendida apresento-lhe as minhas mais sinceras desculpas.

Estive desde o início com o MRCCS, tenho até um eposódio curioso com o seu pai, numa manifestãção em Aveiro com lenços na boca para o ex-presidente Jorge Sampaio, tinha a minha filha no carrinho de bebé( segura) e o meu filho já caminhava, o danado, num fechar de olhos desaparece, afasta-se e nós perdemo-lo, foi o seu pai quem o encontrou e no-lo devolveu, foi um susto!
Hoje em dia, por tudo o que me tem chegado ... auto-classifico-me como desiludidomovimentalista, se leu outros comentários meus já deu conta, sinto que fui numa onda, que servi de figurante e não estava propriamente tolinha, acreditei piamente no projecto e nas pessoas, sem duvida que os partidos não valem nada e ficamos assim!!!!!

O que lhe quis dizer, mas pelos vistos não consegui fazer-me enterder, culpa minha, é que a inês não me conhece pessoalmente, e como é nova terá dado conta de mim à 10 - 12 anos atrás??? Ou nem tanto???

Ora bem, afinal o que sabe acerca de mim?????
Ques estive 8 anos a estudar fora, pois não havia ensino secundário em Canas, devêmo-lo sobretudo ao Prof. Pina...
Depois a universidade, os transportes não eram 1987 como agora, as distâncias acentuavam-se, depois os estágio, depois colocações em Águeda, Oliveira de Azeméis...

Que por motivos profissionais tenho estado quase sempre longe de Canas, logo com pouca visibilidade?
Mas isso não é o mesmo que indiferente!
Quando Canas foi votada a Concelho eu estava até a leccionar no Funchal??
Foi um dos dias mais felizes da minha vida, chorei sobretudo pela distância, por não poder partilhar com os demais naturais, apesar disso juntámos um grupo de Canenses e festejámos, seguimos o canal parlamento, mantinhamos telefonemas com amigos daqui e com os familiares ...
Que sabe a inês disso!!!!
Que devido a ter tido 2 filhos muito próximos, por opção (com apenas 20 meses de diferença) o que nos absorve por completo, me concentrei neles e andei "socialmente" afastada???
Que por motivos familiares sofri de um fortíssimo "apagão" indiviual desde Agosto de 2004 a Agosto 2008???
Não conseguirá nunca avaliar...

Consultei este blog pela primeira vez em Agosto deste ano, em plenas férias.
Um post colocado pelo Manuel Henriques acerca das opções camarárias e com a anuência do PS Concelhio ( traçado do IC7), fizeram-me saltar a tampa ... Opções claramente nefastas para Canas.
Manifestei-me veementemente contra!
Claro que é uma opinião pessoal, não estou vinculada a nenhum partido, sou um espírito livre!

Antes desse dia nunca tinha acedido ao blog, mas estava longe, finalmente tinha disponibilidade, estava em plenas férias de verão, tinha os meios, as saudades apertaram e mais uma vez senti o desprezo para com a nossa Terra, já me haviam lançado o desafio, pois bem, despoletou em mim a vontade de me exprimir!

Curiosamente até foi uma ex professora minha, por quem eu tenho muita estima, que me desafiou a consultar os blogs...

Vai daí tomei-lhe o gosto.
Fui logo convidada para colaboradora.

Relativamente a esta noticia, do Correio da Manhã (que não surgirá agora de forma ingénua, concerteza haverá forças politicas por trás, com poder de influência e com intenções premeditadas) talvez eu tenha conhecimento de facturas, locais, coisas que a inês hipoteticamente desconhece, ou não, podem ser ou não verdade é certo, mas estão em nome da Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, eu penso que as despesas de representação podiam e deviam ser pagas ... mas os valores envolvidos parecem-me tão elevados, os sítios tão desajustados, etc ... algumas despesas tão duvidosas, que no meu humilde entender houve exagero no gasto ...

Nem de perto nem de longe pretendia ofender ou magoar a inês, ou fosse quem fosse, trata-se tão só da minha opinião.

Com o que escrevo desabafo, se mago-o alguém é sem a menor intenção, são apenas opiniões que creio ter direito a elas, muitas vezes no meu intimo estou a "criticar" algo com o intuíto que peguem nos meus comentários como algo de construtivo que seriamente quem de direito resolva as situações, na verdade também estou sujeita a todo o tipo de críticas...como as que me dirigiu, e olhe que foi uma entrada de "pés juntos".

Acho abomináveis ofensas, pessoais, não gostei de posteriores comentários que aqui surgiram, este blog é sobretudo para trocas de ideias não de insultos, demarco-me desse tipo de atitudes. Manifesto a minha solidariedade para consigo e demais visados.

Mas fiquei curiosa com o comentário que me dirigiu, considera que não devo comentar porque cheguei tardiamente à blogosfera (?), ou porque não gosta do que escrevo(?), ou porque me desvaloriza(?), ou porque não me reconhece esse direito(?) ou porque não aprova a minha participação(?) ou por quarquer outro motivo???

Porquê concretamente a mim, tanta gente que por aqui comenta???

Sinto o seu entusiasmo por Canas, também agora que sei quem é não esperava outra coisa ...
Mas pegando em palavras mais brandas cada uma gosta de Canas à sua maneira.

Gostaria de voltar a trocar ideias consigo, desta vez, espero que me tenha feito entender...que a inês me compreenda e me ajude a compreendê-la.

Desejo-lhe um Santo e Feliz Natal e um ano de 2009 repleto daquilo que mais deseja extensivo à familía.

Cordialmente

Ana Mafalda

Ana Mafalda disse...

@miguel, a propósito da sua identificação, quando me disse que nem sempre o que parece é foi noutro blog, não neste e com outro nick, a minha identificação foi a única coisa que não mudou, bem como as minhas convicções!

Saúde

miguel disse...

@rais_me_partam, será que descobriu?

O_ATENTO disse...

É com prazer que vejo que pela ponta dos dedos também se pode encontrar entendimento. É tão simples.


Atentamente

Unknown disse...

sobre identificações à mt a dizer!
cuidadinho mafalda porque a informatica não perdoa e o que anda a fazer não lhe fica nada bem, para quem diz que dá a cara pelo tio só se está a enterrar
Tenha mais cuidado quando coloca o seu outro nick

Ana Mafalda disse...

@dj.grovve, avalia-me muito mal, EU SÓ TINHO UM NOME QUE NEM SEQUER É UM NICK, o mesmo não se passa consigo e fique com o que lhe parece, em estou de muito bem com a minha consciência ... os juízos precipitados acabam por falhar os alvos ... a informática está cheia de gente, tem noção disso????

Quanto a dar a cara pelo tio, onde foi buscar essa ideia, foi algo que eu verbalizei, ou anda mais uma vez a apalpar terreno???

Bom Natal e aconselho-lhe prudência ao levantar falsos testemunhos ...

MANUEL HENRIQUES disse...

@ DJ.Grove

Sem querer ser advogado de defesa da Ana Mafalda - que não precisa disso - acho que deveria provar o que diz
Se não o faz, o ideal era abster-se se acusações gratuitas ou, como pessoa corajosa que é, fazer essa acusação em nome próprio.

manuel disse...

Há indivíduos que realmente não sabem ao que andam. Ou então sabem...mal, digo eu.

Que interesse terão em saber quem é quem, quantos nicks usa, ou até quantas vezes se engana no login?
Essa da informática não perdoar é cá uma tirada de se lhe tirar o chapéu. Um nº. de circo, afirmo eu! LOL,LOL,LOL. Não perdem o jeito.

Manuel Vieira

Tomahock disse...

@Manuel Vieira, Compreendo o seu ponto de vista, aliás a sua disfunção de personalidades múltiplas explica muita coisa!
E que por vezes não sei se estou a responder a si ou ao seu amigo imaginário! O que é certo é que cada um mantém uma posição em todos os comentários! O que me leva a crer que esta disfunção não é nova e está bem assente na sua cabeça.