Canas OnLine

23/01/2009

Blog Intercontinental!

Com a respectiva autorização, permito-me publicar um dos mails que tenho recebido desde que aderi ao blog ...

De entre outros, este mail é bem representativo da Diáspora Canense, de como a nossa terra, Canas de Senhorim, provoca este feitiço nas pessoas, um elo de ligação forte que nos aproxima apesar das distâncias e das diferenças, o blog " Município de Cannas de Senhorym" não é mais do que um ponto de encontro dos canenses que se encontram por todo o país, com visitas diárias de todos os cantos do mundo, EUA, Angola, Moçambique, Madeira, Açores, Brasil, França, UK etc, etc, e agora também África do Sul ...
recebido a 21 de Janeiro de 2009 às 06:30h


"Mafalda ( ou Ana);


Não sei porque nome deverei usar.


Manda dizer se também poderei tratar por...tu.


Olha, o meu nome é Artur Rama, vivo na África do Sul desde 1974 e saí de Canas de Senhorim no ano de 1972.


Daí fui para Moçambique onde vivi em Lourenço Marques até 1974.


Daí tive que sair ( à pressa ) para a África do Sul ficando aqui desde essa data.


A razão porque eu estou a mandar este email é porque Canas está sempre no meu coração e tenho andado à procura de qualquer coisa na inter net em que tenha notícias dessa terra que muito amo.


Também gostaria de saber se poderás (e quiseres) responder a este email .


Desculpa também o meu português, mas falo mais inglês agora do que o português ..... é a vida, I guess. Mafaldinha....como disse vivi em Canas durante a minha infância e quando posso vou dar uma volta até Portugal indo sempre visitar a minha terra e ver alguns dos meus amigos com quem andei nas escolas ( primárias e depois a Escola Técnica do Dão).


Uma pequena nota da minha história só para saberes quem sou:


O meu pai era Delfim Rama e a minha mãe D. Júlia, e os meus irmãos, a Zai e o Delfim ( júnior) - o meu pai trabalhava nos Fornos e também tinha a Motel na rua principal que ia para a Estação.


O meu pai foi comandante dos Bombeiros Voluntários depois do Sr. Valejo ter saído.


Eu fiz parte da malta que abriu a Escola Técnica do Dão ( Quinta da Raposeira) onde acabei a minha escola secundária.


Faziam parte dessa escola malta como o Quim Cardoso, Tozé Lopes, eu, o João Alvadia, o Camões Sampaio, Luís Pinheiro, Luís Rosa, o Mouraz, o Pires, Gaspar de Nelas, os irmãos metralha........pergunta quem são (de Nelas), o Moitas, a Filomena, a Cristinha Cunha, a Nené, a Bernardete, as irmãs Teresa e Isabel Andrade e muitos mais que agora não me lembro.


Também fiz parte do Desportivo na camada de Juvenis ( foi o padre Domingos que até iniciou os Juvenis) com quem joguei com o Moitas, Varejão, o Pedro de Mortágua, o Monteiro de Vale de Madeiros etc.


Depois passei para os Juniores aonde cheguei a jogar com o Delfim, o Nuno e mais alguma malta. Como tenho saudades desse tempo.


Tenho tentado entrar em contacto com a malta amiga desse tempo mas não consigo arranjar ninguém que me possa dar email, address, etc.


A única pessoa com quem ainda mantenho contacto é o Mota Veiga (Carlos) pois com ele, o Camões e o César, éramos um grupo unido.


Também já tentei saber como entrar em contacto com o Quim Cardoso e o Luís Pinheiro, mas...não consigo.
Ok menina ( senhora ) fico a aguardar notícias daí de ti.


Gostaria também de saber se por acaso te conheço de alguma família de Canas.


Seria interessante ver se (finalmente) consigo manter contacto com alguém da minha terra, mais regularmente do que aquilo que tenho tentado.


Agradeço desde já o teu tempo e paciência.


Jocas


Art"
Ao ler o post, se porventura quiser entar em contacto com este nosso conterrãneo, desde que devidamente identificados, terei muito gosto em ceder-lhe o seu email.

O texto recorda-nos a todos que a Escola Técnica do Dão foi a primeira escola do concelho a ser criada, muitos dos seus alunos eram então de asnelas ...

22 comentários:

PortugaSuave disse...

Sr. Artur Rama, se nos puder contar um pouco desse tempo... da inauguração da Escola Técnica do Dão ou se tiver fotos desse período, teríamos muito gosto em publicá-las.
Pode enviar para o mail do blog ou então para portugasuave@gmail.com
Cumprim.

fcunha disse...

Viva
Cristina Cunha era a minha irma (faleceu em 74)
Lembro-me vagamente da familia Rama
Alguem lhe pode chegar esta msn?
abraços Fernando Cunha

Pombo correio disse...

E ainda há quem diga que somos muito saudosistas e que o que interessa é o futuro?!!!!

@Ana Mafalda.

Muito oportuno este mail.
Também sei de algumas pessoas que seguem o blog, pois é a única maneira de acompanharem a vida da nossa terra, alguns não vêm a Canas à alguns anos!
Sem duvida um espaço que a ninguém deixa indiferente, até os de Asnelas nos seguem com atenção!!!

luissilva disse...

fez-me bem ler este mail.
relebrei a Cristina Cunha.

este blog mantém-nos ligados à nossa terra.

anjodisa disse...

@PortugaSuave, o Artur Rama (Ramita?) não se lembra da inauguração da Escola Técnica do Dão, onde eu, você e ele estudàmos. Ele tem à volta de 50 anos de idade.
Quem vinha do Paço e se dirigia à escola primária da feira, via Rua das Laranjeiras, e não só, obrigatóriamante, parava na "Motel" nem que fosse só para ver a montra ou chatear o Sr. Delfim.
Seria interessante listar o nº de pessoas que deixaram Canas nos últimos 30 anos.
"Motel"? O que era e onde era? alguém se lembra? Alguém tem fotos?
Cumprimentos.

Maria disse...

Boa Noite,
A Motel era uma loja e situava-se na Rua da Estação, onde o banco Totta & Açores também esteve instalado. Mais não sei.
Cumprimentos.

PortugaSuave disse...

Anjodisa

Eu tenho uma branca, porque lembro-me perfeitamente da Motel, o nome "Ramita" não me é estranho, mas não consigo visualizar o nosso conterrâneo.
De qualquer das maneiras foi ele que disse que "abriu" a escola Técnica do Dão, antes "Fortunato de Almeida"... creio que esta mudança de nomes esteve envolvida em alguma polémica, se alguém souber a história e a souber contar seria enriquecedor...
Cumprim

fcunha disse...

...viva
o" Motel" estava situado senao me engano onde agora é uma loja de pronto a vestir (av. da Estaçao).

Quanto ao nome da antiga E.T. do Dao nao me lembrava mas acho que que o nome passou a ser ESCOLA TECNICA DO DAO quando nos fornos institucionalizaram os cursos tecnicos que iriam formar operarios especializados na CPFE.
Como disse nao tenho grande informaçao sobre isto mas espero ter dado uma ajuda a alguem completar melhor esta historia..afinal de contas é mais uma história enriquecedora ..
abraços

PortugaSuave disse...

Deixei lá para trás um comentário um pouco atabalhoado... misturei a "Escola Técnica do Dão" com a "Escola Preparatória Fortunato de Almeida" e ainda por cima associe-lhes uma polémica que não existiu. O que existia por volta de 1975 era a intenção de "alguns" em alterar os nomes para "Escola Técnica de Canas de Senhorim" e "Escola Preparatória Arq. Keil do Amaral", respectivamente.
Para que fique claro...
Cumprim.

anjodisa disse...

PortugaSuave:
Penso que o Artur Rama, Filho dos donos da "Motel", loja que se situava na Rua da Estação onde inicialmente funcionou o então Banco Totta & Açores, espaço ao lado da actual (penso que ainda existe) Relojoaria Rosa (Cavaquinho) e recentemente ocupado por uma loja de roupas, quando diz que "abriu" a Escola Técnica do Dão (ETD) significa que fez parte dos alunos que pela primeira vez a frequentaram.
Na altura a escola primária, julgo que se extendia até à sexta classe e os alunos vindos da primária entravam na ETD no sétimo ano da sua escolaridade nos cursos gerais de Elctricidade, Mecânica, Administração e comércio e Formação Feminina. Havia estudantes de todo o concelho de ...ai! e também dos de Carregal do Sal, Seia e Oliveira do Hospital.
Mais tarde, num espaço contíguo e em pavilhôes pré-fabricados juntasse-lhe o Ciclo Preparatório, baptizado de Escola Preparatória de Fortunato de Almeida. Depois, com a contrução da actual escola e com a reforma do ensino que institucionaliza o ensino unificado, meteu-se tudo no mesmo saco.
Não acabo sem deidar uma pergunta para todos: QUEM FOI O MINISTRO DA EDUCAÇÃO (ANTERIOR A ABRIL DE 74) QUE INAUGUROU A ETD E QUE DEPOIS VEIO A SER NOVAMENTE MINISTRO DA... DEFESA?(NÃO TENHO A CERTEZA DA PASTA) JÁ NO SÉC.XXI?
Cumprimentos.

tix disse...

@anjodisa

Só uma pequena correcção. A Rua que fala, pela sua descrição, não é a Avenida da Estação mas a Rua do Rossio. Pelo que me dá a entender será onde funciona actualmente a "Zézita das Lãs".

Cumprimentos

PortugaSuave disse...

Essa eu sei, lollolololo.
Veiga Simão, pois então.

Anónimo disse...

Agradeco a todos vos os comentarios a este meu email
Fico contente por saber que ainda ha pessoal que se lembra desse tempo...e com saudades.

Saudades tenho eu de voces todos
Um abraco
Artur Rama

Ana Mafalda disse...

O Minístro da Educação em exercício aquando da criação da Escola Técnica do Dão, cuja designação à época MINISTRO DA EDUCAÇÃO NACIONAL, foi INOCÊNCIO GALVÃO TELES, sucedeu-o JOSÉ HERMANO SARAIVA, este foi depois substituído, após as manifestações estudantis de 1969, por VEIGA SIMÃO (1970-1974)...

PortugaSuave disse...

Então, provavelmente Veiga Simão só a veio inaugurar oficialmente em 1971/72, uns anos após a sua verdadeira inauguração.
Cumprim.

Ana Mafalda disse...

José Hermano Saraiva assinou/promulgou o contrato de trabalho daquela Senhora de bata preta que se encontra em pé entre o Sr. Director e a Profª. de Lavores Femininos, Prof. Ermelinda de Sousa Lopes. Aqui por casa quase que nos era exigido fazer-lhe homenagem!!!

:)

Ana Mafalda disse...

Caros colaboradores, quem veio inaugurar a Escola Técnica do Dão foi o Secretário de Estado da Educação Dr. Justino de Almeida, como constava da placa situada à porta principal (entrada para a secretaria)... tenho aqui uma verdadeira enciclopédia falante :)

Quando do novo edifício 1984, quem veio "fazer a entrega" das instalações foi a Directora de Serviços Drª. Maria da Conceição Castro Ramos.

A foto não é de 1967 mas sim de 1969/1970 ou até posterior?? ... porque se fosse de 1967 não poderiam constar alguns figurados.

Lembram-se do Prof. Sobral ??? do Sr. Simão ??? reconhecem a Srª Lurdes Matias ???

O Sr. Director chamava-se José Marques da Costa, formado em História e Filosofia ... impunha cá um respeito...

PortugaSuave disse...

Enciclopédia falante... lol
Ideal para a história da ETD.
Ó Mafalda e a mãe não se lembra da visita do Veiga Simão? Eu creio que foi no meu primeiro ano do ciclo!!! Talvez em 1973/74.

Ana Mafalda disse...

@Portuga eu nessa data 1973/74, ainda frequentava o Jardim Escola João de Deus no bairro dos Engenheiros na Urgeiriça, disto lembro-me bem ...

Da ETD dessa época, recordo o medo do Sr. Director, de me esconder debaixo da secretária da minha mãe ou dentro da lareira da secretaria, quando o pressentia (nas férias) ... e não era só eu, eram todos os filhos dos funcionários ou prof.s que por vezes não tínhamos com quem ficar ... recordo as partidas do Sr. Simão ( um verdadeiro "prato") do carinho da Sr.ª Lurdes Matias, dos que trabalhavam na secretaria: o Chefe era o Sr. Gonçalves Dias ... a D. Fernanda, a D. Beatriz e (...), conheci-os bem, sobretudo pelo convívio em casa!

Sobre a visita do Ministro Veiga Simão vou saber ... até é fácil...

Cump.

Ana Mafalda disse...

O Ministro da Educação Veiga Simão veio efectivamente à Escola Técnica do Dão, numa visita não protocolar, foi a Viseu e no regresso passou por aqui, na Escola tiveram conhecimento no próprio dia, um telefonema a partir de uma Escola de Viseu foi o veículo dessa informação...e ocorreu antes do 25 de Abril de 1974 ... não consigo precisar o ano e o dia.

A sua vinda deveu-se a uma verdadeira digressão que fez por todo país divulgando a "célebre reforma de Veiga Simão" com a criação dos cursos unificados (unificação dos cursos dos liceus e das escolas técnicas) proporcionando que em ambas as modalidades pudesse ocorrer continuidade para os percursos académicos/estudos superiores, o que até ali não acontecia, só os alunos dos liceus tinham acesso ao ensino superior.

Se por um lado a ideia subjacente "de igualdade de oportunidades" foi à época vanguardista e excelente, com o continuar dos anos destruiu-se por completo uma importante via profissionalizante...

De ministro em ministro chegámos ao que temos hoje :(

art disse...

boas recordacoes e a Mafalda tem uma boa memoria...e ainda bem
ja me lembro de alguns dos nomes por ela mencionados...o Sr. Simao, a Beatriz ( essa viveu com a minha familia, na casa dos irmaos Simoes en frente a Escola Promaria)
sobre o resto do pessoal na foto seria interessante ver se poderia haver mais uns nomes a acrescentar aqueles que eu me lembro....tambem me esqueci de mencionar o Fernando Pinto (loiro) e o Fortunato da Lapa do Lobo e nao Flisberto, como eu tinha mencionado acima

sobre o ministro.......nao me lembro do nome dele, mas sei que um deles veio a escola e ate o Toze Lopes fez um pequeno discurso de boas vindas.

Em 74 ja eu la nao estava pois sai de Canas em 72 na altura dos jogos olimpicos ( perguntem ao quim)
cheers

Ana Mafalda disse...

Amigo @art, obg mas não sou eu que tenho boa memória ... recordo as pessoas porque convivi com elas, o Sr. Simão era natural de Penedono fui visitá-lo várias vezes com os meus pais, também visitávamos a D. Fernanda da secretaria até falecer o marido recordo a D. Fernanda, o resto absorvo de uma "enciclopédia falante" que hoje escuto com mais atenção do que quando por lá andava :)

Essa sim, conhece o cerne das coisas, histórias fantásticas, aliás a minha mãe entra na escola pouco tempo depois de terminar o estudos no Liceu Nun'Alvares(no Carregal do Sal) substituindo o pai da nossa Drª. Catarina, proprietária actual da Farmácia do Pelourinho ... é uma longuíssima história.

A memória até é aquilo que mais nos atraiçoa ... daí algumas imprecisões que por aqui andam e que não escapam a quem esteve muito por dentro!!

Eu só cheguei ao Ciclo Preparatório Keil do Amaral no ano lectivo 1978/1979 ... como aluna, os meandros institucionais passaram-me completamente ao lado, até porque nunca nada foi comentado em casa, nem deste nem daquele, coisa rara não???
Neste últimos dias tenho sabido coisas deliciosas ... mas era mesmo assim coisas do trabalho não passavam da porta para dentro ...

Passei para a escola Técnica do Dão no ano 1980/81 até 1984 ... como é natural as minhas memórias centram-se nestes anos ... dos amigos, dos professores, dos funcionários, dos acontecimentos e peripécias de então ... já não havia o director :)

Amigo @Art, há por aqui um baú que nem lhe conto!