Canas OnLine

26/01/2009

Escola Técnica do Dão



O alargamento do período escolar para 6 anos em 1964, levou à construção de um número significativo de escolas do Ciclo Preparatório em todo o país, o que contribui para o aumento da população estudantil. Assim, a vila de Canas de Senhorim foi contemplada com a criação da Escola Técnica do Dão, pelo Decreto n.º 47228 publicado no Diário do Governo, em 30/09/1966. Nesta escola eram ministrados os cursos de Electromecânica, Agente Rural, Formação Feminina e Ciclo Preparatório.
Tudo se deveu à iniciativa do pároco desta freguesia, o Sr. Abade Domingos com a preciosa colaboração e determinação do então Director da Companhia Portuguesa dos Fornos Eléctricos (CPFE), Sr. Eng. Dionísio Augusto Cunha, que constatando uma certa pobreza cultural e social a par de um período de franco desenvolvimento industrial se lançaram na concretização do projecto de criação de uma escola onde se pudesse valorizar a formação integral da população jovem.
Inicialmente a escola funcionou na casa da Raposeira, após obras de adaptação à função do ensino, em instalações cedidas pela administração da CPFE. A própria administração da CPFE assegurou a regência de algumas disciplinas através de Engenheiros e outros Técnicos do seu Quadro.
No ano lectivo de 1985/86 são inauguradas as novas instalações, actualmente denominadas com o nome “Escola C+S Eng. Dionísio Augusto Cunha", em homenagem à pessoa que permitiu a existência de um espaço de formação académica e técnico-profissional nesta vila.



Canas de Senhorim História e Património, JFCS 1996_Ant.º Augusto Carmona Pinto


Contributo para a história da Escola Técnica do Dão

por Artur Rama*

Os pioneiros, Escola Técnica do Dão, 1969/70(?)

A escola abriu devido aos Fornos terem feito com que a Escola pudesse ter instalações, e tudo foi feito para que abrisse. Lembro-me que o primeiro ano foi um ano diferente, pois éramos poucos os que fizeram parte da abertura da Escola. Se não me engano, havia 4 turmas (A -B - C e D): da A faziam parte a malta de Canas e Urgeiriça, da B era malta de Nelas, Carvalhal, Folhadal, Senhorim,etc; a C era a turma das meninas (oops, raparigas, senhoras.....whatever) e a D era malta de Cabanas,Oliveirinha, Carregal,etc. Dos professores já não me lembro muito bem, mas lembro-me que o Padre Domingos ( se nao me engano), a esposa do Dr. Alberto Reis, da farmácia do Paço ( Fisica ), e o Sr. Director ( de Carvalhal) faziam parte do corpo de professores.
Passado que foi o primeiro ano, aqueles que passaram continuaram para o segundo ano e depois entrou mais malta que veio da escola primária para o primeiro ano. Havia portanto dois anos escolares. E por ai fora…


Antes de fazer parte da malta que começou e abriu a Escola Técnica do Dão eu ainda andei um ano no Colégio de Nelas, assim que saí da quarta classe. Acabei o ano escolar em Nelas mas depois o meu pai fez com que eu tivesse que repetir o ano escolar em Canas, no ano a seguir. E não me arrependo. Da escola primária lembro-me do Professor Varejão e também do professor Edgar (esse foi o meu professor durante a minha escola primária). Passados 5 anos eu saí e fui para Moçambique ( 1972).


Junto envio uma foto do que foi tirada com o pessoal todo da Escola, se não me engano no ano de 1967. Nesta fotografia recordo-me de muito malta, agora os nomes é que nem todos: em frente, sentados, estão os professores, atrás estão os contínuos e o pessoal da secretaria dessa altura; a moça do lado esquerdo (do pessoal da secretaria) era de Viseu e viveu connosco durante dois anos.


Das raparigas lembro-me, começando da esquerda: moça da Felgueira, Teresa Andrade, Cristina (que saiu do país para o Canadá se não estou em erro), ?,? , Zai (minha irmã), Filomena de Nelas, ?,?,?; atrás delas (esq) ?,?,?,?, Nene, Cristina Cunha,?, Ana do Luís Pinheiro,?. Da fila de trás só me lembro mesmo da Teresa Pinto ( que casou com o Pires).


Dos rapazes (Esq.): ....Quim Cardoso com as mãos na cabeça do Fernando Jorge,?, Rosa da Lapa,?, Gaspar de Nelas, ?, Mouraz e Pires. Sentados, só me lembro do nome do Fernando Jorge. No meio ( Esq.) lembro-me do Tonito de Vale de Madeiros, Tozé Lopes, Monteiro de Vale de Madeiros; da malta de Cabanas, o Morgado, Chico e dos outros não me lembro dos nomes agora. Também estão os irmãos Albuquerque de Nelas, o João do Paço, o Moitas (se nao estou em erro), o Flisberto da Lapa. Do lado direito e também da esquerda - O Rosa da Lapa do lobo, eu, o João Alvadia , o Shete (como a malta lhe chamava e não sem quem mais).


Seria bom que o resto dos nomes fosse encontrado pois penso que esta foi umas das primeiras fotos da Escola, se não a primeira foto com o grupo todo. Se por acaso conseguirem identificar esses nomes digam por favor ...gostaria de saber(relembrar) os nomes deles também.[...]

Aqui vai um abraço deste Canense que nunca vos esquecerá, Cheers.

* Artur Rama enviou-nos este testemunho fantástico de África do Sul, onde agora vive. É visível a sua emoção quando fala de Canas e dos companheiros(as) que fizeram parte da sua infância e adolescência. Quem estiver interessado em contactá-lo pode fazê-lo via arturrama@mweb.co.za

3 comentários:

AMPF disse...

Fui uma criança feliz nesta escola. Continuo feliz por ver que foi recuperada e farei uso da mesma quando entrar em actividade. Um muito obrigado ao proprietário/a por manter vivo um espaço que nos trás lindas recordações. Saudações amigas do aluno (Paio, Painho) Pais.

Cingab disse...

É bom conhecer!

Anónimo disse...

Nesta foto estão prof. Suzete, prof. Amélia Azinhaga , D. Rosa Lopes... que eu reconheço.