Canas OnLine

18/01/2009

A blogosfera canense em 2008

O ano de 2008 depurou a blogosfera canense (BC). Após um entusiasmo inicial (entre 2005 e 2007 a BC chegou a contar com cerca de vinte e seis blogues em simultâneo) alguns projectos esmoreceram e outros extinguiram-se. Sendo muitos deles de carácter pessoal outra coisa não seria de esperar. Criar um blogue é fácil mas alimentá-lo exige dedicação e persistência, nem sempre ao alcance de um único colaborador. Podemos também associar este fenómeno a uma espécie de moda, findo o “alvoroço” sobreviveram aqueles que por este ou aquele motivo ganharam solidez e espaço de referência.


Um desses espaços é indubitavelmente o b’MCNS, que ao longo dos últimos três anos pautou o seu trajecto de forma sóbria e discreta, ainda que recentemente tenha assumido algum protagonismo. Para isso contribui certamente a inactividade do Canas&Senhorins, mas tal não invalida o reconhecimento do excelente trabalho dos colaboradores do b’MCNS.


Igualmente dignos de referência continuam a ser o “Ai o Camandro” do Farpas (blogger por demais identificado), com uma projecção que ultrapassa as fronteiras cá da terra, o Efeneto, dinamizador incansável na gestão de vários blogues (MSport, EscolinhasGDR, IniciadosGDR, InfantisGDR, Grito do Poeta, Urgeiriça em Peso, b’MCNS e outros) e o “Desacreditado” do Tomahock, excelente no design e em franca ascensão.


Por outro lado, lamenta-se a “apatia” do “ACR da Póvoa”, um projecto que merecia ser revitalizado, do “Mulherio”, que parece estar em “banho maria” e do “Voando sobre um ninho de cucos” do Cingab, em tempos blogger muito activo, autor da célebre frase “há vida para além dos blogues”, à qual, pelos vistos, decidiu dar cumprimento.


Por fim assinala-se com agrado a criação do blogue e do "site" do Sport Vale de Madeiros e Benfica, já se justificava colmatar esta lacuna. Entramos então em 2009 com 19 blogues activos, um registo ainda assim assinalável para a dimensão da nossa vila.


Aproveito igualmente para evidenciar o papel dos blogues (e dos bloggers) na sociedade canense, afinal alguns foram (e são) particularmente enérgicos e opinativos no que concerne à vida social e política da vila, e em muitas circunstâncias substituem-se à clássica imprensa, noticiando, divulgando e até “fazendo notícia”. Parece indiscutível que a sua existência é saudável, pese embora o amadorismo e um ou outro equívoco. Claro que existe sempre o risco da “inconveniência”, da crítica gratuita, da insinuação, do comentário irreflectido ou mesmo leviano, mas, em última análise os canenses saberão distinguir o trigo do joio e filtrar o que realmente vale a pena.


Deixo um apontamento estatístico de 2008 sobre o comportamento dos blogues activos de Canas em 31/12/2008 que disponibilizam contadores. Continuação de boas “postagens” em 2009.




Evolução

    Indicadores

    2006

    2007

    2008

    Nº de blogues activos

    20

    25

    19

    Nº de páginas visitadas

    134 652 a)

    301 237

    304 095

    Nº de artigos

    2134

    3152

    2169

    a) N.º de visitas

    5 comentários:

    Pombo correio disse...

    Grande Portuga!

    Sempre a actualizar as contas!
    Bom trabalho.

    André jesus disse...

    Bem, havia aqui blogs que nem sabia da sua existencia. Parabéns a todos os aventureiros que se atrevem a dizer coisas por este planeta da blogosfera. Abraço

    António disse...

    Canas de Senhorim continua a ser uma referência na Blogosfera, continua de parabéns pelo debate que provoca, verdadeiro "brainstorming" de ideias.

    ®efeneto disse...

    Exelente trabalho como é seu timbre. O nosso "estatistico" Portuga.
    Como é um resumo anual noto apenas a falta de alguns blogues particulares como o caso do André Jeus, efeneto, Helena.
    Abraço e vamos continuar com a qualidade que sabemos fazer.

    PortugaSuave disse...

    Efeneto

    A estatística só considera os blogues activos em 31/12/2008 que possuem contadores. Não é o caso da Helena, que tem o seu blogue inactivo/encerrado e do André Jesus que não tem contador. Quanto ao seu, como pode verificar, só não consta no gráfico das postagens, isto porque a "mocinha" que faz a análise dos dados não vislumbrou o arquivo de mensagens. Fui verificar e efectivamente o Efeneto não disponibiliza o arquivo... mas se souber quantos posts publicou em 2008 terei muito gosto em reformular o gráfico.
    Cumprim.