Canas OnLine

18/01/2009

Eleições autárquicas, guerras do alecrim e manjerona

É pena que se empregue tanta "energia" em processos eleitorais inócuos, estranhos às nossas pretensões, e se fraqueje no processo de luta pela devolução do nosso município. É bem mais apetecível o envolvimento em projectos políticos a curto prazo, onde os resultados pessoais possam acontecer a breve trecho, mesmo que desviantes do ideal comum da autonomia municipal, do que abraçar causas que pelos desafios que implicam não trazem uma compensação imediata. Até porque a luta em causa é desgastante, já leva muitos anos e provavelmente ainda consumirá muitos mais.
Não questiono a legitimidade de quem se candidata a lugares elegíveis (ou não) à Câmara de Asnelas, muito menos de quem se organize em listas para a Junta de Freguesia. Em democracia é sempre salutar haver cidadãos prontos a assumir responsabilidades políticas. O que me causa algum dissabor é que, na ânsia de ocupar esses lugares se usem de todos os meios e artifícios, a maior parte deles demagógicos e manipuladores, quando não ofensivos e abusivos.
Somos uma comunidade pequena, conhecemo-nos quase todos desde miúdos, tomamos café juntos, temos em comum essa identidade fantástica que é ser canense e sentir a nossa terra palpitar ao ritmo do coração, e é exactamente por isto que não concebo que a política nos divida, que coloque canenses contra canenses, que gratuitamente se questione o bom nome deste ou daquele ou que “disfarçadamente” a calúnia se instale em jeito de vantagem política, ainda por cima num processo eleitoral ao qual deveríamos pura e simplesmente virar as costas.
Não é à toa que se lançam “casos repescados” na ordem do dia, aparentemente sob a capa de assuntos de interesse cultural, mas lançando a propósito deles a mácula política. De resto a caixa de comentários do próprio b’MCNS tem sido veículo dessas insinuações, visando alvos bem determinados na senda da política interna. Todos sabemos que esta táctica é primária e que só os mais ingénuos caem na esparrela. O exercício de uma campanha política que enverede pela negativa, isto é, que crie casos políticos mesquinhos para difamar e daí obter vantagem não indicia nada de bom acaso os seus protagonistas alcancem o poder, sejam quem forem e de que lado estiverem.
Agora que já se notam movimentações internas e externas a propósito das eleições que irão ter lugar este ano, importa relembrar todos os canenses que aquelas não são as nossas eleições, que aquele não é o nosso município, que aquela não é a nossa luta. Travem-na se quiserem, é um direito que assiste a qualquer um, mas de forma sensata, sem o “fraticismo” verificado noutros tempos de má memória. Guardem a energia para o que realmente vale a pena, a devolução do Município de Canas de Senhorim.
Este blogue orgulha-se de NÃO querer pertencer ao Concelho de Asnelas! É um direito que temos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Boa Noite,
Até que enfim alguém relembra aos bloggers qual a posição assumida desde sempre pelo «Município».
Penso que alguns já estavam a aproveitá-lo para a campanha eleitoral que nos espera
Muito obrigada portugasuave.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Portugasuave, obrigada por lembrar a todos os intervenientes do blogg qual a vossa posição assumida desde sempre e com a qual sempre me identifiquei.
Cump.

PortugaSuave disse...

Quando aderi ao blogue fi-lo na convicção de que este formato poderia contribuir para manter vivo o espírito de autonomia municipal, numa altura em que sarávamos as feridas de um veto rasteiro do PR e em que a comunidade se encontrava desgastada pelo rescaldo das eleições de 2005. Foi este o projecto que abracei, e dele demos conta a todos os colaboradores.
Estou igualmente convencido que podemos debater questões internas sem ferir ou comprometer este ideal, se bem que é complexa a teia onde nos circunscrevemos politicamente, e por vezes difícil distinguir o essencial do acessório. Em todo o caso são todos bem vindos, desde que devidamente entendidas e acauteladas as motivações que nos trazem por cá.
Cumprim.

Ana Mafalda disse...

Caro @Portuga, Alecrim aos molhos (por causa de ti choram os meus olhos ...)! Mangerona NADA!!!!!!!

Desafio-o o a procurar saber o significado biológico implícito aos espécimens citados e a epistemologia da expressão "gerras de alecrim e mangerona"...

:)

PortugaSuave disse...

:)

xuxa a lista disse...

É tão mau quando só se conhece um caminho para um determinado local. Não conhecem o via michelin?

Anónimo disse...

Sr. xuxa, o Guia Michelin indica-nos o caminho para Canas, mas para nós é desnecessário, a não ser que fiquemos com amnésia... Já ao nosso Concelho, não é com o Guia que lá chegamos. Não fique o senhor amnésico, e encontrará o caminho certo, ou pelo menos, não irá pelo caminho errado...

Cumprimentos

xuxa a lista disse...

É isso mesmo. Viva o via michelin ideológico. E já agora os intocáveis, sejam eles assuntos ou pessoas. E eu a pensar que isso já lá ia e que eram águas passadas.