Canas OnLine

16/02/2009

As crianças não dão votos!!!

Hoje deu-me para retirar este pequeno texto do programa do nosso Governo:

I. MAIS E MELHOR EDUCAÇÃO
1. Educação de infância, ensino básico e ensino secundário
2. Apostar em mudanças estruturais, para conseguir a educação de qualidade para todos
3. Superar o atraso educativo português face aos padrões europeus, integrar todas as crianças e jovens na escola e proporcionar-lhes um ambiente de aprendizagem motivador, exigente e gratificante, melhorar progressivamente os resultados, fazendo subir o nível de formação e qualificação das próximas gerações, tudo isto constitui uma urgência nacional."

Depois de ponderar, decidi tirar e editar estas fotos do Jardim de Infância de Canas de Senhorim. (Estas fotos foram tiradas do exterior do infantário sem o conhecimento das educadoras ou funcionários).

Para quem não sabe abriu uma segunda sala no infantário há cerca de 3 anos, e por incrível que pareça a Câmara Municipal apenas contribuiu com umas cadeiras e umas mesas, faltando material didáctico para a aprendizagem das crianças. Durante 3 anos as crianças foram evoluindo graças ao apoio material e financeiro de alguns Pais e Educadores.

Estas duas fotos, bom estas duas é mesmo para rir! Esta obra foi feita pela câmara, é uma caixa de areia. Para quem não sabe o que é eu explico: abriram um buraco no chão e colocaram areia lá dentro, com a chuva e 3 ou 4 dias de brincadeira dos miudos a dita caixa de areia ficou como se vê! Então não se devia fazer um aro a toda a volta do recinto?



Quanto às novas tecnologias, estes miudos nem estão muito mal, uma aparelhagem usada dada pelos Pais de uma criança - umas vezes trabalha outras não!- uma televisão usada e um dvd emprestado ou dado pela Educadora.


Esta foto apesar de não ser bem visível, retrata o estado da pintura do interior do edifício. Neste caso a Câmara já quis pintar, embora fosse no início do ano lectivo, é óbvio que com tanto tempo a altura não era a melhor - quiseram no Natal - mais uma data desajustada, agora é esperar para ver!


Estas fotos retratam bem o estado de degradação do chão da sala.

7 comentários:

Ana Mafalda disse...

@Pombo, desconhecia ... mas as fotos chocaram-me, assim como o seu texto.
Pelo menos espero não estar errada, por ter a ideia que a Pré em Canas sempre teve excelentes recursos humanos!

Provavelmente estão a aguardar a construção do Centro Educativo de Canas, que reunirá todas as Prés e EB1 ... mas entretanto as crianças que actualmente frequentam a pré já não irão usufruir desse investimento ... se é que vai "nascer".

Nem vou dissertar sobre a Educação em Portugal ... "dava pano para mangas" tudo "show off".

Só pode ser ironia o excerto :

" proporcionar-lhes um ambiente de aprendizagem motivador, exigente e gratificante, melhorar progressivamente os resultados, fazendo subir o nível de formação e qualificação das próximas gerações"

Os termos: Exigente
Gratificante
Subir o nível

são precisamente a Antítese do que realmente nos estão a impôr!

manuel disse...

...mas os Pais dão!
Deveremos ser nós a tomar em mãos o
bem estar dos nossos filhos. E a questão é com nós próprios: impávidos e serenos alimentamos e sustentamos quem nos oprime com a ignorância e incompetência. Porque será que o Povo Português não reage?

Manuel Vieira

Pombo correio disse...

@Ana Mafalda

Em relação aos recursos humanos, nada a assinalar. Educadoras, Animadoras e Auxiliares, dão o melhor que podem, dão o que têm e o que não têm

O excerto é real e pode consultar a totalidade em:http://www.portugal.gov.pt/NR/rdonlyres/631A5B3F-5470-4AD7-AE0F-D8324A3AF401/0/ProgramaGovernoXVII.pdf

Quanto ao resto, já todos sabemos que a Educação está ferida de morte!

@Manuel

Só um pequeno reparo.
"...mas os Pais dão!"
Dão para o Carnaval, Bombeiros, Igreja, Desportivo, Banco Alimentar,...Estado,Impostos, Seg. Social, Ivas sobre ivas,...

Quando toca a receber...
As fotos desta postagem mostram bem o que recebemos.
Abraço

®efeneto disse...

Sem comentários. É a realidade que temos.

Anónimo disse...

Sr Pombo Correio, então tirou e editou estas fotografias sem autorização das educadoras? Então as senhoras tiveram tanto trabalho a convencer os pais de algumas crianças a inscreverem-nas neste Jardim de Infância...
Algumas até desistiram de frequentar outros Jardins porque este é que era bom, bonito e baratinho...

Veja, lá... Da próxima vez, peça autorização.

Cumprimentos.

Pombo correio disse...

@Maria

Julgava que vinha comentar o estado de degradação das instalações! Pago os meus impostos cumpro perante o Estado e em troca...

Há muitas alternativas, também concordo com o que diz, não vamos é branquear o estado de degradação dos edifícios públicos nem deixar de pedir responsabilidades a quem de direito.

Já agora e por ultimo, era castigo pela certa se uma Educadora ou funcionária desse autorização para tirar fotos!
Cumprimentos

Anónimo disse...

A responsabilidade sobre as instalações e equipamentos dos Jardins de Infância e das Escolas do 1º Ciclo são da Autarquia,neste caso concreto reportam-se à Câmara Municipal de Nelas!

Se bem que pertencendo a um agrupamento, este não estará isento de responsabilidades, que mais não sejam que de zelo!