Canas OnLine

16/02/2009

Curt'ARTE (II)

Coisas do Frio (1ª postagem 30-10-2008)
André Jesus
Quando nos encontramos em casa, a observar o espaço exterior através de uma janela, os nossos olhos vêem coisas que nos obrigam por vezes a alterar a respiração. Ora aqui está uma das primeiras lareiras que os meus olhos viram a ser acesa neste regresso aos climas mais frios. É este o momento em que todos recolhemos aos nossos abrigos… Acredito que isto aos olhos de muitos seja ridículo e secante, mas acreditem que não é de modo algum um cenário parvo. Já se sente o frio em Canas de Senhorim.

8 comentários:

manuel disse...

@andré, nada de parvoíce. Tá mesmo frio e também a lareira lá de casa já fumou...
Umas castanhas e boa jeropiga já fazem falta. Bom apetite!

Manuel Vieira

PortugaSuave disse...

tagicO filme trás-me cheiros à memória, e não só: por vezes tenho saudades desse frio tão canense, da lareira, do cheiro das vides ou da lenha de oliveira a queimar... das castanhas, das avelãs, da neve no horizonte maciço da serra, da chouriça na brasa, do vinho do Dão, do queijo, do rosto familiar dos conterrâneos, da conversa avulsa, do sorriso dos vizinhos, do cumprimento social (mesmo que não haja grande intimidade as pessoas ainda se cumprimentam)... é destas pequenas coisas que é feita a nossa identidade, o nosso sentir colectivo... talvez só quem esteja fora interiorize estes pequenos pormenores.

Bom post André, um abraço canense

André jesus disse...

Amigo Portuga, esses pequenos pormenores são bons de se sentir, hoje sinto-me apaixonado por isso. São tudo coisas que se devem aprender a sentir e dar valor, e eu sinto parte delas, não posso dizer que sinto tudo porque ainda devo ter muitos anos pela frente e posteriormente muito para sentir e descobrir. Saudade é uma coisa que ainda não senti porque raramente saio deste meu conforto muito tempo. Abraço

Amigo Manuel Vieira, (obrigado), a partir de agora é cada casa cada lareira acesa (mais uma das boas fotografias que se pode tirar de Canas) Boas cavacas! (lol)

fcunha disse...

Boas André!!
Fascinante e com o seu que de nostalgico.
De facto esta frio e convida a lareira acesa.Castanhas e boa jeropiga como diz o sr Manuel.É o cheirinho a inverno, frio, geada ou neve e..Natal.
Època maravilhosa.. e Canas é ao seu geito linda nesta altura .Parabens André ,bom post..

®efeneto disse...

Amigo André... com essa idade e já com frio??? Eu com a sua idade nem queira saber (claro que nada fazia)!!

Uma maneira "calorenta" de soltar as palavras que há dentro de si. Um post "quente" para arrefecer os outros de má memória que infelismente somos obrigados a publicar.
"caloroso" abraço.

Tomahock disse...

Por acaso eu aqui em Aveiro também tem estado um frio não muito agradável!!! Até já perguntei à minha mãe como é que isso andava por aí! Se aqui está este frio... Aí... Logo à noite já vou sentir!

André jesus disse...

LOL! O frio não escolhe idades amigo efeneto.

Amigo Fcunha, Canas, tal como outros locais tem sempre o seu lado bonito em todas as alturas. Um pouco de neve este ano e era o delírio total! Abraço

ibotter disse...

Caro @André gostei muito deste trabalho.
Percepção e memória.
O fumo branco é uma vez + significante.
A música (de embalar) remete para “o berço” que é o que Canas é para nós…