Canas OnLine

02/02/2009

“Desportivo” é o grito que troa no ar…I

No ano em que se comemoram as Bodas de Diamante do GDR Canas de Senhorim, que carinhosamente iremos tratar como é conhecido, "Desportivo", temos o prazer de apresentar um trabalho de recolha e pesquisa elaborado ao longo de vários meses por @amef e @efeneto.

Trata-se de um extraordinário trabalho em que a maior parte do espólio é um exclusivo do Município de Cannas de Senhorym/SportZone/CanasOline.

Fotografias de presidentes, jogadores do passado e do presente, documentos e taças, registos áudio e vídeos, a história e deliciosas "estórias" contadas na própria pessoa.

Aproveitamos desde já para agradecer a essas mesmas pessoas a disponibilidade que tiveram ao abrir os seus "baús" do passado. Um bem-haja a todas.

Não temos escola jornalística, escrevemos com o coração, por isso fica já aqui o registo de pedido de desculpas por algum lapso ortográfico ou má construção de frases. Fizemos o melhor, mas acima de tudo a entrega e o amor que dedicámos a este trabalho por certo irá suplantar esses erros. Usaremos quando necessário a linguagem popular, porque é dessa força canense que vive o "Desportivo".

Foram muitos e bons os presidentes que passaram pelo "Desportivo", uns com mais história que outros, mas todos importantes. Apresentaremos a maioria, mas para começar escolhemos este SENHOR:


António João Pais Miranda

Porque os GRANDES HOMENS se aplaudem de pé, clap, clap, clap....


Das inúmeras fotografias de equipas do "Desportivo" que iremos publicar, começamos por esta, por um motivo especial, ao vê-la poderá ser que alguém com responsabilidade se lembre de salvar o velhinho Campo da Urgeiriça.


O "Desportivo" na Urgeiriça

Terminamos este "primeiro episódio" com uma das muitas "estórias":

...na altura o "Desportivo" tinha um jogador de raça negra chamado Vaz, a certa altura o filho ao ouvir o hino:

[...quando eu vejo o azul e o preto, o vermelho no campo a correr...]

Ó pai, o preto sei eu, é o Vaz, o azul e o vermelho? quem são??...

[o pai é o @amef]

Continua...

@efeneto VS @amef

Mais ou menos quatro minutos de história:

16 comentários:

Pombo correio disse...

Bom!
Se com o amigo @efeneto os trabalhos de pesquisa já eram excelentes, agora a dupla @efeneto, @AMEF!!!

Isto promete!

PortugaSuave disse...

Excelente.
Fico a aguardar por esses baús...
Cumprim.

Anónimo disse...

Esta "novela" promete ser imperdível...
"Duplo" Clap Clap!

PS.Fiquei muito sensibilizado, como devem calcular.

Anónimo disse...

Já agora mais uma historia do Vaz.
Estava este na Galé, onde trabalhava, de telefone na mão e em altas e prolongadas gargalhadas.
Um cliente, pergunta-lhe sobre o motivo de tanta alegria ao que ele responde:
-Estava aqui a perguntar ao telefone qual era o preto mais bonito que havia em Canas e do outro lado respondiam: tu...tu...tu... tu...

®efeneto disse...

@anónimo
está registada...aBRAÇO

MANUEL HENRIQUES disse...

Mais um "momento efeneto". Um video de primeira. Como o DEsportivo
Um abraço

Guarda Abel disse...

Isto está FANTÁSTICOOO.

Parabéns pessoal.

Heroicas saudações

o Super heroi.

manuel disse...

Ainda que mal pergunte:era este o filme que não deixaram projectar no jantar?

Manuel Vieira

®efeneto disse...

@manuel
Possivelmente esse filme não faz referência a este blogue como este vidio faz. Este é exclusivo do MCS/MSZ/CanasOline/efeneto. Cumprimentos.

Anónimo disse...

GDR não se formavam apenas jogadores de futebol…

Adorei ver estes quatro minutos de história do DESPORTIVO, não só porque faço parte do filme, assim como estou feliz por fazer parte desta família que une todos os elementos desta terra.
Como sabem, actualmente encontro-me outra vez ligado ao GDR, escalões de formação criados (escolas e infantis) sensivelmente à três anos.
É com muito agrado que revejo grandes figuras da história do nosso clube:
Durante a minha formação toda feita no GDR, desde os iniciados aos seniores, existiram pessoas que me influenciaram e nunca mais por mim (e pela maior parte da minha geração) serão esquecidas:
O velho PAIS CORREIA (para quem a bola tinha que ser tratada como uma menina), o respeito, o gosto pela boa farda, pois aqueles que com ele trabalharam recordam-se que se não estivesse rigorosamente equipado, com botas engraxadas, camisola dentro dos calções e meias subidas nas entrava em campo (fosse quem fosse).
O TI GASPAR que me guardava os calções mais pequenos e as melhores meias (menos rotas) para me apresentar rigorosamente fardado.
Tinha sempre uma toalha pronta para o Paulito, não era que o desportivo não tivesse toalhas para todos, o que se passava era que as toalhas eram novas e como tal tinham uma espécie de goma que fazia delas personas non gratas.
O Sr. Dirceu (sr.Liceu para o Ti Gaspar) que viu em mim algum talento para a bola lançando-me para a equipa sénior apenas com 17/18 anos.
O Presidente Fernando Ramos que depois de uma época sempre a pagar dobrada e sabendo que esta não era do meu agrado mandava confeccionar uma SOLA no Zé Pataco.
O Presidente Sr. Fernando Rico que perdeu uma aposta comigo num célebre jogo Oliveira de Frades / Canas de Senhorim apostando que se saíssemos vitoriosos daria um cheque de 50 contos (era dinheiro) para a equipa, cheque esse que me foi dado em mão depois da nossa vitória por 2/1 (marcando eu o golo da vitória).
O brincalhão do TIDA, sendo eu júnior e treinando com a equipa sénior, “abafou-me” o champoo timotei passando ele a oferecer-me nos treinos seguintes do meu champoo e eu nunca me apercebi do facto (coisa de caloiro).
Todas estas brincadeiras de balneários fazem crescer quem lá passa, o espírito de equipa acentua-se, existe o tal “cheiro a balneário”.
Colegas como o Quim, o Carvalhal, Mário Alberto, o Peras, Serafim, Fernando, Lima e outros mais, foram referencias para mim, tinha apenas 17 anos quando comecei a lidar de perto com esta rapaziada, todos gostávamos do GDR com carinho, nos jogos fora a coisa complicava-se sempre, eu como era o mais novo era defendido pelos mais velhos.
Certo dia antes de disputarmos um embate em Carvalhais, mesmo antes de entrarmos no balneário fomos violentamente agredidos, penso que eu fui o único elemento a quem não tocaram.
Recordo-me que a primeira vez que foi convocado para representar a equipa sénior, a convocatória estava colocada na montra da Pastelaria, saia às 5ª feiras à noite.
Fomos disputar o primeiro jogo do campeonato distrital da 1ª divisão em Silgueiros, o Desportivo como habitualmente levou um autocarro de adeptos “ultras”.
Caros amigos, muitos de vocês se identificam com este meu depoimento. Muitos de nós por lá passamos e sabemos que no GDR não se formavam apenas jogadores de futebol, formavam-se também homens, uns aprendiam com os outros, a mística continua…..

Ana Mafalda disse...

Bolas que texto!
Uma histórias foram-me contadas "enésimas" vezes, outras foram absoluta surpresa ... ainda hoje nada de dobrada " só uma vez por ano" ... e mesmo assim :)
e a da D. Noémia que é tão boa...

Mas ainda faltam TANTAS!!!!!

Se cada um contasse as suas ... isto prometia!

PortugaSuave disse...

Paulo Dias

Lembro-me perfeitamente que fui ver o teu primeiro jogo oficial na Raposeira ao serviço do GDR, creio que pelos Infantis. Eu nessa altura jogava nos iniciados, treinados pelo Dirceu. Não me lembro do resultado mas lembro-me que deste espectáculo... mas isso já nós sabíamos, como aliás se veio a confirmar.
Desejo que tenhas tanto sucesso como treinador como enquanto atleta.
Abraço

Caxuxita disse...

Parabéns por este excelente trabalho...

Fico a aguardar o resto...

Paulo Dias obrigado pelo seu depoimento pelas suas historias...
Fiquei a saber um pouco mais da historia do desportivo

manuel disse...

@efeneto, obrigado pelo esclarecimento e parabéns. Óptimo trabalho!

Manuel Vieira

PortugaSuave disse...

Creio (carece confirmação) que a equipa da foto não é o GDR mas sim o CAT dos Fornos eléctricos.
Cumprim.

®efeneto disse...

@PortugaSuave
Esta foi-me garantida que era o GDR, realmente tenho uma foto dos Fornos Electricos na Urgeiriça mas é outra que está guardada para futuro trabalho. Se for ao UP estão lá as 2 equipas (GDR + Fornos)publicadas á pouco tempo e poderá ser que lhe tire a duvida. Em todo o caso sabe que em certos "baús" as duvidas são muitas até os próprios donos por vezes as teem. Abraço