Canas OnLine

03/02/2009

Não Há Outro Assim!

Carnaval de Canas de Senhorim, Paço, Largo do Rossio,1975.
Foto: Arquivo de Horácio Peixoto

Carnaval

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.

Atualmente o Carnaval de Salvador, Brasil está no Guinness Book como a maior festa de rua do mundo[1]. Em Portugal, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais da Ilha da Madeira (donde saíram os imigrantes que haveriam de levar a tradição do Carnaval para o Brasil[carece de fontes?]), Ovar, Podence, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines, destacando-se o de Torres Vedras, Carnaval de Torres, por possuir o Carnaval mais antigo[carece de fontes?] e dito o mais português de Portugal[carece de fontes?], que se mantém popular e fiel à tradição rejeitando o samba e outros estrangeirismos[carece de fontes?]. Juntamente com o Carnaval de Canas de Senhorim com perto de 400 anos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique entre outras. Nos Açores, mais propriamente na ilha Terceira, reside uma das formas mais peculiares do Carnaval em Portugal, as Danças e Bailinhos de Carnaval. Esta tradição, tida como a maior manifestação de teatro popular em Portugal, remonta ao tempo dos primeiros povoadores e reflete um estilo teatral bem ao jeito dos Autos vicentinos.

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia

4 comentários:

Anónimo disse...

Entao falta falar no Carnaval de Cabanas de Viriato, tambem bastante conhecido pela dança dos cús. Comprimentos carnavalescos.

Anónimo disse...

Mesmo em crise, vivam os carnavais genuínos.
Larguras carnavalescas

Pombo correio disse...

Novas fotos em http://carnavalcanas.blogspot.com/

Anónimo disse...

Anónimo das 16:03, já vivemos crises bem piores e não foi por isso que o Carnavel de Canas deixou de ser realizado.
Não me parece que haja algum problema em se gastarem uns euros por ano em divertimento.
O que me parece mal é a subsídio-dependência ter chegado ao Carnaval. Se há Associações que têm excesso de dinheiro, aconselho a que o poupem, nunca se sabe se no futuro irá ser necessário. Pagar fantasias aos participantes não é uma boa gestão financeira. Em Canas nunca aconteceu tal coisa. E nunca ninguém deixou de ir nas marchas por falta de dinheiro... Quem não tem cão, caça com gato.

Cumprimentos.