Canas OnLine

05/02/2009

…é a força da malta que puxa…II

Começamos esta segunda parte com quatro treinadores que fizeram história:
Eurico Prates da Silva
Evaristo Povoas
António Pais Correia
[…] O velho PAIS CORREIA (para quem a bola tinha que ser tratada como uma menina), o respeito, o gosto pela boa farda, pois aqueles que com ele trabalharam recordam-se que se não estivessem rigorosamente equipados, com botas engraxadas, camisola dentro dos calções e meias subidas não entravam em campo (fosse quem fosse). […] @Paulo Dias

[…] Estavam a treinar e alguém diz "Passa essa merda!" E o Sr. Pais Correia interrompe de imediato o treino "Merda?! Merda???! A bola é uma menina e deve ser tratada como tal!"[…] @Farpas

Edgar Pinheiro
[…].. e não se esqueçam do Sr Edgar.
@Jmarques

[…]O treinador era o Edgar ( grande coach).[…]
@fcunha
Iniciamos aqui também a divulgação dos dados biográficos do GDR Canas de Senhorim

1ª Equipa Campeã Distrital (2ª Divisão) 1967/68

1951/52 …. Disputou o Campeonato Distrital da 2ª Divisão.
1952/53 …. Campeonato Distrital da 2ª Divisão, Zona B, 1ª Fase, 2º Classificado, com 15 pontos, na 2ªfase Poule Final, 3º Classificado com 11 pontos.
1953/54 …. Campeonato Distrital da 2ª Divisão, 4º Classificado com 9 pontos.
1954/55 …. Campeonato Distrital da 2ª Divisão, 4º Classificado com 8 pontos.
1955/56 …. Campeonato Distrital da 2ª Divisão, 1º Classificado com 14 pontos. Acesso á “Taça da Beira”, 1ª Eliminatória; GDR Canas de Senhorim 1 Académica 9, segunda volta; Académica 9 GDR Canas de Senhorim 1.

1956/57 …. Inscrição no Campeonato Distrital da 2ª Divisão mas desistiu depois de a prova ter começado.
1957/58 a 1966/67 …. Não disputou provas


1967/68 …. Campeonato Distrital da 2ª Divisão, CAMPEÃO com 25 pontos. (foto acima)

Campeonato Distrital de Juniores, 5º Classificado da Zona A com 10 pontos.
1868/69 …. Torneio Início, 2º Classificado com 10 pontos. Campeonato Distrital da 1ª Divisão, 7º Classificado com 20 pontos. Campeonato Distrital de Juniores, Zona B, 2º Classificado com 22 pontos e na 2ª Fase, 4º Classificado com 5 pontos.
1969/70 …. Campeonato Distrital da 1ª Divisão, 9º Classificado com 20 pontos. Campeonato Distrital de Juniores, 2ª Série da 1ª Fase 1º Classificado com 22 pontos, 2ª Fase, 2º Classificado com 7 pontos. Disputou o NACIONAL de Juniores.
1970/71 …. Campeonato Distrital da 1ª Divisão, 3º Classificado com 30 pontos. Campeonato Distrital de Juniores, Zona B, 1º Classificado com 28 pontos.

Campeão Distrital de Júniores da época 1970/71, em final, realizada em Mangualde em 21 de Fevereiro de 1971, com o Viseu e Benfica. O GDR ganhou por 1-0. (falta foto)

Campeonato Distrital de Juvenis, 7º Classificado com 7 pontos. Disputou o NACIONAL de Juniores.
1971/72 …. Campeonato Distrital da 1ª Divisão, 7º Classificado com 19 pontos.

Paulo Guilherme


Uns dos treinadores de maior sucesso nas camadas jovens num passado recente, coadjuvado por uma equipa técnica competente. Conseguiram os seguintes feitos:

2005/06 Campeonato Distrital de Juvenis, CAMPEÃO Distrital Série Sul, 5º Classificado na Fase Final.

2006/07 Campeonato Distrital de Juniores, Série Sul 3º lugar com os mesmo pontos do 2º Classificado um golo da Fase Final.
2007/08 Campeonato Distrital de Juniores, CAMPEÃO Distrital Série Sul, 3º Classificado na Fase Final.



Em exclusivo aqui transcrevo o que está escrito na bola de futebol que foi oferecida por todos os jogadores:
David Povoas; Miguel Candal; Daniel 13; Jorge Daniel; André 8; Marcelo 10; Helder 9; Beto; Filipe Carvalhal 3; Filipe Pinheiro =); João Povoas 4; Bruno 5 Tiago Simões Cenoura; Luís Paulo; Obrigado, Francês; Daniel 13; Tiago Ferreiroz; Benga; Cezar 15; Marco 17 e Nicolas

*+*+*+*
Parafraseando o "bota de ouro" Fernando Gomes, antigo jogador do F.C. do Porto, diremos que “o golo é o orgasmo do futebol”.
Embora brincando com o tema, contraponho:
Quem é que foi o primeiro idiota a dizer que marcar um golo era como um orgasmo? Hum? E se é… porque raio é que deixam as crianças jogar futebol na rua? Todo o dia… Pois é… Ah e tal… não tenho fome… Óh filho vem lanchar! Ah não me apetece… vou jogar à bola! Jogar à bola…. Jogar à bola.
Que grande aldrabice… essa dos golos… Eu fartei-me de jogar à bola, marquei porrada de golos, de cabeça, com o pé esquerdo, com o direito, de calcanhar… de bicicleta… até de salto de peixe! Fiz o Kamasutra dos golos e nada! Orgasmo… devia estar era dopado… o gajo.
Mas enfim.. se querem falar em Orgasmos… É pá… Vejam então estes “orgasmos múltiplos” do “Desportivo…


20 comentários:

PortugaSuave disse...

Este é sem dúvida um tributo fantástico ao GDR, aos seus treinadores e atletas, que com esforço e entrega elevaram o nome de Canas no desporto rei.
Muitos parabéns pelo excelente trabalho que está a fazer Efeneto. Ao AMEF deixo "aquele abraço"... só é pena é que nesses baús não haja uma foto da minha época nos iniciados do GDR, era então treinador o Sr. Dirceu... eu tmb não tenho nenhuma, a não ser o cartão de jogador, mas essa é demasiado pessoal, lol

®efeneto disse...

@Portuga
Mande-me o ano da equipa por email. O Sr Dirceu Costa Graça, já tenho, sairá em breve. Tenho na cabeça os "episódios" já alinhavados mas conforme os comentários assim vou "jogando". Abraço.

Ana Mafalda disse...

@efeneto trabalho FABULOSO ... imagino o que estará ainda para saír.

Surpreendeu-me a foto de 1967/68, uma senhora no GDR ???????????

Por acaso sabe quem é ????

Eu não imagino ... mas é um facto histórico.

:)

Anónimo disse...

Já que estamos numa de festejos dos 75 anos de GDR, não se esqueçam que o GDR disputou 3 anos o NACIONAL de JUNIORES, ombreando na zona centro do pais com a Académica de Coimbra, Beira-Mar, sanjoanense e outros equipas de nomeada.

Espero que os baús, apresentam fotos da época.

Este feito é impar na história do DESPORTIVO.

Em Canas existe uma ou duas gerações que fizeram parte dessas equipas (estão nos 44/45/46 anos).


Sr. Neto ( qdo tiver tempo e disposição) tente pesquisar sobre este facto e se possivel obter algumas declarações de atletas da época.

®efeneto disse...

@Ana Mafalda
A senhora é nem mais nem menos que a Sra Rosa "taxista", filha do "Portugal" e esposa do Sr. Germano. Acompanhava o GDR e o Pai para todo o lado. Embora a foto pareça a mesma mas não é. Uma é em Campo de Besteiros outra é em Silgueiros.

PortugaSuave disse...

Anjodisa

Que tal um "apontamento" sobre os anos de ouro dos Júniores... na 1ª pessoa, já vamos fazendo parte da história, lol

Deixo o desafio
Cumprim.

®efeneto disse...

@Paulo Dias
Já á algo sobre isso, é aguardar.
É a velha mania de ao começar a ler um livro novo a 2ª pagina a ser lida é a última para se saber o final. (risos).

Anónimo disse...

A Sra da Foto é a mulher do Eduardo "campeão distrital de 68" (tvz o mais novo de todos os históricos campeões!).
Neste dia Canas ficou deserta!
Foi a nossa Revolução de 68.

O miúdo (mascote) equipado à Desportivo a rigor sou eu.
A Festa foi feita em Campo de Besteiros.

PS. Amef e Efeneto uma "fonte" deste dia é a D. Natália Miranda esposa do mítico PAMIR.

®efeneto disse...

@Pedro Pais Correia
Bem haja pela sua rectificação. Realmente foi-me dito que a Sra era a D. Rosa, daqui peços desculpas aos leitores pelo engano pois fui induzido em erro. Mas é de enganos destes que se sabem as coisas (risos).
Quanto ao "miúdo" está todo "janota"...
Abraço e mais uma vez obrigado pela rectificação e esclarecimento.

Pombo correio disse...

Já se falou das diversas camadas do GDR, julgo ainda faltar uma alusão a uma equipa que eu gostava de ver jogar, não me recorda o ano mas recorda-me algumas jogadoras, sim,futebol feminino, Tila, Filipa, Filó,Bela do Gabriel, e tantas outras que agora não me vêm á memória.
Provavelmente o amigo @Efeneto, tem algumas fotos para publicar!!!

anjodisa disse...

Pois é! Dói, não dói?
Lembrar o Desportivo não é fácil.
A maioria dos varões (e não só)da vila e muitos dos arredores, vestiram o azul-grená (em determinadas épocas também o preto) do grande emblema de Canas de Senhorim.
São tantas as recordações que, para fazer este comentário estou a sentir alguma dificuldade para organizar as ideias.
Paulo Dias, eu sou dos tais daquelas gerações a que te referes. Campeões distritais de júniores 79/80, ultrapassando o Penalva do Castelo e a equipa sensação da época, o Fiais da Telha dos "Fonsecas" (grandes jogatanas). Faziam parte desta equipa, para além de mim, "Bimbareca(?)", Oliveira, Zé Manel "Trovoadas", Carlos "Velhote" Almeida, "Tota", João "PH", João Guilhermino, Tó-Zé "Xêpa", Jorge (recente treinador da equipa sénior, cujo pai nos treinaria, também, na época seguinte já no Nacional de júniores), entre outros. No ano seguinte, 6º lugar na série espectiva do Nacional de júniores com Académica, Sanjoanense, Oliveirense, Guarda, Oliveira do Bairro, Anadia, Espinho, etc. Alguns, como eu, transitaram da equipa anterior mas, a maioria são novos jogadores recrutados a outras equipas e vindos dos juvenis. Aparece e mostra-se aqui um célebre guarda-redes que vestiria a camisola de grandes clubes da época, Albano.
Dos três anos que joguei de Desportivo ao peito quase me perco para tentar contar os treinadores desses anos...tal era a instabilidade técnica: Prates, Edgar, Luis Costa Marques, Pais Correia, pai do Jorge (?),Sampaio, Nunes do Posto Médico e outro que só fez a pré - época quando treinavamos na Urgeiriça por não haver iluminação na Raposeira.
Dessa altura lembro os dirigentes António João Pais Miranda e Carlos "Gordo", incansáveis e extrememente dedicados, o presidente Dr. Américo Borges, O Rúbens Craveiro (que me transportava para os jogos no seu Austin laranja),entre outros de cujos nomes não me recordo.
Viva o grande GDR.

Anónimo disse...

É estranho o esquecimento de um dos maiores feitos no palmarés do GDR, Campeão Distrital de Júniores da época 1970/71, em final, realizada em Mangualde em 21 de Fevereiro de 1971, com o Viseu e Benfica. O GDR ganhou por 1-0. Não destoará na lista nos principais feitos desportivos. Aqui fica o esclarecimento.

Anónimo disse...

anjodisa
foi na epoca 78/79
nao deve esquecer o ppl de vale de medeiros guerra alves e ate o palhinhas fez uma perninha "vais ser junior ate morrer"
abraço

Ana Mafalda disse...

@Anonimo das 12h 07m,

"Campeão Distrital de Júniores da época 1970/71, em final, realizada em Mangualde em 21 de Fevereiro de 1971, com o Viseu e Benfica. O GDR ganhou por 1-0. (falta foto)"

Este parágrafo está no "post" ... e concerteza vai ganhar destaque em "postagens" posteriores, é só aguardar.

Cump.

ibotter disse...

@ Ana Mafalda foi o coment. do Anónimo que levou à rectificação do post.(work in progress)

@A o nosso obrigado pelo contributo.

Ana Mafalda disse...

@ibboter, Ok, mas foi "alguém" que está sem net que me pediu para comentar :(

®efeneto disse...

@ todos
Aproveito desde já a todos os que de uma maneira ou outra tem contribuido para "ilustrar" as fotos com os seus comentários.
Vamos continuar em breve com a apresentação de mais registos tais como a odisseia dos juniores no NACIONAL, o futebol feminino do "Desportivo", outras modalidades, etc,etc...
Cumprimentos

Anónimo disse...

Sei que há muito mais para apresentar.
Numa historia feita em capitulos, vou enviar os documentos que tenho aos autores.
Quando eles derem a obra como completa, criticarei.
Vamos todos fazer o mesmo?
Afinal quem não conhece o Amef e o Neto, autores da obra?
Abraço
João Marques

Anónimo disse...

mas de veio este efeneto a quanto nesta ele em canas

Anónimo disse...

Já que se fala de palmarés, quero lembrar que houve em 87/88 uma equipa do GDR que se sagrou campeã distrital de escolas, houve também uma equipa de iniciados 93/94 que atingiu a fase final, conseguindo classificar-se em 3ºlugar e passado uns anos houve neste mesmo escalão uma equipa que atingiu a fase final.

André Marques