Canas OnLine

03/02/2009

GDR [Mais Do Que Um Clube]

Por Paulo Dias *


no GDR não se formavam apenas jogadores de futebol…

Adorei ver estes quatro minutos de história do DESPORTIVO, não só porque faço parte do filme, assim como estou feliz por fazer parte desta família que une todos os elementos desta terra.
Como sabem, actualmente encontro-me outra vez ligado ao GDR, escalões de formação criados (escolas e infantis) sensivelmente há três anos.
É com muito agrado que revejo grandes figuras da história do nosso clube:
Durante a minha formação, toda feita no GDR, desde os iniciados aos seniores, existiram pessoas que me influenciaram e nunca mais por mim (e pela maior parte da minha geração) serão esquecidas:
O velho PAIS CORREIA (para quem a bola tinha que ser tratada como uma menina), o respeito, o gosto pela boa farda, pois aqueles que com ele trabalharam recordam-se que se não estivessem rigorosamente equipados, com botas engraxadas, camisola dentro dos calções e meias subidas não entravam em campo (fosse quem fosse).
O TI GASPAR que me guardava os calções mais pequenos e as melhores meias (menos rotas) para me apresentar rigorosamente fardado.
Tinha sempre uma toalha pronta para o Paulito, não era que o desportivo não tivesse toalhas para todos, o que se passava era que as toalhas eram novas e como tal tinham uma espécie de goma que fazia delas "personas non gratas".
O Sr. Dirceu (sr.Liceu para o Ti Gaspar) que viu em mim algum talento para a bola lançando-me para a equipa sénior apenas com 17/18 anos.
O Presidente Fernando Ramos que depois de uma época sempre a pagar dobrada e sabendo que esta não era do meu agrado mandava confeccionar uma SOLA no Zé Pataco.
O Presidente Sr. Fernando Rico que perdeu uma aposta comigo num célebre jogo Oliveira de Frades / Canas de Senhorim apostando que se saíssemos vitoriosos daria um cheque de 50 contos (era dinheiro) para a equipa, cheque esse que me foi dado em mão depois da nossa vitória por 2/1 (marcando eu o golo da vitória).
O brincalhão do TIDA, sendo eu júnior e treinando com a equipa sénior, “abafou-me” o champô "timotei" passando ele a oferecer-me nos treinos seguintes do meu champô e eu nunca me apercebi do facto (coisa de caloiro).
Todas estas brincadeiras de balneários fazem crescer quem lá passa, o espírito de equipa acentua-se, existe o tal “cheiro a balneário”.
Colegas como o Quim, o Carvalhal, Mário Alberto, o Peras, Serafim, Fernando, Lima e outros mais, foram referências para mim, tinha apenas 17 anos quando comecei a lidar de perto com esta rapaziada, todos gostávamos do GDR com carinho. Nos jogos fora a coisa complicava-se sempre, eu como era o mais novo era defendido pelos mais velhos.
Certo dia antes de disputarmos um embate em Carvalhais, mesmo antes de entrarmos no balneário fomos violentamente agredidos, penso que eu fui o único elemento a quem não tocaram.
Recordo-me que a primeira vez que fui convocado para representar a equipa sénior, a convocatória estava colocada na montra da Pastelaria, saía às 5ª feiras à noite. Fomos disputar o primeiro jogo do campeonato distrital da 1ª divisão em Silgueiros, o Desportivo como habitualmente levou um autocarro de adeptos “ultras”.
Caros amigos, muitos de vocês identificam-se com este meu depoimento. Muitos de nós por lá passámos e sabemos que no GDR não se formavam apenas jogadores de futebol, formavam-se também homens, uns aprendiam com os outros, a mística continua…

*Comentário em "“Desportivo” é o grito que troa no ar…I"

30 comentários:

®efeneto disse...

Pena eu não poder colocar fotos das pessoas mencionadas...
Agradeço histórias para o meu email para ilustrar futuros "capitulos".
Cump.

Ana Mafalda disse...

@efeneto, no filme tem fotos do Sr. Pais Correia, tem fotos do Sr. Fernando Rico ambos foram presidentes empenhadíssimos do GDR e quando não havia "guita"...

Já tem algumas com todos os outros nomeados !!!! Ai tem, tem ... que eu sei.

Penso que ainda terá acesso a um exclusivo com histórias verdadeiramente deliciosas!!!

Sabe que treinou durante um ano inteiro sem falhas e sem jogar ( pois não tinha idade para integrar a equipa dos Iniciados do GDR) nos Uranos da Urgeiriça???

Temos por aqui um fã da Urgeiriça!

lol

Farpas disse...

Ainda hoje oiço contar uma história que faz referência a uma coisa aqui dita neste post.

Estavam a treinar e alguém diz "Passa essa merda!" E o Sr. Pais Correia interrompe de imediato o treino "Merda?! Merda???! A bola é uma menina e deve ser tratada como tal!"

Ana Mafalda disse...

@farpas, um "Cavalheiro" com letra maiúscula ...

Havia de ter provado certos petiscos ... que eu tive a felicidade de partilhar com o meu avô Chico (do talho), o trato que me dispensava ... tinha talvez 5 anos!

lol

Anónimo disse...

Para quem faz a história do clube:
Não esqueçam que existiu um equipa chamada "Urânios" na qual participaram muitos dos citados nos posts alusivos ao aniversário do Desportivo.
JMarques

Anónimo disse...

Esqueci-me:
... e não se esqueçam do Sr Edgar.
Jmarques

Caxuxita disse...

Obrigado Paulo por esta partilha...


Que muito gostei de conhecer , pois assim fiquei a saber um pouco mais do "Desportivo" visto que pouco sei dele...

Fico deliciada a ler todas estas partilhas todas estas "histórias"

Ah Mafalda esse privilégio de conhecer estas historias e outras não é para todos é uma privilegiada ate tem uma " "Enciclopédia Falante " em casa e quem partilhe estas histórias e calculo que muitas mais.... Que bom


:))))

©efeneto disse...

@JMarques
Os "Urânios" também estão no "guião" deste "filme".
Cump.

André jesus disse...

Lol =)

Achei fantástica a forma como o Sr. Paulo Dias enalteceu o trabalho de quem o agradou. Os grandes "Humanos" são estes... Aqueles que enaltecem quando assim tem de o ser!
Gostei bastante, mesmo! Um aplauso meu para este senhor.

Abraço!

cindor disse...

ha quem sirva a instituição e quem se siva dela

Ana Mafalda disse...

@Helena, acompanho este personagem desde o Carnaval de 1984 ...

lol

Caxuxita disse...

Mafalda,

Eu vi logo que ai no meio tinha que haver "mão" do Carnaval.. Lol

Foi uma " Carnavalesca"... lol

:)))))


André,

Acho que cada um enaltece quem quer....

Abraço

fcunha disse...

..Vivam
boas recordaçoes.Ja aqui falaram dos uranios e ainda so vi a foto dos iniciados.. alguem tem a dos juvenis?O treinador era o Edgar ( grande coach). Ja agora a dos juniores do tempo do nacional de juniores? nao lembro exactamente a epoca mas seria 81/82) ou 80/81?.
cumps

®efeneto disse...

@fcunha
Dividimos este trabalho em várias etapas pois se fossemos a publicar tudo o que temos julgo que uma hora de youtube não chegava. Julgo que tenho o que refere e no caso de não ter fica a promessa de tudo fazer para arranjar. Sugiro que "saboreie" com calma. É a velha tentação de começar a ler um livro e ir espreitar a última página (risos). Cump.

Raismepartam disse...

Sou achadiço.
E é nestas alturas que gostava que certos senhores(as) assistissem a estes momentos para poderem compreender esta terra, como eu a começo a compreender.
A força associativa é enorme, é sem dúvida alguma uma terra que tem muito que re-ensinar a este Concelho, a este Distrito, e mesmo a este País, onde se vêm a perder os Valores que realmente dão Valor a esta vida.
Já fui um céptico quanto ao restabelecimento do Concelho, estava redondamente enganado, mas como não gosto de misturar desporto com politica, fica esta discussão para outras núpcias.

Parabéns a todos aqueles que gratuitamente contribuem para a formação dos “nossos” mais pequenos, estes sim iram, no futuro, ser a memória viva deste "Mais Do Que Um Clube" e contarem também eles as histórias com os “Misters” Paulo, Tujó, João Marques entre outros.


Obrigado,

Anónimo disse...

@Raiosmepartam:
Apenas nomeou os Misters dos escalões de escolas e infantis, no entanto esqueceu-se de mais um elemento que apesar de normalmente não dar a cara está sempre presente (faça chuva ou faça sol ou até granizo), o Fernado Peres.

comprimentos.

Anónimo disse...

@Paulo Dias_Eu sou um dos q facilmente se identifica com o teu "depoimento".
Depois dos "lendários" iniciados e juvenis dos Urânios de Canas de Senhorim, orientados pelo meu pai(obrigado a todos pelas palavras que lhe ofereceram), pelo Sr. Evaristo (de quem sempre ouvi dizer q terá sido dos melhores jogadores de sempre do GDR)e pelo Sr Edgar (na 2ª volta apenas por estes, pq o meu pai estava a orientar os Jr´s e Sr's do GDR). Tive o prazer de conhecer o Sr. Dirceu. Foi meu treinador nos juvenis do GDR (3ºlugar) e mais tarde é ele q me "lança"com 18 anos nos seniores num jogo na Cancela (time na moda naquela altura).

Eu vinha da equipa de juniores que se manteve no Nacional depois de ter ganho a "liguilha" com o Lanheses (no Minho marquei o golo da vitória) numa "jornada"em q tivemos direito a estágio em Ponte de Lima! Na época seguinte continuei no GDR e no Nacional da 1º Divisão orientado pelo Sr do Posto Médico (resolve esta falha de memória pf.)

Da minha curta aventura nos séniores (lesionei-me com o Cancela na Raposeira), recordo para sempre, a "força" que o Tida (mt mais do q um brincalhão) me transmitiu num treino depois de um golo bem conseguido (julgo q ao Juveniano)

... o Ti Gaspar e as convocatórias na Pastelaria.
arrepiante!
Que saudades.

Um abraço

Anónimo disse...

@Pedro P. Correira,
Recordo-me perfeitamente do dia em que te lesionas-te,foi mesmo nesse fatidico jogo Canas/Cancela na extinta Raposeira. Recordo-me também dessa liguilha de que falas onde vencemos por 2 a 1 e continuamos mais uma época (ultima) na Nacional de Juniores.
Gostaria que relembrasses (se conseguires) quem era o teu treinador (na Nacional de Juniores) e quem eram os teus colegas de equipa.
Penso que o meu irmão não fez parte desse teu team, veio o ano a seguir, certo?

Tenho ideia que no glorioso historial do GDR, estes 2/3 anos podem ter sido os mais significativos para o clube.
Equipa sénior a disputar a 1ª divisão;
Juniores a disputar a nacional;
o clube contava ainda com a restante formação, fazendo eu parte dos juvenis (penso).

O tal mister do posto médico era o sr. Nunes.

Relativamente aos Uranios, apesar de fazer todos os treinos não pode jogar, não tinha idade.
O teu pai sabendo disso acalentou-me sempre uma esperança, lembro-me de me dar como exemplo aos mais velhos que não queriam treinar.

abraço

jfernandes disse...

Olá,
Tenho que dizer isto:
Depois de ler o magnífico texto do Paulo Dias e respectivos comentários, é com muita saudade que recordo as manhãs e as tardes dos Domingos a assistir aos jogos dos juniores e dos seniores de então, no extinto campo da Raposeira. E como era bonito aquela moldura humana. Toda a gente ia à bola. Contrasta com a desoladora assistência actual. Mas porquê? O que se passa? Porque não vai o pessoal à bola?
Bem sei que nas outras localidades é a mesma coisa. Mas, será que são os 3 euros (sócios) que se pagam de bilhete que afastam as pessoas? Não poderão as pessoas passar um bocado da tarde de Domingo fora dos apinhados centros comerciais? Afinal, são apenas 2 horas a assistir e a apoiar o nosso GDR.
No período de Inverno as bancadas cobertas não nos dão a comodidade de um sofá, ou de um ar condicionado dos centros comerciais, mas bem agasalhados e sem apanhar chuva o frio também se vence. Nos dias soalheiros, que bem que sabe apanhar um bocadinho de sol e assistir ao jogo de futebol.
O GDR Canas de Senhorim tem um complexo desportivo que precisa de obras, é certo, mas também é verdade que tem ali um espaço muito bom, bonito e a fazer inveja a muito boa terra.
Tenho a sensação de que as politiquices afastaram as pessoas. É uma coisa estranha, pois vou todos os Domingos ver o GDR e nunca lá vejo políticos.

Faço daqui um apelo a todos e a todas as Canenses: Vamos Todos à bola.

®efeneto disse...

@Frankie
Sublinho e subscrevo tudo o que disse. Também nunca lá vi nenhum a pagar bilhete nem a assistir aos encontros...

Tomahock disse...

@Frankie, experimente ir ali à frente da escola! Essa zona a seguir ao almoço parece a assembleia da República! É giro de se ver! Mas talvez agora neste altura eles apareçam lá para ver se conseguem arranjar mais uns votos em troca de mais uma outra promessa de uns trocos para o Desportivo!

Ana Mafalda disse...

@Frankie, sou espectadora assídua dos infantis e muitas vezes dos escolinhas, frequentemente ouço dizer que estes jogos têm mais assistência do que os outros ... fenómeno estranho ... talvez se explique pelo elevado número de jogadores da terra ... é uma tese, pode ser rebatida!

@Tomahock, "na muche" por acaso esteve no jantar dos 75 anos do GDR????
Bom, foi aí dado o verdadeiro pontapé de saída, em simultâneo, para a pré-época eleitoral!
Falou-se nos passeios, na sede "nova" dos escuteiros, na alegada não discriminação que agora se faz em relação às associações de Canas "and so on, and so on..."

Mas só de alguns :)

Tomahock disse...

@Ana Mafalda, não estive mas já ouvi falar! Afinal os escuteiros foram o maior trunfo eleitoral apresentado pela Sra. Presidente!

Ana Mafalda disse...

@Tomahock, sem dúvida que a sede dos escuteiros é a obra "ex libris" deste executivo, mas tudo foi chamado à baila, desde a iluminação da Igreja Matriz (qd o D. Ilídio foi embora já a tubagem estava no sub-solo), foi só passar as guias, puxar o fio e colocar os focos de luz, pavimentar parte do espaço envolvente (cujo empreiteiro da época se escusou...), a importante contribuição para a requalificação da Igreja de Sª. Bárbara, o apoio às associações, alegadamente sem que haja discriminações, resta-me saber se se referiam apenas às da nossa freguesia ou hipotéticamente às do Concelho, fiquei com dúvidas ... os passeios foram largamente referenciados (mesmo muito valorizados, uma obra de vulto) o calcetamento de várias ruas (digo becos), a Av. da Igreja e os seus candeiros anacrónicos...as deficiências não foram nomeadas!
E eu não ouvi tudo a certa altura desliguei o sintonizador ... é que temos que nos poupar, afinal a vida já nos prega cada uma ...

Como pode concluir tinha tudo o ver com os 75 anos do GDR ... obviamente nós somos pessoas educadas, assistimos batemos palmas (hipocrisias) e assim se passou ... a anuência e cumplicidade dos nossos representantes locais ilucidaram-nos(me) quanto a futuras escolhas ...

Mas nada disto desmerece o GDR, nem aqueles que contribuiram desde sempre, para o seu indiscutível prestígio e um palmarés que nos enche de orgulho... ésta instituição perdurará a mais estes "casos", os dirigentes, equipas técnicas, delegados ao jogos, massagistas, atletas e adeptos, fim-de-semana após fim-de-semana são sempre os mesmos ... os "raposões" só apareceram no jantar, e no deste anos, pois há três anos que particípo em jantares, nunca tal aconteceu ...

Costumam jantar atletas, pais, dirigentes, equipas técnicas, delegados aos jogos e os massagistas, garanto que sempre se verificou uma sã convivência, no final da época os pais organizam uma "febrada" no complexo com o respectivo jogo da praxe, pais (ou mães) versus filhos, dá gosto!

O nosso astuto @Frankie pode estar coberto de razão!

manuel disse...

Efectivamente esse jantar foi uma angustia...fazer e ouvir campanha eleitoral no GDR é a prova irrefutável do descrédito das nossa ambições castrenses! Pior, foi ninguém se opôr o acto de censura mesquinha de impedir que se visse -no jantar- um filme, onde se retratava a história do GDR. Como aqui delirámos com os excertos históricos que @efeneto e cª. nos presenteiam, lá mutos mais se sentiriam confortados ao e decerto se sentiriam mais empenhados no futuro. Assim, os apelos à participação de todos nós na vida das associações e grupos desportivos sai diminuído. A submissão aos euros é terrível. E é tão fácil comprar por estes dias...

Manuel Vieira

Anónimo disse...

Fui convidado no dito jantar e por respeito ao Clube resisti à tentação de me levantar, não a meio mas logo no inicio dos discursos. Não falo só da meia dúzia de páginas de campanha eleitoral camarária mas também dos restantes discursos presidenciais (excepção óbvia do pres. da A. Futebol). É claro que as associações não sobrevivem sem apoios camarários mas convenhamos que um pouco de orgulho, amor-próprio e dignidade não ficam mal a ninguém. Será que ninguém reparou na mesa de honra? Quem era aquela gente toda? O presidente do Desportivo "atirado" para um canto? Então e os restantes membros dos orgãos sociais do clube?
O Desportivo merece mais...muito mais!

PortugaSuave disse...

Manel Vieira, não consigo perceber o porquê de não passarem um filme!!!! Pode esclarecer?
Cumprim.

Cingab disse...

@PORTUGA,
acho que não se pode saber

Ana Mafalda disse...

@Portuga e Gingab, versão oficial para a não apresentação do Vídeo:

O facto de o jantar se ter arrastado, devido à atribuição de diplomas , medalhas e menções de mérito/honrosas que acrescentaram mais demora, os discursos entretanto proferidos ajudaram ao prolongamento da hora (muito!) e o facto de a miudagem/atletas do GDR (pelo adiantado da hora) estarem a ficar inquietos, abreviou-se assim a cerimónia!

Versão não oficial, mas voz corrente em Canas:

O Dr. Vaz apareceria ( hipoteticamente no filme que ninguém viu, excepto os proprietários da quinta da Boiça aquando da testagem de todo o material e um AAE da Escola EB2,3/S) como protagonista no filme, (algo intolerável)uma vez que esteve envolvido na escritura do terreno do actual Complexo Desportivo do GDR ... tudo isto carece de provas apesar de ser mesmo voz corrente!

O filme não passou!
Quem deu a ordem ... mistério! Quem desmontou todo o material foi o Sr. Bruno, AAE da Escola Eng. Dionísio Augusto Cunha,a mando de ???????????????????????????

Muitos sabíamos que um filme estava a ser feito, muitos contribuiram com verdadeiras preciosidades, todos tinhamos a espectativa de o visualizar, todos vimos o ecrán montado, o DVD e o Projector de Vídeo ... mas filme népias ... confesso que fiquei decepcionadíssima, aliás muitos ficámos ... imaginávamos reviver alguns momentos que guardamos como gratas recordações ... e aprender muito do que não vivenciámos ...

A verdade é que o trabalho está feito, é um documento histórico sobre os 75 anos do GDR, com a qualidade que todos reconhecemos ao trabalho desenvolvido pelo AMEF, o amigo efeneto vai dando por aqui um "cheirinho", mas ...

Idiossincrasias...

manuel disse...

@portuga, não há razão nenhuma válida e honesta para que o filme não fosse exibido.
Nem que isso acontecesse depois dos excelsos convidados terem abalado. Enfim, eu é que não entendo porque é que há medo. Até aqui se têm receios...portanto, as razões, cada um saberá das suas.

E as medalhas, mas qual foi o critério para a entrega. Eles pagaram-nas? Mas que fez aquela "troupe", para já merecer medalha? Enfim, foi uma tristeza. O GDR não merecia, mesmo, tanto aproveitamento e hipocrisia.

Manuel Vieira