Canas OnLine

18/02/2009

…quando eu vejo o azul e o preto… IV

Da arquibancada
Do alto da última fileira
Fora de foco é que eu vejo melhor
Um campo de futebol nasce
Numa qualquer estrada.
As balizas florescem
De simples pedras da calçada.
É com lentes de distanciamento que observo o passado.
*****

Apresentamos os Campos de Futebol que de uma maneira ou outra pertenceram ao “Desportivo”


Campo das Fonsecas


O Campo das Fonsecas situa-se junto à Estrada Nacional nº 234 e é dotado de fracos recursos. A ele associadas estão várias carências, de toda a natureza e magnitude, nomeadamente a inexistência de balneários ou quaisquer infra-estruturas de apoio, sendo de destacar a irregularidade do piso de terra batida, sempre muito mal tratado e a exiguidade do recinto de jogo. À volta do terreno existe um declive natural que permite aos espectadores uma melhor visão do espectáculo desportivo que se estava a desenrolar.
Canas de Senhorim, 17 de Setembro de 2007
ANTÓNIO JOSÉ DA ROSA MENDES



Campo da Raposeira




Complexo Desportivo
Ver slide


Campo 2


Como é do conhecimento geral, e por força da aquisição dos terrenos da Raposeira por uma sociedade, o Desportivo viu-se na contingência de ter de abandonar o campo ali situado. A mesma sociedade prontificou-se a adquirir alguns terrenos, nas imediações do Complexo Desportivo, com vista à construção de um campo alternativo à Raposeira. Assim, e depois de decorridos alguns meses de negociações/conversações, finalmente tudo ficou clarificado. Desta forma foram já iniciados os trabalhos de terraplanagem do local onde será construído o novo campo, mesmo por detrás dos balneários que servem de apoio ao Complexo Desportivo.
Convenhamos que, apesar de alguns azedumes verificados ao longo das conversações – que se podem considerar normais nestas situações - não há dúvida de que o G.D.R. saiu beneficiado com tal “donativo”, vendo, desta forma, enriquecido o seu já vasto património.
Parabéns a quem ofereceu e a quem recebeu!
Jornal Canas de Senhorim - Edição Nº 79 de Junho de 2005

*****
“Desportivo” no Feminino


Quem é que nunca sonhou ser treinador duma equipa de mulheres??? entrar no balneário... e dizer "bom jogo Anabela", estar em pleno jogo e exclamar à boca cheia "corre Amélia... vai-te a ela" ... ou ainda, num conforto à atleta, dizer "aguenta Tila...".

Por duas vezes o “Desportivo” teve Futebol Feminino. Aqui se apresentam as equipas e respectivas atletas:

Época 83/84


Em cima da esquerda para a direita:
“Milú”; Cecília; Amélia; Fátima; “Tila” e Filomena
Em baixo pela mesma ordem:
“Belinha”; Anabela; “Zira”; Olinda e Luísa.


Época 93/94 (carece de confirmação)



Em cima da esquerda para a direita:
Zé Artur; Simão; Sofia; Teresa; Clara; Filipa; Zé Nelas; “Mokuna”; Loio e Victor
Em baixo pela mesma ordem:
Fátima; Elisabete; Patrícia; Sónia Isabel; Sónia Guedes; Patrícia e Anabela.


A “estória”


Um desafio para esquecer.


Começo por alertar que o facto que vou narrar não o parecendo é mesmo verídico.
Como sabem, no futebol aparece de tudo um pouco, normalmente este é uma festa e como em todas as festas futebolísticas uns gritam de alegria e outros de tristeza.
Perdoem-me mas não tenho bem presente o ano em que tudo se passou, no entanto o Desportivo foi disputar um jogo a Vila Nova de Paiva a contar para o campeonato distrital, tudo corria normalmente, a palestra do treinador estava dada, os equipamentos estavam prontos para serem envergados, todos os elementos da equipa estavam no balneário para os últimos preparativos.
Uma das equipas estava em falta, era a equipa de arbitragem.
Alguém bate à porta do nosso balneário e pede para entrar. Entrou um senhor (árbitro) que nos pediu compreensão do seu atraso, informando-nos da sua razão.
A sua mulher tinha falecido.
Nós ficamos boquiabertos, como era possível isto estar a acontecer?
O homem tem a mulher morta e em vez de estar a velar o seu corpo vem apitar um jogo? Será que ele gosta mais da mulher ou do apito?
Todo o tipo de conjecturas nos passaram pela cabeça, o que era certo é que ele tinha a mulher morta, tinha chegado tarde, mas estava pronto para dirigir o desafio.
Meus amigos, não me recordo do resultado do jogo, se o GDR ganhou ou perdeu, recordo-me sim daquela pobre alma a entrar no balneário e a justificar-se (ainda hoje se o vir na rua o conheço).
@ Paulo Dias





1 comentário:

Pombo correio disse...

Amigo @efeneto

Nesta pista Já consegui bons resultados! Ultimo lugar nos 3000metros, 1º lugar lançamento do dardo 600gr, 2 lugar lançamento do peso de 8 kg, 4º lugar salto em comprimento e salto em altura não me recordo bem. O Treinador era o Professor Álvaro, (mais conhecido por maçarico)lol
Velhos tempos, há! Também tinha mão do Professor Adriano, conseguia trazer para Canas umas competições jeitosas.