Canas OnLine

18/02/2009

Rossio Adorado! (MNM)


No Rossio tens o Pão
A Escola, a estação,
A Capela até
Tens a Feira, tens a Praça
Também o nosso Café


Vens ao Rossio Santinha
Buscar a Cartinha
Cheia de alegria
Não fales mal do Rossio
onde irás morar um dia


Rossio adorado
És o meu encanto
Por seres tão bonito
É que eu te amo tanto


Ó jóia querida
Que a serra gabou
Alegre e garrida
Tu dás-me essa vida
Eu dou-te o que sou


É tão linda a nossa terra
Como não há outra igual
É a mais linda da Serra
A maior de Portugal

Enamorou-se,
quando a viu cheia de brio
Ostentando sobre o peito
A jóia do meu Rossio

Maria Natália Miranda

Natural de Canas de Senhorim (Viseu), Beira Alta, é licenciada em Filologia Românica e com os cursos de Ciências Pedagógicas e do Magistério Primário. Foi assistente pedagógica e autora de textos para a R.T.P., com trabalhos para a Rádio Renascença, Rádio Estação Orbital e outras. Foi fundadora e directora, por vários anos, do Jornal Vento Novo - Sacavém, e conta com 60 obras em vários campos: poesia, Infanto-juvenis e pedagógicos.

Com colaborações em vários jornais, revistas, livros escolares, antologias, etc., promove o Livro e a leitura junto de crianças e jovens através de escolas e bibliotecas a convite dos Municípios. Tem cerca de 400 prémios literários no pais e estrangeiro, poemas para canções gravadas em disco, vários prémios das Marchas de Lisboa e Porto, etc., e o título de "Trovador da Língua Portuguesa" a nível de todos os países de expressão portuguesa.

Segundo Maria Rosa Colaço:

"Obreira discreta de uma obra vasta e séria em que é urgente repararmos, Natália Miranda escreve sobre a vida com palavras de sol. A poesia dos seus textos acende a esperança e devolve a quem lê os espaços de fraternidade possível. E necessária."

in www.joaquimevonio.com/.../nataliamiranda.htm

5 comentários:

Anónimo disse...

Não percebo nada de música, mas quer parecer-me que esta letra bem trabalhada resultaria numa execelente canção para uma marcha!

Bom Carnaval para todos!

tix disse...

Caro Anónimo, esta letra é já uma marcha de Carnaval do Rossio... E das primeiras...

Anónimo disse...

Curioso é que sempre me passou despercebida. Peço desculpa pela falta de atenção.

Anónimo disse...

Ironia subtíl :)

Pombo correio disse...

Boas!

Para mim a melhor marcha de sempre de Carnaval do Rossio!