Canas OnLine

15/05/2008

Caldas da Felgueira


Há bonitos espelhos de água nas Caldas da Felgueira. Não há dúvidas. Tenho 52 anos e sempre conheci assim as termas. Perdão, já não está aberto o café Canta Galo e por outro lado estão abertas outras unidades hoteleiras, a funcionar por sinal muito bem. Mas do Canta Galo lembro-me muito bem, quando nós, os putos do Rossio de Baixo íamos para o Mondego tomar banho e no regresso matávamos a sede com um pirolito naquele café. Sabia tão bem. Não sei como é que os pirolitos eram feitos, mas também nessa altura a ASAE ainda não existia e por isso ... Velhos e bons tempos em que éramos todos muito felizes e a polícia não nos ameaçava com metralhadoras quando fumávamos descontraidamente um cigarrito. É certo que nessa altura não havia charros, cocaína ou morfina. O haver havia, nós é quem nem sabíamos que existiam.
Dizia acima que sempre conheci as termas tal e qual como estão. Dá-me a impressão que os dinheiros públicos ficaram infectados com as águas termais e nunca desceram de Nelas para baixo. Todos sabemos que as águas termais sobem ou ascendem até à superfície e que caíram na Terra há cerca de 15 mil anos. Nessa altura ainda não havia democracia mas olhem que as águas e o sol já caíam e nasciam para todos. As águas eram límpidas e o Sol brilhava sem provocar cancros. Mas a intervenção dos Homens chegou até nós e fez com que hoje o Sol seja extremamente perigoso para a nossa saúde, apesar de continuar a ser vital. Há 15 mil anos provavelmente o Mondego teria aquele leito, as águas termais já ali brotavam, mas os prováveis homens que por ali viveram não devem ter descoberto que as águas sulfurosas fariam bem aos seus problemas respiratórios. A caça também fazia com que os seus pulmões abrissem o suficiente ao ponto das suas caixas torácicas fossem fortes e limpas. Provavelmente os homens que viviam nas termas tinham as mesmas condições de habitabilidade que os homens que viviam mais acima, no lugar de Nelas. Provavelmente os caminhos por onde passavam os homens que viviam junto ao Mondego eram feitos da mesma forma que os caminhos no cimo da montanha. Provavelmente a bolota fazia o mesmo pão e tinha o mesmo sabor.
Depois desta minha explanação reflecti um pouco e depois de ter olhado um pouco pela nossa pré-história chego à conclusão de que a única e plausível justificação de que era tudo muito igual é de que na nossa pré-história não haviam autarquias e por isso não haviam grandes diferenças entre os que viviam lá em baixo e os que viviam mais em cima.
As Caldas da Felgueira mereciam muito mais e se agora não há dinheiro para fazer obras em termos do futuro, apenas há dinheiro para fazer festas que ao outro dia já toda a gente esquece, ao menos que deixem um plano para ser discutido e aprovado, pode ser que apareça um homem de bom senso e que um dia dê uma volta de 180% nas Caldas da Felgueira. Afinal para que serve um posto de turismo se não pregam um prego há tantos anos. Mas olhem que um dia a ponte vai abaixo...

(comentário anónimo em Pérola do Mondego)

1 comentário:

®efeneto disse...

Um estado d'alma, um estado de saudade. Belo comentário que deu uma excelente publicação. Parabéns ao autor do comentario e a quem se lembrou de o colocar na frente deste espaço.
Saudações.