Canas OnLine

25/05/2008

Minas e Mineiros

O amarelo apresentado na fotografia até assusta. Se não foi uma composição, a foto até parece que cheira a urânio. Quantas e quantas gerações de mineiros, vindas dos pontos mais reconditos deste pequeno país plantado à beira mar, foram trespassadas pelas radiações das centenas de galerias iguais à que foi publicada.
Quantas e quantas famílias ficaram sem os seus familiares vítimas destas radiações. Dos milhares de mineiros que por ali passaram horas de trabalho arduo, com o suor a percorrer todos os cantos dos seus estoirados corpos sabiam o risco que estavam a correr?
Quantos e quantos mineiros trabalharam o dobro do tempo do que humanamente pertenceriam trabalhar? Quantas e quantas pessoas desta nossa terra já partiram vítimas do excesso de radão que nos rodeou durante dezenas de anos.
Quantos e quantos anos vamos continuar a sofrer dos efeitos secundários dos metais pesados que andámos a ingerir da água dos nossos poços? Quantos e quantos anos ainda vão esperar todos aqueles que merecem e anseiam uma reforma mais cedo por terem trabalhado na ENU? Porque é que uns tiverem reformas e outros nas mesmas circunstâncias ainda não tiveram as mesmas regalias?
Para terminar mais dois apontamentos:

1 - Já que há tantas reformas para gente que nada produziu, já que há tantos subsidios para gente que nunca trabalhou porque é que o Estado Português não indemniza as pessoas desta freguesia?


2 - Nos últimos anos temos assistido para os lados da Urgeiriça a uma mina de coisas que nunca chegaram à luz do dia.
Esses coisas ficaram nos confins das galerias, por isso é que também não percebemos porque é que A Casa do Pessoal foi parar às mãos da Câmara Municipal. Negócios são negócios meus senhores e como o segredo é a alma do negócio, só se os formos descobrir nos confins das galerias.

Comentario: Anónimo em : Visite

1 comentário:

®efeneto disse...

Amigo Manuel Henriques.
Em relação á Casa de Pessoal, julgo que está em aberto a entrega aos sócios. Para isso terá que haver alterações de estatutos proprios pois como se sabe nas listas concorrentes a eleições era obrigatorio a inclusão de socios beneméritos (obrigatoriamente mineiros ou ex)pois os socios auxiliares agora em numero muito mais elevado tinham pouco acesso a cargos directivos.
Vamos aguardar para ver o que dá as "movimentações" em curso.
Segundo julgo saber a entrega á CMN foi uma tábua de salvação encontrada.