AH! percebi, digam então que ficam com o espaço até construirem o pavilhão do Rossio, que pelos vistos são 2 ANOS,
não é mau de todo!!! vamos é ver quantos meses têm os 2 anos,
e depois com eleições, nada garante que a cãmara fique...
dou-vos os parabéns porque trabalharam e conseguiram o objectivo, o mesmo não digo ao Rossio por não saberem quando é construido e sendo assim não sabem quando utilizar.
Toda a luta e esforço desta associação, deu os seus frutos finalmente. Á que dar os parabéns aos responsáveis deste movimento, e incentivar os mesmos para que que continuem o excelente trabalho realizado na paróquia e fora dela.
@Miguel o protocolo que irá ser assinado será mais ou menos nessas linhas, onde estamos colocados na escola da Urgeiriça por um periodo de 2 anos, e que depois desse periodo supostamente vamos para o antigo pavilhão do rossio. Relembro que é um protocolo a 5, Camara, Junta, Escola Secundária, Rossio e Igreja.
@Giga Sem dúvida que esten "fruto" é excelente. As mudanças para o novo espaço já começaram e a abertura do ano escutista com um ACAGRUP (acampamnto de agrupamento) já irá ser nesse espaço! Mas pela frente ainda há muito trabalho até tornar aquele lugar num sítio digno de qualquer Escuteiro.
Porquê? Quando o Miguel precisa de um canalizador, não o contrata e não lhe paga. Quando a Junta precisa que lhe intervenham tecnicamente na Freguesia, não angaria esforços para isso. então qual é o problema...?
quando da inauguração da requalificação ambiental (março,abril?) foi dito que a radiação era insignificante (o valor em concreto não sei, mas muito abaixo do aceitavel),
tecnicamente é aconselhável que ponham a sedde em cima do ex-monte amarelo, que juntamente com a àrea envolvente arborizada seria um campo de actividades.
Quem ficou com a concessão exclusiva para a descontaminação da urgeiriça, portanto não só o monte amarelo, foi e é a EDM, que ignorou intervenções a fazer, resultantes de estudo que mandou fazer; como o estudo aconselhava, "obrigava" a uma série de intervenções com os pontos identificados e caracterizados, a EDM "fechou" o estudo numa "gaveta" com conhecimento de alguns responsáveis que preferiram deitar a chave fora, a tornar público e obrigar a EDM a completar o trabalho.
Aa edm é que tem a obrigação e os meios financeiros para fazer o trabalho.
que fique claro a defesa de uma sede para os escuteiros, mas defendo muito mais a saúde e combato, (talvez só a divulgar o que muitos irresponsávelmente escondem)a exposição à radiação, que os nossos filhos também não querem e atrevo-me a colocarem-lhe a pergunta depois de os esclarecerem sobre o que é a radiação e os possiveis efeitos no futuro deles.
A Escoola Primária da Urgeiriça é património do Estado com gestão autónoma do Município de Nelas.
Na minha opinião todas as intervenções técnicas nas vias públicas coadjuvantes à Urgeiriça terão de ser realizadas pela Autarquia mas como é óbvio com todo o experiente apoio (técnico e económico) da EDM, ou vice versa. A requalificação ambiental ainda não terminou, vai ser realizada ainda uma caracterização radiológica a todo o parque habitacional.
@Caro miguel, Segundo o primeiro estudo radiológico a EDM faria a caracterização radiológica do parque habitacional, tudo o que é vias e locais públicos seria responsabilidade da autarquia.
@falãncio, está a falar do protocolo para "inglês ver" anunciado na sessão de inauguração da requalificação (março)?
não é nada disso, o estudo existente é antes do inicio da requalificação e visava identificar outros lugares que necessitavam de requalificação, a própria urgeiriça (lugar), tem uma série de pontos negros, que na altura a EDM públicamente disse que o mesmo serviria para estender os trabalhos a qualquer local.
a autarquia cmnelas tem responsabilidade na qualidade de contaminador/poluidor e não como requalificador,
Agora, parece-me que não se está a ligar muito à situação (radiação),
enfim alertei, fiz o meu papel, se querem ignorar é convosco, não tenho lá nenhum filho, mas preocupo-me obviamente.
@miguel Falo relativamente a esse relatório/estudo anterior ao protocolo (bastante anterior) e sabe quem é que o fez?
Pergunte-lhe o que tem a dizer em relação à requalificação em relação ao ponto negro frente ao moinho (via pública).
Não estou a defender a causa, apenas também confirmei que esse tb é um dos pontos negros radiológicos da Urgeiriça. Fica ao critério dos utilizadores do espaço pedir informação sobre o estudo/relatório.
Alguém com melhores conhecimentos técnicos poderá dizer aos futuros utilizadores do espaço (apenas 2 anos) quais as consequências e se existem algumas, da exposição aos níveis em causa.
Fui escuteiro, se me obrigassem a ir no presente para aquele recreio, é óbvio que pediria mais informações sobre o local.
E se fosse responsável pelos miúdos escuteiros teria a obrigação de informar e consultar os pais e encarregados.
Quero crer, e espero, que o parecer técnico em relação ao recreio da escola e a sua utilização sejam favoráveis aos escuteiros, para assim retomarem as suas actividades no sossego da pacata e hospitaleira Urgeiriça.
É bom ver tanta gente preocupada com o bem estar dos escuteiros.
@Falâncio e Miguel: quero acreditar que vocês não acreditam que os responsáveis pelo agupamento não têm preocupações com as crianças e jovens que compõem o agrupamento e que são inconscientes ao ponto de levar este tipo de assuntos com leviandade... julgo que não será essa a vossa postura, de qualquer das maneiras posso-vos garantir que o Agrupamento irá fazer tudo o que estiver ao seu alcance para tratar destes assuntos da melhor maneira para as pessoas que dele fazem parte, sem alarmismos.
Cumprimentos aos dois e saúdo a "discussão" e argumentação saudável que está a decorrer nesta caixa de comentários.
vou dizer-lhe qual é o parecer técnico, parecer que é dado nestas situações e noutras ainda mais graves, é assim: "...só é, ou, pode ser prejudicial á saúde, se a permanência no local for superior a 12 horas seguidas.." mais ou menos nestes termos, e quando tenha esse parecer técnico (a pedido)divulgue-o.
@farpas, não há alarmismo, há realidade e consequências.
Se existisse alarmismo por parte das pessoas e entidades responsáveis teria-se transformado a Urgeiriça quando encerrou num gueto murado. Se existisse alarmismo as pessoas não continuavam a comer couves e batatas cultivadas a 1 metro do recreio da escola. (sim, porque tb é prejudicial a ingestão e não só a exposição)
@Miguel Para se conseguir esse parecer técnico documentado, encomenda-se e paga-se a uma entidade idónea para vir realizar essa caracterização radiológica, não? Se tiver de existir uma intervenção técnica para reduzir o número de choques/seg então faz-se, e quem é que a vai fazer? Humildemente - A CMN por ser a detentora do imóvel?
@senhores, como é possivel ignorarem a situação radioactiva? Que os responsáveis decidam pôr lá os seus filhos é com eles, mas agora estenderem aos filhos dos outros, sem estes saberem o perigo, já não sei o que chamar a isso...
São candidatos a alguma coisa? têm que mostrar obra? Se é esta obra de ocuparem um espaço destes..., está tudo dito.
27 comentários:
É aproveitar enquanto a vaca estiver a dar...
Manuel Vieira
Sim!
As eleições são em 2009! Falta pouco.
então, já não é o pavilhão do Rossio?
mas também...
boa sorte, ás tantas ainda vem mais, vamos mamar, mamar,mamar
@Efeneto, a data da missa campal é de 27 de Setembro e não 20 de Setembro, editei o post com a data correcta.
@Miguel, o pavilhão do rossio também irá ser feito, lá para os lados da feira.
@Manuel, pelo menos durante 2 anos aquele espaço vai ser "nosso", depois logo se vê.
AH! percebi, digam então que ficam com o espaço até construirem o pavilhão do Rossio, que pelos vistos são 2 ANOS,
não é mau de todo!!! vamos é ver quantos meses têm os 2 anos,
e depois com eleições, nada garante que a cãmara fique...
dou-vos os parabéns porque trabalharam e conseguiram o objectivo, o mesmo não digo ao Rossio por não saberem quando é construido e sendo assim não sabem quando utilizar.
Toda a luta e esforço desta associação, deu os seus frutos finalmente. Á que dar os parabéns aos responsáveis deste movimento, e incentivar os mesmos para que que continuem o excelente trabalho realizado na paróquia e fora dela.
Parabéns!
@Miguel o protocolo que irá ser assinado será mais ou menos nessas linhas, onde estamos colocados na escola da Urgeiriça por um periodo de 2 anos, e que depois desse periodo supostamente vamos para o antigo pavilhão do rossio.
Relembro que é um protocolo a 5, Camara, Junta, Escola Secundária, Rossio e Igreja.
@Giga Sem dúvida que esten "fruto" é excelente. As mudanças para o novo espaço já começaram e a abertura do ano escutista com um ACAGRUP (acampamnto de agrupamento) já irá ser nesse espaço!
Mas pela frente ainda há muito trabalho até tornar aquele lugar num sítio digno de qualquer Escuteiro.
@tomahoch, a sua informação contém algumas inverdades, nomeadamente nos intervenientes do protocolo, olhe que não é verdade!
sobre a utilização da escola da urgeiriça, vão consultar o relatório/estudo existente na cmnelas sobre os valores radioactivos nessa area.
A junta n entra?
a Junta ou outra entidade, entrar, não é de todo importante, mas a outra parte do texto, não deve ser ignorada.
É uma pena, mas confirmo que um dos pontos negros de carácter radiológico da Urgeiriça é exactamente o recreio da Escola Primária.
Não me parece impeditivo, basta haver vontade da JF e realizar AGORA a intervenção técnica.
a Junta a realizar a intervenção técnica?
tem grandes técnicos na matéria
Porquê?
Quando o Miguel precisa de um canalizador, não o contrata e não lhe paga.
Quando a Junta precisa que lhe intervenham tecnicamente na Freguesia, não angaria esforços para isso. então qual é o problema...?
quando da inauguração da requalificação ambiental (março,abril?) foi dito que a radiação era insignificante (o valor em concreto não sei, mas muito abaixo do aceitavel),
tecnicamente é aconselhável que ponham a sedde em cima do ex-monte amarelo, que juntamente com a àrea envolvente arborizada seria um campo de actividades.
Quem ficou com a concessão exclusiva para a descontaminação da urgeiriça, portanto não só o monte amarelo, foi e é a EDM, que ignorou intervenções a fazer, resultantes de estudo que mandou fazer;
como o estudo aconselhava, "obrigava" a uma série de intervenções com os pontos identificados e caracterizados,
a EDM "fechou" o estudo numa "gaveta" com conhecimento de alguns responsáveis que preferiram deitar a chave fora, a tornar público e obrigar a EDM a completar o trabalho.
Aa edm é que tem a obrigação e os meios financeiros para fazer o trabalho.
que fique claro a defesa de uma sede para os escuteiros, mas defendo muito mais a saúde e combato, (talvez só a divulgar o que muitos irresponsávelmente escondem)a exposição à radiação, que os nossos filhos também não querem
e atrevo-me a colocarem-lhe a pergunta depois de os esclarecerem sobre o que é a radiação e os possiveis efeitos no futuro deles.
Cumprimentos
A Escoola Primária da Urgeiriça é património do Estado com gestão autónoma do Município de Nelas.
Na minha opinião todas as intervenções técnicas nas vias públicas coadjuvantes à Urgeiriça terão de ser realizadas pela Autarquia mas como é óbvio com todo o experiente apoio (técnico e económico) da EDM, ou vice versa.
A requalificação ambiental ainda não terminou, vai ser realizada ainda uma caracterização radiológica a todo o parque habitacional.
@ilustre falancio, lamento dizer-lhe que não é a câmara, se fosse, então é que não dava nada por isso;
a EDM tem verbas atribuidas para esse fim, o problema é que não lhe pedimos responsabilidades, e parece que já nem no estado se pode confiar;
culpa nossa...
@Caro miguel,
Segundo o primeiro estudo radiológico a EDM faria a caracterização radiológica do parque habitacional, tudo o que é vias e locais públicos seria responsabilidade da autarquia.
@falãncio,
está a falar do protocolo para "inglês ver" anunciado na sessão de inauguração da requalificação (março)?
não é nada disso, o estudo existente é antes do inicio da requalificação e visava identificar outros lugares que necessitavam de requalificação, a própria urgeiriça (lugar), tem uma série de pontos negros, que na altura a EDM públicamente disse que o mesmo serviria para estender os trabalhos a qualquer local.
a autarquia cmnelas tem responsabilidade na qualidade de contaminador/poluidor e não como requalificador,
Agora, parece-me que não se está a ligar muito à situação (radiação),
enfim alertei, fiz o meu papel, se querem ignorar é convosco, não tenho lá nenhum filho, mas preocupo-me obviamente.
@miguel
Falo relativamente a esse relatório/estudo anterior ao protocolo (bastante anterior)
e sabe quem é que o fez?
Pergunte-lhe o que tem a dizer em relação à requalificação em relação ao ponto negro frente ao moinho (via pública).
Não estou a defender a causa, apenas também confirmei que esse tb é um dos pontos negros radiológicos da Urgeiriça.
Fica ao critério dos utilizadores do espaço pedir informação sobre o estudo/relatório.
@falancio
Pois, é como diz "...Fica ao critério dos utilizadores do espaço pedir informação sobre o estudo/relatório"
assim, amigo falancio, nada a fazer..., como alguém dizia "é a vida", neste caso é a m...
Sim, porquê? Fica ao meu critério?
Alguém com melhores conhecimentos técnicos poderá dizer aos futuros utilizadores do espaço (apenas 2 anos) quais as consequências e se existem algumas, da exposição aos níveis em causa.
Fui escuteiro, se me obrigassem a ir no presente para aquele recreio, é óbvio que pediria mais informações sobre o local.
E se fosse responsável pelos miúdos escuteiros teria a obrigação de informar e consultar os pais e encarregados.
Prefiro as coisas transparentes...
Quero crer, e espero, que o parecer técnico em relação ao recreio da escola e a sua utilização sejam favoráveis aos escuteiros, para assim retomarem as suas actividades no sossego da pacata e hospitaleira Urgeiriça.
É bom ver tanta gente preocupada com o bem estar dos escuteiros.
@Falâncio e Miguel: quero acreditar que vocês não acreditam que os responsáveis pelo agupamento não têm preocupações com as crianças e jovens que compõem o agrupamento e que são inconscientes ao ponto de levar este tipo de assuntos com leviandade... julgo que não será essa a vossa postura, de qualquer das maneiras posso-vos garantir que o Agrupamento irá fazer tudo o que estiver ao seu alcance para tratar destes assuntos da melhor maneira para as pessoas que dele fazem parte, sem alarmismos.
Cumprimentos aos dois e saúdo a "discussão" e argumentação saudável que está a decorrer nesta caixa de comentários.
@falancio
vou dizer-lhe qual é o parecer técnico, parecer que é dado nestas situações e noutras ainda mais graves, é assim: "...só é, ou, pode ser prejudicial á saúde, se a permanência no local for superior a 12 horas seguidas.." mais ou menos nestes termos, e quando tenha esse parecer técnico (a pedido)divulgue-o.
@farpas, não há alarmismo, há realidade e consequências.
Se existisse alarmismo por parte das pessoas e entidades responsáveis teria-se transformado a Urgeiriça quando encerrou num gueto murado. Se existisse alarmismo as pessoas não continuavam a comer couves e batatas cultivadas a 1 metro do recreio da escola. (sim, porque tb é prejudicial a ingestão e não só a exposição)
@Miguel
Para se conseguir esse parecer técnico documentado, encomenda-se e paga-se a uma entidade idónea para vir realizar essa caracterização radiológica, não?
Se tiver de existir uma intervenção técnica para reduzir o número de choques/seg então faz-se, e quem é que a vai fazer?
Humildemente - A CMN por ser a detentora do imóvel?
@senhores, como é possivel ignorarem a situação radioactiva? Que os responsáveis decidam pôr lá os seus filhos é com eles, mas agora estenderem aos filhos dos outros, sem estes saberem o perigo, já não sei o que chamar a isso...
São candidatos a alguma coisa? têm que mostrar obra? Se é esta obra de ocuparem um espaço destes..., está tudo dito.
Enviar um comentário