Canas OnLine

22/02/2009

Carnaval em Canas de Senhorim 2009


Aproveite esta época do ano e venha a
Canas de Senhorim



Para além do fantástico carnaval de cariz popular que se desmarca dos habituais cortejos abrasileirados que ocorrem por esse país fora, pode aproveitar para admirar a robustez arquitectural que o granito imprime às nossas casas e desfrutar da maravilhosa paisagem que o maciço da serra proporciona.
Situada entre a Serra da Estrela e a Serra do Caramulo disponibiliza a quem a visita óptimas condições de alojamento e dispõe de excelentes restaurantes onde pode encontrar uma ampla diversidade de soluções gastronómicas, todas com o cunho típico dos sabores e costumes da região.
Passeie palas redondezas e aprecie o encanto e a hospitalidade das gentes que povoam as aldeias vizinhas. Repare nos campos, na lavoura e nas casas tipicamente beirãs. Tire partido da génese rural que ainda caracteriza a vivência dos seus habitantes. Aventure-se pelas matas adentro e contemple pausadamente a fantástica profusão de cores. Delicie-se com os cheiros e com a vivacidade do amarelo com que, por esta altura do ano, as mimosas e as giestas timbram a vegetação.
Após a digressão, saboreie o precioso vinho do Dão que, de braço dado com a morcela, a chouriça, a fatia de queijo da Serra e um naco de broa, lhe hão-de aconchegar a alma e aquecer o corpo.


Por tudo isto e por tudo aquilo que aqui não cabe
venha passar o Carnaval a Canas de Senhorim





DIVIRTA-SE PARTICIPANDO NO CARNAVAL DE CANAS
veja mais em

4 comentários:

®efeneto disse...

O Carnaval de Canas de Senhorim


O Carnaval de Canas de Senhorim é muito antigo, segundo reza a história, desde há 300 anos.
O nosso Carnaval é muito divertido.
Logo a partir do primeiro dia de Janeiro, os canenses fazem uma série de brincadeiras que antecedem o Carnaval.
São os pisões, paneladas, cegadas, batatada, queima do Entrudo etc.
Os pisões são uma brincadeira que consiste em pendurar uma pedra por um cordão à porta de um canense, sendo atirado de longe o que obriga os donos da casa a levantarem-se.
A farinhada faz-se na segunda-feira de Carnaval até ao meio dia. Os jovens nesse dia estão à espreita para enfarinhar a primeira pessoa que lhes apareça à frente.
As paneladas são feitas durante a noite. Uma panela de barro cheia de bogalhas, nozes, avelãs etc, é atirada para dentro das casas, provocando muito barulho.
Outra característica do nosso Carnaval é a existência de dois bairros rivais-Rossio e Paço-que durante todo o ano são amigos, mas em três dias no ano , se tornam rivais. Estes dois bairros começam logo em Janeiro, a trabalhar no arranjo dos carros alegóricos. Ambos os bairros trabalham noites e dias, sábados e domingos, em segredo.
Chegado o domingo gordo e até terça-feira de Carnaval, as duas marchas saem à rua, para mostrarem o seu trabalho de muitos meses aos muitos visitantes que por aqui passam nessses dias.
Depois as duas marchas encontram-se frente a frente no largo do Rossio, para fazerem o tradicional “adeus” . Paço e Rossio dão o seu melhor. È uma alegria. No ar ouvem-se estalinhos, papelinhos, bichas de rabear…
Na quarta-feira de cinzas, tem lugar a já conhecida batatada. Esta consiste na confecção de um cozido, que inclui sempre o bacalhau, regadinho com azeite novo eque é jantar de gala para todos.
O Carnaval da nossa terra é muito bonito. Estão todos convidados para nos virem visitar para o ano .


Alunos do 2º ano
Escola eb1 do fojo

Ana Mafalda disse...

Tudo isso ... e o Requeijão , com açúcar e canela ou então com doce de abóbora ou ainda com marmelada ...

Tenho de encomendar Requeijões, com o aumento da procura não vão chegar para as encomendas :)

Anónimo disse...

Caro portuga, nem Camões, nem Fernando Pessoa, nem o nosso querido Aquilino Ribeiro lhe chegam aos calcanhares vossa excelência esta de parabéns. Ja pensou em se dedicar a escrita o "nosso" Eça se fosse vivo ia morrer de inveja. Não tenho adjectivos para o qualificar, não digo o mesmo de outros personagens
que aparecem por aqui.

PortugaSuave disse...

Anónimo brincalhão, veja lá não ponha o Panteão Nacional em alvoroço, lol.
Cumprim.