Canas OnLine

15/02/2009

Voluntariado

Como estamos em maré de falar do passado, aqui vai mais uma homenagem, desta vez ao Senhor Padre Domingos e a muita gente anónima, que na nossa terra pratica o bem. Pessoa atenta verificou que era necessário ajudar alguns idosos menos protegidos pela sorte e assim nasceu o Centro de Dia. Este apenas funcionava durante a semana. E como ajudar quem dele precisava ao fim-de-semana?
Deitou as mãos à obra, como se costuma dizer, e pediu ajuda a um grupo de senhoras voluntárias que aos sábados e domingos iam a casa desses idosos levar-lhes o almoço. Apesar de poucas pessoas saberem, em Canas este grupo de voluntariado continua a existir. Ao longo dos anos muitos entraram, muitos saíram, mas o grupo continua. Pessoas que uma vez, todos os meses, “ perde” pouco mais de meia hora do seu fim-de-semana para ajudar os outros! Este grupo faz apenas um pequeno gesto que significa muito para muitos idosos. A sua função é levar o almoço aos fins-de-semana e feriados às pessoas mais idosas e necessitadas da nossa paróquia.
Numa edição de 2005, do Jornal Canas de Senhorim, está escrito que havia apenas 7 pessoas a serem auxiliadas por 27 voluntários. Hoje os números são outros. Há pessoas na Lapa do Lobo, em Vale de Madeiros, pessoas em Canas de Senhorim e na Urgeiriça, ao todo são umas 20 pessoas que são ajudadas por apenas 50 voluntários. Mas já foi necessário ir até à Póvoa, a Carvalhal e à Aguieira. Tendo em conta que cada voluntário apenas vai uma vez por mês, ou seja, por exemplo, no primeiro sábado ou no primeiro domingo e assim sucessivamente, conforme o calendário que está elaborado, seriam precisos, se cada um levasse o almoço, apenas a um idoso ou a um casal, uns 32 voluntários por fim-de-semana ou 128 voluntários por mês sem contar com os feriados ou meses com 5 semanas. Neste momento há voluntários a levaram o almoço a 3 e 4 pessoas! Não é só o levar o almoço, é também uma palavra de carinho e de conforto para as suas tristezas!
Enganem-se se pensam que são só pessoas ligadas à Igreja que participam neste voluntariado. Há homens e mulheres, pessoas católicas praticantes, pessoas que mal frequentam a igreja, formadas e não formadas, mais velhas e mais novas! Existe um pouco de tudo nesta faceta mais humanitária de Canas que não é visível!
Como conseguem perceber pelo texto, este grupo está sempre aberto a qualquer tipo de reforços e, pensando bem, é apenas o tempo de tomarmos um café sentados numa esplanada uma vez por mês…
Acreditem que o sorriso, as histórias de vida, os lamentos que por vezes se vão ouvindo dos nossos idosos valem o tempo que com eles passamos.

Se estiver interessado em pertencer a este grupo ou se quiser mais algumas informações contacte-me através do meu mail

8 comentários:

Anónimo disse...

Acho de uma nobreza de espírito este tipo de acções só espero que não aja aproveitamento politico. Tipo futuros candidatos a autarquia local a fazer este tipo de acções. Mais aproveitamento politico.

Anónimo disse...

Porventura já se informou há quantos anos determinadas pessoas (ou eventuais candidatos) fazem voluntariado ???

Ou se há época em que disseram sim a essa contenda pensavam em se candidatar ???

Ou quantos elementos (ou parte interessada de determinadas listas) o fazem ???

Por acaso é voluntário/a ???

Pois fique sabendo que muitos voluntários o são há anos, que os há de TODAS as listas e não foi agora (por serem candidados) que se voluntariaram!

Chega de suspeições, mentes tenebrosas!

No voluntariado nunca houve nem há política ... nunca lá vi os nossos representantes locais, etc ...

Os que se aproventam têm placas com o nome, os outros, sempre o fizeram anonimamente, um serviço ímpar no voluntariado nacional, com uma organização impecável!!!

Nem se atrevam a misturar política com esta actividade, VOLUNTARIEM-SE TAMBÉM!

Tomahock disse...

Não seria propriamente para falar sobre política ou políticos este artigo. Não sei se os leitores sabem mas.... Nem só de política vive o blog. Não é o primeiro artigo não político que é aqui escrito que é politicalizado. Ou já para não falar dos artigos não políticos que nem sequer são comentados pelos mesmos que comentam tudo que é artigo para falar mal de alguma coisa.

Por isso cinjam-se ao tema do artigo e se quiserem partilhar algo de relevante comentem.

miau disse...

Nem só de política vive o blog, mas a terra não passa sem!!!!

Basta fazer uma pequena viagem pelo numero de comentários,tudo que seja postado para a política, ganha numa vantagem por "maioria absoluta"...

Anónimo disse...

Então a "candidata" agora também é anónima?
Porque será que lhe salta a tampa por tão pouco?

Anónimo disse...

Atenção que este post não é politico e pode tornar este blogue elegível...

Pombo correio disse...

@Tomahock

Concordo plenamente com o seu comentário!

Estou a ver que tem que se colocar um artigo para os POLITICO DEPENDENTES se realizarem.
Pois aqui se vê a fraca qualidade dos "nossos" políticos, pois sempre que comentam é para meter veneno e desvirtuar o conteúdo dos artigos publicados.

Quanto ao artigo em si, é de louvar todos aqueles que se prezam em fazer bem sem olhar a quem!
Todos os dias entra por nossa casa através do televisor, o estado do nosso país em relação aos idosos, e Canas não é excepção!

Tiro o chapéu aqueles que abdicam de algum do seu tempo ao fim de semana e aos feriados, para fazer aquilo que alguns Filhos ou Familiares se esquecem, ou ignoram fazer!

Tenho avós nas mesmas condições e sei do que falo. Obrigada aos VOLUNTARIADOS

®efeneto disse...

Ser voluntário não é um gesto espontâneo e isolado de solidariedade. É um acto só possível quando inserido numa organização, o que apresenta inúmeras vantagens no planeamento e aproveitamento dos recursos materiais e humanos. Vamos apoiar os NOSSOS voluntários.