31/08/2008
Resposta a moções apresentadas por Ex-Trabalhadores da ENU
Relembro que as moções apresentadas reivindicavam "o campo de futebol como posse dos ex-trabalhadores da ENU e por conseguinte como pertença da Casa do Pessoal" e a segunda apoiava um comunicado que exigia a requalificação da Avenida dos Bombeiros Voluntários.
Publicada por
Tomahock
à(s)
19:38
4
comentários
Etiquetas:
ENU,
Notícias,
Política Local,
Terreno Minado,
Urgeiriça
Memórias de Alexandre Pais
Publicada por
Tomahock
à(s)
19:04
0
comentários
Etiquetas:
Pessoas,
Urgeiriça
29/08/2008
Porque nem tudo está bem
No mesmo seguimento, um pouco mais à frente, a vegetação invade os passeios, e o lixo acumula-se nas bermas.
Publicada por
Pombo correio
à(s)
17:45
5
comentários
Etiquetas:
Porque nem tudo está bem
Quinta d' Victória
Publicada por
®efeneto
à(s)
09:41
0
comentários
Etiquetas:
Turismo Lazer,
Urgeiriça
28/08/2008
26/08/2008
Memória comercial
Publicada por
hp
à(s)
23:16
0
comentários
Etiquetas:
Documentos Antigos,
Indústria
75º Aniversário GDR Canas de Senhorim
Publicada por
®efeneto
à(s)
10:08
0
comentários
Etiquetas:
GDR
United Colors of Canas
Publicada por
ibotter
à(s)
01:39
1 comentários
Etiquetas:
Luta
Porque nem tudo está bem
Este é o estado do triângulo de quem vem de Vale de Madeiros, além do mato que ali cresce a olhos vistos, ainda sobra espaço para um amontoar de cacos de tijolo e muito lixo.
Estas duas fotos são do outro lado da Estrada Nacional 237, conhecido como o cruzamento dos candeeiros, neste momento é o que resta deles e o canteiro, semi-abandonado.
Esta foto foi tirada na Avenida dos Bombeiros Voluntários, junto à EN234 no cruzamento antes de chegar à bombas de combustível da Total, está´completamente obstruído pelo feno e silvas que dele se apoderam.
E PORQUE NEM TUDO ESTÁ BEM, espero que melhore e aguardem que outras fotos e outros lugares aqui vão ser expostos.
Publicada por
Pombo correio
à(s)
00:36
3
comentários
Etiquetas:
Porque nem tudo está bem
25/08/2008
Degradação no " Coração do Dão" II
Publicada por
MANUEL HENRIQUES
à(s)
23:14
0
comentários
Etiquetas:
Caldas da Felgueira,
Porque nem tudo está bem
Degradação no " Coração do Dão"
É uma absoluta vergonha a situação da entrada de Canas de Senhorim, na estrada da Póvoa. A placa fala por si. Este final de semana andei por diversas freguesias do concelho e não vi pior que isto. Esta situação já foi denunciada numa das últimas edições do jornal de Canas mas quem poderia intervir não quer fazê-lo. Provávelmente até é com boa intenção, para dar um ar negligé, a contrastar com o novo-riquismo de outras entradas do concelho
Publicada por
MANUEL HENRIQUES
à(s)
23:00
2
comentários
Etiquetas:
Porque nem tudo está bem,
Terreno Minado
2 de Agosto ( e novos motivos de luta)
(Publicado no Edição nº 117 do Jornal "Canas de Senhorim")
Comemorou-se há dias o 26º aniversário do 2 de Agosto. Como vem sendo hábito o MRCCS organizou o tradicional evento festivo, onde não faltaram os 3 condimentos essenciais da festa (discurso, música e sardinhas assadas).
São conhecidas as dificuldades presentes da luta que dá alma ao 2 de Agosto, todas elas externas ao Movimento e ao povo de Canas. De todo modo, o simples facto da festa se continuar a realizar é uma demonstração notável da dignidade do povo da nossa terra, que não esquece as suas ambições e história colectiva.
Sendo esta festa uma comemoração do dia em que um movimento popular espontâneo demonstrou a sua indignação contra a perda de valências do interesse da colectividade (o código postal próprio) e reivindicou direitos que lhe pareciam da mais elementar justiça (a paragem de comboios rápidos, a construção de um posto de saúde e a restauração do concelho), o significado da comemoração renova-se a cada ano, com as novas necessidades e aspirações, contribuindo para a construção da identidade colectiva.
Sabemos que algumas destas lutas foram perdidas, outras foram ganhas e outras permanecem num limbo ainda indefinido. A vida é assim mesmo. Certo é que 26 anos passados não faltam (novas) razões de mobilização cívica, ainda que por pretextos distintos e em moldes diferentes. Como foi lembrado no discurso deste ano pelo líder do MRCCS (Luís Pinheiro) está em curso uma luta, nos bastidores políticos, pela definição dos nós de acesso e locais de passagem das novas acessibilidades da região centro interior (IC 12 e IC 37). Sabemos que nesta luta de galos partimos em desvantagem pela nossa menoridade institucional (somos apenas freguesia) e por termos como adversários forças que pertencem à estrutura partidária que governa, actualmente, o nosso país, e cujas opções são opostas às nossas.
Contudo, isto não serve de desculpa para baixarmos os braços ao nosso “fado canense”. Todos os grandes projectos sempre motivaram lutas mais ou menos intensas. Relembre-se o caso da construção da Linha da Beira Alta (década de setenta, séc. XIX) cuja construção motivou disputas entre os municípios do distrito da Guarda e de Viseu contemplados (ou não) pela passagem da via-férrea.
Foi anunciado um abaixo-assinado promovido pelo MRCCS para contestar a intervenção de alguns políticos locais e distritais em demarches prejudiciais ao interesse de Canas de Senhorim, onde alegadamente se ignora a decisão tomada pela Câmara e Junta de Freguesia quanto ao nó do IC 12 e, como já abordado nesta coluna no mês passado, se contesta a inerranável votação dos Vereadores da Câmara de Nelas (Oposição e Situação) por uma solução no IC 37 que prejudica a maioria das freguesias do concelho.
Saibam por isso, os que têm responsabilidades politicas ou pretendem vir a ter, que o interesse da nossa terra é mais bem defendido se aderirmos todos a estas lutas deixando de lado questiúnculas do passado, olhando para estes temas de forma apartidária. Com isto ninguém põe em causa as suas diferenças com quem é poder. Em democracia estas diferenças existirão sempre e é salutar que assim seja. O que não é salutar é a ficarmos cegos pela lógica de actuação dos aparelhos partidários. Esta forma de actuação do partido-clube é pouco inteligente. Esta luta deve unir socialistas, sociais-democratas, movimentalistas, anti-movimentalistas e demais grupos organizados ou desorganizados que existam. Que cada grupo politico use a sua melhor influência, não em prol do seu partido, mas em prol da sua terra.
Manuel Alexandre Henriques
(mahenriques@sapo.pt)
Publicada por
MANUEL HENRIQUES
à(s)
22:53
0
comentários
Etiquetas:
Luta
24/08/2008
Não Calarão As Pedras
por Portuga Suave
9H30. Fim de Agosto. Temperatura máxima prevista 36º. Objectivo: Caminhada que nos levaria à Orca das Pramelas, via Urgeiriça com regresso pelo Casal.Concentrámo-nos a caminho da Urgeiriça. Pensos rápidos para proteger os calcanhares, mais habituados ao doce conforto do pedal da embraiagem e do acelerador que ao percurso pedestre que decidimos de véspera levar a cabo.


Colhemos amoras, umas belas uvas (que nos perdoe o dono) e deslumbrámo-nos com a vista da serra na sua dimensão e plenitude. O nosso guia, contrafeito por não encontrar os túmulos resmungava inconformado, «ainda na semana passada cá estive… mas não é fácil, até o Peixoto teve dificuldades em dar com eles», e ia-se redimindo debitando informação complementar, «ali debaixo daquele lago estão umas ruínas romanas» e apontava uma represa que provavelmente servia de bebedouro aos animais da Quinta do Brasileiro ou da Machamba ou lá como é, ou então «esta zona está repleta de romanóides» indicando com a ponta do sapato a orla do caminho onde alguns fragmentos toscos de barro vermelho cozido se desalinham humildes perante a indiferença de quem passa. Ali mesmo, à entrada do Casal. Romanóides, resquícios do Império ali no Casal, à mão de semear? Pelo sim pelo não devia ter trazido um.
Ainda na Rua do Casal, do lado direito de quem desce, existe uma inscrição aparentemente antiga preservada numa pedra granítica que encima uma porta construída recentemente. Incompreensível aos nossos olhos despertou-me alguma curiosidade (se alguém souber diga-me sff o que conta aquela inscrição). Mais abaixo, a fachada da capela de S. Caetano remete-nos para 1694, reinava então D. Pedro II, O Pacífico.
Para compensar, agradável surpresa, coisa já pouco vista por essas vilas fora, a Igreja de S. Salvador acolhia estes caminhantes já exaustos de portas abertas. Abertas é como quem diz, encostadas para preservar a frescura e permitir o retiro espiritual de quem a procura para esse fim. Agradável meta para estes caminheiros de meia-tigela. Ali depositámos os corpos e a alma por breves minutos. Fosse por acção divina ou pela amplitude arquitectónica, desvaneceu-se o cansaço e retemperou-se o espírito. Caminhada cumprida com a satisfação de que nos esperavam uns filetes de Veja (peixe açoriano?) para saciar um apetite que há tempos não experimentava.
Publicada por
ibotter
à(s)
17:21
5
comentários
Etiquetas:
Blogosfera canense,
História e Património
23/08/2008
Sábias quadras do poeta popular António Aleixo
- ANTÓNIO ALEIXO: Poeta 1899 - 1949
Aleixo compreende o motivo que lhe permite ver sempre ao longe:
Há tantos burros mandando,
Em homens de inteligência,
Que às vezes fico pensando
Que a burrice é uma ciência!
Embora os meus olhos sejam,
Os mais pequenos do Mundo,
O que importa é que eles vejam
O que os homens são no fundo.
Aleixo aponta o dedo às injustiças:
Co'o mundo pouco te importas,
porque julgas ver direito.
Como há-de ver coisas tortas,
quem só vê o seu proveito?
Publicada por
Ana Mafalda
à(s)
23:26
0
comentários
Etiquetas:
Curiosidades,
Pessoas
Não há como o humor, para lidar com o desprezo versão 2
Publicada por
Ana Mafalda
à(s)
19:48
2
comentários
Etiquetas:
Humor
22/08/2008
Não há como o humor, para lidar com o desprezo!!
Ser pertencente ao :
Reino: Plantae
Divisão: Spermatophyta
Sub-Divisão: Angiospermea
Classe: Dicotiledonea
Sub-Classe: Rosidea
Ordem: Brassicales
Família: Brassicaceae
Género: Brassica
Espécie: Brassica oleracea L. var. oleracea
Época de Floração: Maio a Agosto
Habitat: Terrenos Cultivados
Será um estudo de caso, para testar o terreno?, a espécie?, ou alertar para que se faça um estudo mais completo, desta muito provavelmente, nova variedade de Brassica oleracea L.
Publicada por
Ana Mafalda
à(s)
21:03
7
comentários
Etiquetas:
Humor
20/08/2008
19/08/2008
CICLOTURISMO NA PÓVOA

Vai realizar-se o tradicional Passeio Cicloturistico na Póvoa conforme pode ser visto por aqui.
Publicada por
BigEye
à(s)
17:13
2
comentários
18/08/2008
Política Canense
Esta crítica surge de uma teoria já há muito minha e de uma pequena pesquisa apenas para confirmar que esta teoria não é nem nunca foi apenas minha.
Canas a Concelho
À medida que os anos vão passando e uma ou outra coisa vai mudando, aquilo que nunca se pode deixar de louvar e que eu próprio faço questão de fazer são as lutas antigas deste povo, visto isso ser, muito francamente (dentro deste assunto) a única coisa que Canas hoje tem. Infelizmente a Empresa Nacional de Urânio e a Companhia Portuguesa de Fornos Eléctricos desapareceram do mapa, e se Canas na altura em que tudo isto ainda estava vivo não foi elevado a Concelho, na minha opinião, nunca mais o será na vida. Não vale a pena lutar por algo que nos fui incrivelmente negado há uns anos atrás, este país é de loucos e prova disso é precisamente essa... e quem pagou por isso e ainda hoje está a pagar é o povo Canense. Aquilo que o povo hoje em dia anda por aí a cantarolar não é a luta pela elevação de Canas a concelho, mas sim, a crença de um dia conseguir vingar a injustiça do passado, não percebendo e não querendo perceber que não há senhor nem senhora (seja ela ou ele canense ou da Câmara Municipal de Nelas) que faça isso acontecer.
Sabemos todos bem ou mal, ou então não, que cada vez mais se confirma que no futuro não irá haver grande continuidade nesta luta, não há tantas pernas e tantos braços como antigamente, as pessoas não vivem esta vida para sempre, caso contrário, na recente comemoração do tão falado “2 de Agosto” teriam estado presente bastantes mais pessoas. Os próprios jovens no geral querem lá saber desta luta! Alguns são a favor da elevação de Canas a Concelho mas isso não chega, aliás, penso que isso acaba por não ser nada, a não ser que para vocês seja suficiente saber: “Aquele miúdo é a favor de Canas a Concelho”. Mas vamos por partes: de que vale ser a favor do Concelho e ficar em casa tranquilamente a ver televisão? Nada. Agora vamos um pouco mais longe: de que vale ser a favor do Concelho, aparecer na televisão, em todos os comícios e bater palmas mesmo sendo surdo e cego? Afinal de contas quem é que está a fazer melhor figura?
Eu por norma não costumo estar lá muito preocupado com isso, Canas a mim dá-me muitos anos de vida, mas não tenho andado a gostar de algumas opções políticas do povo, quer a nível externo quer a nível interno, afinal de contas, como é que se pode dizer num dia que o boi é branco e noutro dia que o mesmo boi é preto? E como é que se pode desvalorizar tudo aquilo a que chamamos “coisas giras de Canas” e incrivelmente esse valor esteja a ser tristemente gasto em algo que não merece o meu respeito e estupidamente eu é que ainda tenho "de não poder falar" sobre isso? Como diz o ditado, quem está mal que se mude, não julguem que tenho problemas com tudo isto, e muito menos julguem que eu sofro por isto. Senhoras e senhores, a terra de Canas de Senhorim já FOI algo, que hoje não é.
Publicada por
André jesus
à(s)
19:52
42
comentários
Etiquetas:
Política Local
Pó-de-arroz
[...]Eu explico-me com um caso real. Como moradora na Avenida da Igreja as obras da sua requalificação não me passariam ao lado, mas mesmo que aqui não morasse pensaria exactamente da mesma forma pois considero ser muito sensível aos problemas dos cidadãos em geral, por isso é um caso que me toca em particular e profundamente, porque atravessa um caso de vida que me é muito querido mas que pode até estar no horizonte de qualquer um, nós não temos a VIDA nas mãos…não sabemos como vamos ficar!
Publicada por
ibotter
à(s)
17:11
5
comentários
Etiquetas:
Política Local
17/08/2008
Arruada de Bombos
Publicada por
Pombo correio
à(s)
19:06
3
comentários
Etiquetas:
Associações,
Comemorações Eventos Efemérides Festividades







A ver vamos....























